Outros recursos
Reuniões da Igreja


Lição 17

Reuniões da Igreja

O objetivo desta lição é ajudar-nos a compreender o propósito das reuniões da Igreja e inspirar-nos a assistir a elas regularmente.

Propósitos das Reuniões da Igreja

Jesus disse: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”. (Mateus 5:48) Por ser muito difícil atingir a perfeição, nosso Pai nos ajuda. Ele estabeleceu Sua Igreja, chamou líderes e deu-nos mandamentos, princípios e ordenanças. Nas nossas reuniões, recebemos instruções sobre essas coisas. Devemos obedecer e viver de acordo com as leis de Deus para nos tornarmos perfeitos. O Senhor disse: “(…) quando estiverdes congregados, deveis instruir-vos e edificar-vos uns aos outros, para que saibais como agir (…) como proceder com respeito aos pontos de minha lei e dos mandamentos que dei”. (D&C 43:8)

São várias as reuniões da Igreja a que devemos assistir.

Reunião Sacramental

• Mostre a gravura 17-a “A Última Ceia”.

Paulo disse aos santos de Corinto “(…) que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;

E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.

Semelhantemente também, depois de cear tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha”. (I Coríntios 11:23–26)

O propósito da reunião sacramental é o de partilharmos do sacramento. Isso nos relembra o sacrifício que o Senhor fez por nós. Renovamos os convênios feitos no batismo, época em que nos tornamos membros de Sua Igreja e tomamos sobre nós mesmos o Seu nome—o nome de Jesus Cristo.

• Mostre a gravura 17-b, “O sacramento é em lembrança do corpo e sangue de Cristo”.

Lemos em Doutrina e Convênios 20 que “É conveniente que a igreja se reúna amiúde para partilhar do pão e do vinho em lembrança do Senhor Jesus”. (v. 75) O pão e a água que nos são dados são “os emblemas da carne e sangue de Cristo”. (D&C 20:40) Quando participamos desses emblemas, estamos participando de um privilégio muito sagrado. Ninguém deve participar indignamente do sacramento. (Ver 3 Néfi 18:28–29.)

• Peça à irmã designada que fale sobre o subtítulo “Nossa Atitude Quando Tomamos o Sacramento”, em Princípios do Evangelho, capítulo 23.

A reunião sacramental é para todos os membros da família, incluindo as crianças. Uma vez que as crianças pequenas geralmente não conseguem ficar sentadas em silêncio durante a reunião, podemos questionar se estão-se beneficiando com ela. No entanto, toda a criança tem um espírito que pode aprender. A freqüência às reuniões da Igreja permite que o espírito da criança seja ensinado.

O Senhor mandou-nos assistir à reunião sacramental. Quando Jesus ensinou aos nefitas o propósito do sacramento e de como partilhá-lo, disse: “E dou-vos um mandamento de que façais estas coisas (…) (tomar do pão e da água)”. (3 Néfi 18:12)

“A Igreja dirige a realização de reuniões sacramentais semanais em todas as suas unidades organizadas. São estas as reuniões mais solenes e sagradas da Igreja. Elas têm o objetivo de proporcionar aos santos a renovação de seus convênios pela participação do sacramento, o recebimento de instruções sobre as doutrinas do reino, a adoração do Altíssimo por meio de hinos, orações e sermões.” [Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine, 2ª ed., (1966), p. 661]

Reunião de Testemunho

A reunião de testemunho é realizada uma vez por mês, geralmente no primeiro domingo, na reunião sacramental. Ela nos dá a oportunidade de voluntariamente prestar testemunho pessoal. Nosso testemunho deve ser breves expressões de nossa fé e conhecimento da missão divina de Jesus Cristo, dos chamados e autoridade dos líderes da Igreja, e de sincera gratidão pela misericórdia do Senhor para conosco. Ela edifica nosso espírito, aumentando a fé e a obediência em Deus. Nessa reunião, realizam-se ordenanças, tais como dar o nome e abençoar crianças e confirmar novos membros da Igreja.

Reunião do Sacerdócio

Esta reunião é realizada todos os domingos para todos os homens de doze anos em diante que possuam o Sacerdócio Aarônico ou o Sacerdócio de Melquisedeque. Os pesquisadores e membros que não tenham o sacerdócio podem ser convidados a participar da reunião.

Reuniões para Mulheres

Realiza-se todos os domingos uma reunião para as mulheres e moças, com objetivo de estudar o evangelho. Se houver número suficiente de mulheres e moças, este grupo poderá ser dividido em dois grupos etários distintos. As mulheres assistem à Sociedade de Socorro e as moças (de 12 a 17) assistem à reunião da Moças.

O Evangelho Ensinado às Crianças

As crianças com menos de 12 anos reúnem-se todos os domingos na Primária para aprenderem o evangelho. Esse aprendizado é feito durante a Escola Dominical e a reunião do sacerdócio e das mulheres.

Escola Dominical

A Escola Dominical é responsável pelo ensino do evangelho aos membros da Igreja, a partir dos doze anos, durante um período de aula todos os domingos.

Como Fazer com que as Reuniões da Igreja Sejam Bem-Sucedidas

Seja qual for a reunião, podemos ajudar a torná-la melhor.

A irmã LaRue C. Longden contou a seguinte história:

“Quando eu era bem jovem (e pensava saber tanto), lembro-me de ter dito a uma professora da Escola Dominical a quem eu estimava, que eu não iria mais à reunião sacramental, porque era muito monótona e sem vida. (…) (A professora) me olhou e disse: ‘Nunca mais quero ouvi-la dizer isso! Deus convidou-a a assistir a essa reunião para que partilhe dos emblemas do sofrimento e dom de Jesus Cristo. Você é muito privilegiada em ser convidada. Se você levar consigo o espírito certo, sempre tirará da reunião algo de bom’”. [“God Has Invited You”, Leon R. Hartshorn, comp., Remarkable Stories from the Lives of Latter-day Saint Women (1973), 1:97–98]

• O que foi que a professora sugeriu à irmã Longden que fizesse? Além de termos o espírito certo, o que mais podemos fazer para que a reunião valha a pena? (Escreva sugestões no quadro-negro.)

Para fazer com que uma reunião seja bem-sucedida, devemos assistir a ela com nosso coração quebrantado. Isso nos ajudará a receber o Espírito, enquanto lá estivermos. Podemos chegar na hora e assistir às reuniões regularmente. Podemos ser amigáveis com todos. Podemos cantar e orar em silêncio por aqueles que estiverem participando da reunião. Podemos mostrar-nos desejosos de participar, sempre que nos for pedido. Podemos ser rápidos em obedecer aos sussurros do Espírito e em prestar testemunho.

Os pais têm a responsabilidade especial de ajudar a preparar seus filhos para uma experiência feliz e bem-sucedida ao assistirem às reuniões. Será útil alimentar e vestir as crianças a tempo, para evitar correrias de última hora. Explicar baixinho o que está acontecendo na reunião pode ajudá-las a compreendê-la e apreciá-la melhor. Se ensinarmos os hinos aos nossos filhos em casa, isso irá ajudá-los a participar das reuniões da Igreja.

O Presidente Spencer W. Kimball lembrou-nos de que “não assistimos às reuniões do Dia do Senhor para sermos entretidos. (…) Assistimos à reunião sacramental para adorar o Senhor. (…) Se ela não foi proveitosa para você, foi você quem fracassou. Ninguém pode adorar por você. (“O Dia do Senhor, Um Deleite”, A Liahona, julho de 1978, p.5)

Uma irmã quase totalmente surda, assistia à reunião sacramental semanalmente. Ela mostrava um interesse real em tudo o que estava sendo dito e comentou, certa vez: - Espero ansiosa por poder estar na (…) presença daqueles a quem amo e que amam o evangelho. Posso partilhar do seu espírito, sem ouvir uma só palavra, e se estou realmente sintonizada com ele, o Senhor sussurra no meu ouvido. (Citado por Robert K. Thomas, “Listening with the Spirit”, Ensign, janeiro de 1978, p. 40.)

Quando assistimos às reuniões da Igreja, podemos tanto fortalecer como sermos fortalecidos.

Bênçãos Advindas da Freqüência às Reuniões da Igreja

Já falamos sobre o que podemos fazer a fim de contribuir para o sucesso das reuniões a que assistimos. Levemos agora em consideração o que podemos ganhar com isso.

• Peça às irmãs que falem sobre as bênçãos que têm recebido por assistirem às reuniões da Igreja.

Quando assistimos às reuniões, tornamo-nos mais obedientes aos mandamentos de Deus, pois elas nos ajudam a aumentar nossos talentos, a alargar nosso conhecimento da doutrina e dos princípios do evangelho, e a desenvolver maior fé e testemunho. Elas fortalecem nossos laços de amizade com amigos e vizinhos, que apoiarão o nosso viver digno. Elas nos aproximam de nosso Pai Celestial e de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ajudam-nos a ter o Espírito do Senhor. O Salvador nos prometeu: “(…) Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. (Mateus 18:20)

Conclusão

O comparecimento às reuniões da Igreja pode ajudar-nos a viver em paz e a ganhar a vida eterna na vida futura. As reuniões são bênçãos que o Senhor nos dá.

Desafio

• Mostre o gráfico 17-c, “Sugestões para Tornar o Sacramento um Momento Mais Significativo”.

Leia as sugestões do auxílio visual 17-c, escolha pelo menos uma delas e esforce-se por alcançá-las, a fim de receber as bênçãos da reunião sacramental. Converse com sua família sobre como tirar melhor proveito das reuniões da Igreja.

Escrituras Adicionais

  • Efésios 4:11–13 (aperfeiçoamento dos santos);

  • Doutrina e Convênios 20:45, 55 (os élderes dirigem as reuniões; reúnem-se freqüentemente);

  • Doutrina e Convênios 59:9–12 (a observância do Dia do Senhor).

Preparação da Professora

Antes de apresentar a lição:

  1. Estude Princípios do Evangelho, capítulo 23, “O Sacramento”.

  2. Peça à uma irmã que fale sobre o subtítulo, “Nossa Atitude quando Tomamos o Sacramento”, de Princípios do Evangelho, capítulo 23, p. 155;

  3. Designe às irmãs a apresentação de histórias, escrituras e citações da lição.