Outros recursos
Princípios e Doutrinas do Evangelhofé em Jesus cristo


Lição 1

Princípios e Doutrinas do Evangelhofé em Jesus cristo

O propósito desta lição é fortalecer nossa fé em Jesus Cristo.

O que É Fé?

“(…) Fé não é ter um perfeito conhecimento das coisas; portanto, se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não vêem e que são verdadeiras.” (Alma 32:21)

• O que é fé? Como vocês têm exercido fé?

Devemos Conhecer a Verdade

Para desenvolvermos fé em Jesus Cristo, devemos saber quem Ele realmente é. Não podemos ter fé Nele, se não soubermos coisa alguma a Seu respeito. Não podemos ter fé no Senhor, a menos que o que saibamos sobre Ele seja verdadeiro.

Poucas pessoas na Terra viram o Salvador. A maioria de nós nunca O verá nesta vida mortal; temos, porém, o privilégio e a obrigação de aprender a verdade sobre Ele. Podemos conhecê-Lo realmente pelo testemunho do Espírito. Esse conhecimento nos ajudará a confiar no Senhor, obedecer-Lhe e ter a certeza de que Ele nos ajudará e fará por nós muito mais do que poderíamos fazer por nós mesmas.

• Por que é importante que tenhamos idéias corretas a respeito de Cristo?

“Ora, sem fé, é impossível agradar-lhe (Deus); porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6)

Por essa escritura, aprendemos que, para agradar a Deus, (1) temos que ter fé Nele, (2) crer que Ele existe e (3) crer que nos responderá, quando tentarmos sinceramente conhecê-Lo e conseguir Sua ajuda.

• Peça às irmãs que expliquem de que forma o aprendizado dos verdadeiros princípios do evangelho trouxe-lhes paz ou felicidade.

• Mostre as gravuras 1-a, “Uma mulher estudando as escrituras para aprender sobre Jesus Cristo”; 1-b, “Os missionários ensinam o evangelho às pessoas do mundo todo” e 1-c, “Uma família estudando as escrituras”.

Devemos estudar as escrituras e escutar os testemunhos dos servos de Deus aqui na Terra para aprender a verdade sobre Jesus Cristo e Seu evangelho. Se formos humildes, sinceras e fervorosas, poderemos saber por nós mesmas que Ele é o Filho Unigênito do Pai Celestial, que Ele vive hoje, e que ama cada uma de nós, independentemente de nossa imperfeição. Podemos aprender que Ele conhece toda a verdade e que revelará essa verdade àqueles que se esforçarem para encontrá-la. Podemos aprender que Ele é um Deus justo que precisa punir os iníquos, mas que é também misericordioso para com aqueles que se arrependem. Podemos chegar ao conhecimento de que Ele pagou por nossos pecados e trouxe a ressurreição para todos. Nossa fé em Jesus Cristo crescerá quando essas verdades penetrarem em nosso coração e as dúvidas e temores começarem a desaparecer.

• De que forma o estudo das escrituras nos ajuda a substituir a dúvida e o temor pela fé? Que outras coisas nos ajudam a edificar a nossa fé?

• Peça a algumas irmãs que falem brevemente sobre como desenvolveram sua fé em Jesus Cristo.

Devemos Exercer Fé

Podemos aprender a verdade por meio do estudo das escrituras, do jejum, da oração e ouvindo o testemunho dos outros. Entretanto, acreditar simplesmente na verdade não significa exercer fé. Existem pessoas que acreditam que Jesus é o nosso Salvador e que o evangelho é verdadeiro, mas não guardam os Seus mandamentos. Essas pessoas não estão exercendo fé. A fé exige ação. Se tivermos fé, acreditaremos que Jesus Cristo nos ajudará a encontrar meios para vivermos os Seus mandamentos.

As escrituras nos ensinam:

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” (Provérbios 3:5–6)

Néfi foi um jovem que nos deu um exemplo de fé; ele acreditava que o Senhor haveria de ajudá-lo a guardar os mandamentos. O pai de Néfi, instruído pelo Senhor, ordenou-lhe, bem como a seus irmãos, que fossem buscar os registros de seu povo, que estavam com Labão, um homem muito poderoso e iníquo, a quem muito temiam. No entanto, ao ser-lhe pedido que cumprisse essa difícil tarefa, Néfi expressou sua fé no Salvador, dizendo: “Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas”. (1 Néfi 3:7)

• Por que Néfi estava disposto a obedecer ao Senhor?

Existem muitos membros da Igreja hoje em dia, tanto velhos como jovens, que possuem fé semelhante a essa. A irmã Sachiko Hotta, de Nagoya, Japão, contou a seguinte história:

“Antes de nos casarmos, meu marido e eu concordamos que a Igreja era a coisa mais importante em nossa vida e que dedicaríamos nosso tempo e talentos a seu serviço. Porém, isto se mostrou mais fácil de dizer, do que fazer.

Depois de casados, tivemos que mudar para um apartamento bastante longe da capela. Levávamos uma hora e meia para ir de bicicleta até a estação, tomar o trem para a localidade seguinte e depois o ônibus até a capela; e naturalmente, se perdêssemos o trem e tivéssemos que esperar pelo próximo, a viagem exigiria mais de duas horas. Isso tornava difícil para o presidente do ramo dar-nos um cargo. Além disso, depois de estarmos casados havia três meses, meu marido adoeceu gravemente, tendo que ser hospitalizado; então comecei a trabalhar para nosso sustento. Todos os dias, após o trabalho, eu visitava meu marido no hospital e depois procurava dar uma passada na capela, mas as horas do dia simplesmente não bastavam para tal.

Isso me preocupava, e eu sabia que, se morássemos mais perto, eu poderia ter um chamado na Igreja. Contudo, os terrenos ao redor da capela eram muito caros, e nós nem ao menos tínhamos meios de alugar uma moradia num bairro tão bom, quanto mais comprar algo ali. Logicamente eu sabia que era impossível, [mas nas escrituras lemos que quando oramos, o Senhor ouve] (Ver Lucas 18:1–5.) Por isso, eu orava sem cessar. Não sabia como o Senhor poderia atender a um pedido tão impossível, mas simplesmente orava. Pouco tempo depois, meu tio, cuja casa situava-se só treze minutos da capela, subitamente resolveu mudar-se e ofereceu-nos sua linda moradia. Eu sabia que minha oração havia sido atendida. Ficamos tão contentes em podermos, afinal, trabalhar na Igreja! Nessas alturas, meu marido recebera alta do hospital , e assim, podíamos ir às reuniões.

Depois de mudarmos, a Igreja anunciou o plano de construir uma capela em Nagoya, e todos puseram-se a trabalhar com afinco, a fim de ganhar dinheiro para o fundo de construção. Pouco antes disso, meu marido decidiu iniciar um negócio próprio—uma padaria. Nós estávamos novamente com bem pouco dinheiro; havíamos investido todas as economias no negócio, vivendo com o que eu ganhava. Não sabíamos como poderíamos contribuir para o fundo de construção, ainda mais por eu estar grávida e não poder continuar trabalhando por muito mais tempo. Embora o negócio de meu marido estivesse progredindo, não tínhamos o suficiente para viver, pagar o fundo de construção e nos prepararmos para a chegada do bebê. Trabalhei até ter direito a receber o abono anual, que guardamos para as despesas com o bebê. Era tudo o que tínhamos.

Uma noite, o presidente do ramo nos chamou e disse que faltava apenas um pouco para completar o fundo de construção, solicitando nossa ajuda. Nós só tínhamos o dinheiro reservado para o bebê que estava para nascer em breve; portanto, era tudo o que tínhamos e que poderíamos dar. Naquela noite, levamos o dinheiro ao presidente do ramo. Era justamente a quantia para completar a quota do ramo para a nova capela.

Depois, não nos preocupamos sobre como conseguiríamos o dinheiro para as despesas do parto; sabíamos que o Senhor cuidaria de nós. Naturalmente que eu me preocupava um pouquinho, mas sempre que pensava no assunto me sentia tranqüila.

No mês seguinte, meu marido foi contratado pela Igreja para trabalhar em regime de tempo integral como diretor dos seminários e institutos na área de Nagoya. Nem mesmo sabíamos que existia tal emprego. Com seu novo salário, teríamos meios suficientes para pagar as contas do hospital quando nosso bebê nascesse. Deus diz que devemos fazer o que pudermos e depois deixar o resto com Ele. Eu sei que isso é verdade.” (“Two Hours from the Chapel, Ensign, agosto de 1975, p. 65.)

• Depois que a irmã Hotta orou fervorosamente para poder servir na Igreja, como o Senhor abençoou sua família? Como o Senhor abençoou o irmão e a irmã Hotta por terem dado o dinheiro guardado para as despesas com o bebê?

A irmã Hotta deu uma boa descrição de fé. Exercemos fé quando fazemos tudo o que podemos para viver os princípios do evangelho (mesmo quando isso nos pareça logicamente impossível). O Senhor prometeu que nos ajudará, depois que fizermos nossa parte e exercermos fé.

A Fé Se Conserva Viva por meio da Obediência

A fé é como uma planta viva que seca e morre se não a nutrirmos e protegermos. Conservamos nossa fé viva, obedecendo aos princípios do evangelho à medida em que os aprendemos. “A fé é um dom de Deus dado como recompensa pela retidão pessoal.” [Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine, 2ª ed. (1966), p. 214.] Se começarmos a quebrar os mandamentos de Deus, enfraqueceremos nossa fé. Satanás emprega muitos meios para fazer-nos negligenciar os mandamentos e enfraquecer nossa fé.J Mostre a gravura 1-d, “Néfi repreende a seus irmãos rebeldes”.

Em 1 Néfi, lemos sobre Lamã e Lemuel, irmãos de Néfi. Seu pai, Néfi e até mesmo anjos ensinaram-lhes muitos princípios verdadeiros, mas eles não desenvolveram sua fé porque achavam muito difícil aceitar o que o pai e Néfi ensinavam e, portanto, decidiram não viver segundo esses princípios. Queixavam-se de que era difícil guardar os mandamentos. Criticaram o pai e o irmão e não quiseram fazer o que lhes foi ordenado, caindo rapidamente em pecado.

Néfi, ao contrário, fez tudo o que lhe foi pedido e confiou no Senhor, que recompensou sua fé, fazendo com que muitos milagres acontecessem em sua vida. Ele pôde construir um navio, mesmo sem saber coisa alguma sobre construção naval. Foi-lhe dado um poder maior, além de sua capacidade normal, e ele conseguiu derrotar os planos iníquos de seus irmãos. Foi privilegiado com visões e falou com um anjo de Deus. Graças à sua obediência, foi abençoado com uma fé ainda maior. Devido à essa fé, foi abençoado com o poder de Deus durante toda a sua vida.

Nós também podemos conservar viva a nossa fé, sendo obedientes. Podemos nutri-la com jejum e oração, leitura das escrituras, comparecimento às reuniões da Igreja, e obediência às coisas que nos são pedidas por nossos líderes. Podemos manter fortalecida a nossa fé, não criticando nem nos queixando.

• Por que as críticas e as queixas enfraquecem a nossa fé?

A nossa fé será testada. Podemos até acreditar que o Senhor não tomou conhecimento de nossa fé e obediência. Podemos sentir que Ele está longe, que não vê nossas dificuldades e não responde às nossas orações. Quando passarmos por isso, é bom que compreendamos que nossa fé está sendo testada. Se perseverarmos com paciência e continuarmos a fazer o que é certo, teremos força para sobrepujar nossas dificuldades e seremos recompensados por nossa fé e obediência.

Morôni ensinou que a “(…) fé são coisas que se esperam, mas não se vêem; portanto, não disputeis porque não vedes, porque não recebeis testemunho senão depois da prova de vossa fé”. (Éter 12:6)

E o senhor disse: “Meu povo deve ser provado em todas as coisas a fim de preparar-se para receber a glória que tenho para ele, sim, a glória de Sião; e quem não suporta correção não é digno do meu reino”. (D&C 136:31)

Conclusão

É importante que nossa fé seja nutrida por meio do jejum e da oração, da obediência aos mandamentos de Deus, da leitura das escrituras, da freqüência às reuniões da Igreja e do apoio aos nossos líderes. Ao fazermos isso, adquirimos força para suportar as dificuldades da vida.

Desafio

Decida como vai fortalecer sua fé. Escreva sua decisão em um pedaço de papel, como lembrete. Leia Alma 32:17–43 e Morôni 7:33–39 durante a semana.

Escrituras Adicionais

  • Mateus 8:5–10 (cura por meio da fé);

  • Mateus 17:20 (com fé, nada é impossível);

  • Marcos 9:23 (pela fé, todas as coisas são possíveis);

  • Lucas 8:43–48 (cura por meio da fé);

  • João 20:24–29 (bem-aventurados são aqueles que crêem);

  • Romanos 10: 13–17 (para termos fé, precisamos ouvir a palavra de Deus);

  • II Coríntios 5:6–7 (andamos pela fé);

  • 1 Néfi 3 (a fé exercida por Néfi);

  • 1 Néfi 4 (poder por meio da fé);

  • Alma 32:17–43 (discurso de Alma sobre a fé);

  • Morôni 7:33–39 (a fé é necessária para que haja milagres).

Preparação da Professora

Antes de apresentar esta lição:

  1. Estude Princípios do Evangelho, capítulo 11, “A Vida de Cristo” e capítulo 18, “A Fé em Jesus Cristo”.

  2. Estude 1 Néfi 3–4 e Alma 32:17–43.

  3. Designe às irmãs a apresentação de histórias, escrituras ou citações.