Seminários e Institutos
Lição 2: Profetas e Apóstolos Proclamam Solenemente


Lição 2

Profetas e Apóstolos Proclamam Solenemente

Introdução

“A Família: Proclamação ao Mundo” começa com esta declaração: “Nós, a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, solenemente proclamamos…” (A Liahona, novembro de 2010, última contracapa). Profetas de todas as dispensações possuem a responsabilidade de declarar a vontade do Senhor e advertir sobre as consequências do pecado. Esta lição ajudará os alunos a entender o papel dos profetas como sentinelas que nos advertem das calamidades previstas.

Leitura Preparatória

Sugestões Didáticas

Ezequiel 33:1–7; Doutrina e Convênios 1:4–5, 11, 14

Sentinelas na torre

Imagem
sentinelas

Mostre aos alunos a gravura de uma sentinela e pergunte-lhes se eles podem identificar a construção na imagem. Explique-lhe que essa construção é uma réplica de torre de vigia antiga. (Como opção de abordagem, se estiver disponível em seu idioma, mostre o primeiro minuto do vídeo “Sentinelas na Torre”, LDS.org/media-library.) Pergunte que tipo de coisas uma sentinela deve antever e por que é importante que essas pessoas cumpram seus deveres.

Peça aos alunos que leiam Ezequiel 33:1–3 e identifiquem as responsabilidades de uma sentinela.

  • Qual é a responsabilidade de uma sentinela? (Alertar as pessoas dos perigos iminentes.)

Peça a um aluno que leia Ezequiel 33:4–7 em voz alta.

  • Que dever o Senhor deu a Ezequiel?

  • De que maneira os profetas são como sentinelas na torre? [Pode ser útil que os alunos leiam Doutrina e Convênios 1:4–5, 11, 14 para ajudá-los a entender como um profeta moderno serve como uma sentinela. Você pode sugerir que eles cruzem a referência desses versículos com Ezequiel 33:4–7. Você pode salientar que o Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos, declarou: “Como apóstolos do Senhor Jesus Cristo é nosso dever servir de [sentinelas] na torre” (“Acautelai-vos dos Falsos Profetas e Falsos Mestres”, A Liahona, janeiro de 2000, p. 73).]

Preste testemunho da seguinte doutrina: O Pai Celestial chamou profetas nos últimos dias para alertar-nos dos perigos iminentes.

Para reforçar essa doutrina, mostre esta declaração do Presidente Henry B. Eyring, da Primeira Presidência, e peça a um aluno que a leia em voz alta:

Imagem
Presidente Henry B. Eyring

“O Salvador demonstra ter o eterno desejo de proteger-nos. Ele mostra-nos o caminho sempre da mesma forma embora use diferentes meios para alcançar todos os que estão dispostos a aceitar Seu convite. A mensagem transmitida pela boca de Seus profetas é Seu principal meio de comunicação quando o povo está qualificado para ter os profetas de Deus em seu meio. Esses servos autorizados têm o compromisso de admoestar o povo, mostrando-lhes o caminho seguro a seguir” (“A Segurança Advinda de Um Conselho”, A Liahona, julho de 1997, p. 26).

  • Quando você se sentiu protegido ao seguir o conselho do profeta?

  • Que conselho recebido dos profetas e apóstolos modernos pode proporcionar proteção espiritual às famílias?

  • Como a proclamação sobre a família é uma voz de advertência de nosso Pai Celestial?

Amós 3:6–7

Os profetas e apóstolos nos ajudam a entender a perspectiva do Senhor sobre a família

Leia a seguinte declaração do Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos. Peça aos alunos que procurem maneiras pelas quais os profetas ficam sabendo dos perigos do mundo de hoje.

Imagem
Élder M. Russell Ballard

“Ouvi dizer que algumas pessoas acham que os líderes da Igreja vivem dentro de uma ‘bolha’. O que eles esquecem é que somos homens e mulheres experientes, que já vivemos em muitos lugares e trabalhamos ao lado de muitas pessoas com diversas histórias de vida. Nossa designação atual na Igreja literalmente nos faz percorrer o mundo inteiro, onde conhecemos líderes políticos, religiosos, empresariais e humanitários. Embora tenhamos visitado [líderes na] Casa Branca, em Washington, D.C., e líderes de nações [e religiões] por todo o mundo, também visitamos as mais humildes [famílias e pessoas] da Terra. (…)

Quando ponderarem criteriosamente sobre nossa vida e nosso ministério, é bem provável que concordem que vemos e vivenciamos o mundo de uma maneira que poucos fazem. E compreenderão que vivemos menos em uma ‘bolha’ do que a maioria das pessoas. (…)

Há algo na sabedoria individual e combinada dos [líderes da Igreja] que deve proporcionar algum consolo. Já vivenciamos de tudo, inclusive as consequências de diferentes leis e normas públicas, decepções, tragédias e falecimentos em nossa própria família. Não estamos assim tão distantes de sua vida” (“Fiquem no Barco e Segurem-se!”, A Liahona, novembro de 2014, pp. 90–91).

  • Como a grande experiência dos líderes da Igreja os ajuda a desempenhar o papel de sentinelas?

Explique-lhes que os profetas têm acesso a algo muito mais importante do que a experiência de vida para ajudá-los a desempenhar seus deveres divinos. Peça a um aluno que leia Amós 3:6–7 em voz alta. Saliente que, na Tradução de Joseph Smith da Bíblia, a palavra “feito” foi alterada para “conhecido” no versículo 6. .

Compartilhe a seguinte definição com os alunos: Um profeta é uma “pessoa chamada por Deus para falar em nome Dele. Como mensageiro do Senhor, o profeta recebe mandamentos, profecias e revelações de Deus. (…) O profeta denuncia o pecado e prediz as suas consequências” (Guia para Estudo das Escrituras, Profeta, scriptures.LDS.org).

Faça o seguinte desenho no quadro:

Imagem
desenho em perspectiva

Dê tempo aos alunos para analisar e debater o desenho. Você pode falar que o desenho representa como a perspectiva de Deus sobre a família engloba a vida pré-mortal, mortal e a vida após a morte. Por meio da revelação, os profetas recebem uma perspectiva mais ampla e eles assim nos ajudam a ampliar nossa perspectiva e nosso entendimento.

  • Como esse desenho mostra a razão pela qual devemos estudar a proclamação sobre a família? (Escreva o seguinte no quadro: Ao estudarmos a proclamação sobre a família, podemos aprender sobre a perspectiva do Pai Celestial sobre a família.)

Peça aos alunos que peguem suas cópias de “A Família: Proclamação ao Mundo”. Enfatize a frase inicial: Nós, a Primeira Presidência e o Conselho dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, solenemente proclamamos. (…) Dê alguns minutos aos alunos para pesquisarem a proclamação sobre a família, identificando evidências de que a perspectiva de Deus sobre o casamento e a família é diferente da perspectiva do mundo. Peça aos alunos que compartilhem o que encontraram e faça uma lista no quadro com suas respostas.

Doutrina e Convênios 90:1–5

Seguir os conselhos dos profetas contidos na proclamação sobre a família nos manterá em segurança

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 90:1–3 e identifiquem o que o Senhor deu ao Profeta Joseph Smith.

  • O que o Senhor deu a Joseph Smith? (As chaves do reino, que representam os direitos da presidência ou a autoridade de dirigir o reino de Deus na Terra.)

  • Quem possui essas mesmas chaves hoje? (Cada membro da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos.)

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 90:4–5 em voz alta. Peça à classe que procure o que o Senhor prometeu que a Igreja receberia por meio dos profetas. (O Senhor disse que a Igreja receberia os “oráculos”. Diga aos alunos que “oráculos” significa “revelações”.)

  • Qual advertência o Senhor fez aos santos no versículo 5?

  • Que princípio podemos aprender com essa advertência? (As respostas dos alunos devem mostrar o entendimento do seguinte princípio: Se tratarmos levianamente as revelações que Deus nos dá por meio de Seus profetas, tropeçaremos e cairemos. Se desejar, anote esse princípio no quadro.)

Mostre as seguintes declarações da irmã Carol F. McConkie, da Presidência Geral das Moças, e do Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Carol F. McConkie

© Busath.com

“Podemos escolher ignorar, menosprezar, pisar as palavras de Cristo ditas por Seus servos ordenados ou rebelar-nos contra elas. Mas o Salvador ensinou que aqueles que assim fazem serão cortados do Seu povo do convênio (ver 3 Néfi 20:23)” (Carol F. McConkie, Viver de Acordo com as Palavras dos Profetas, A Liahona, novembro de 2014, p. 79).

Imagem
Élder M. Russell Ballard

“Em meu ministério, tenho visto que aqueles que estão perdidos [e] confusos são geralmente os que com mais frequência (…) esqueceram que, quando a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze falam em uníssono, essa é a voz do Senhor para aquele momento. O Senhor disse: ‘Seja pela minha própria voz ou pela voz de meus servos, é o mesmo’ (D&C 1:38)” (M. Russell Ballard, “Fiquem no Barco e Segurem-se!”, p. 90).

  • Quais são alguns dos sinais de que alguém está tratando levianamente os conselhos da proclamação sobre a família?

  • Que bênçãos você ou alguém que você conhece já recebeu por dar ouvidos aos conselhos da proclamação sobre a família?

  • Que impressões e sentimentos você tem relacionado aos profetas dos últimos dias que poderia compartilhar com a classe?

Testifique que a proclamação sobre a família é uma declaração inspirada da voz unânime de 15 profetas, videntes e reveladores. Incentive os alunos a aproveitarem a oportunidade de durante o curso orar por um testemunho profundo das verdades contidas na proclamação.

Leituras Sugeridas aos Alunos