Outros recursos
A Edificação do Reino de Deus


Lição 10

A Edificação do Reino de Deus

O propósito desta lição é ensinar-nos a usar nosso tempo, talentos e bens para ajudar a edificar o reino de Deus.

Somos Abençoados com Tempo, Talentos e Bens

O Élder Thomas S. Monson, contou-nos esta história de serviço e sacrifício:

“José Garcia era do Velho México. Nascido na pobreza, mas criado na fé, José preparou-se para o chamado missionário. Eu estava presente no dia em que sua recomendação missionária chegou aos escritórios da Igreja. Junto com ela, recebemos a seguinte declaração: ‘O irmão Garcia servirá à custa de grande sacrifício para sua família, pois ele representa grande parte do sustento de seus familiares. Ele só tem uma coisa—uma coleção de selos—que deseja vender, se for necessário, para ajudar a pagar sua missão’.

O Presidente Kimball ouviu atentamente a declaração que lhe foi lida, e respondeu: ‘Que ele venda sua coleção de selos. Esse sacrifício se reverterá em bênção para ele’.” (Conference Report, outubro de 1978, p. 83; Ensign, novembro de 1978, p. 56)

Como membros da Igreja, temos a responsabilidade de ajudar a edificar o reino de Deus na Terra. Haverá ocasiões em que tal responsabilidade exigirá grandes sacrifícios.

• Peça às irmãs que pensem na seguinte pergunta: O que me deu o Senhor que posso usar nesta grande obra de edificação do Seu reino?

Nosso Pai Celestial nos abençoou com tempo, talentos e bens, e deseja que usemos esses recursos para promover o trabalho da Igreja. Nossa participação é necessária para liderar, ensinar e apoiar. Usando nosso tempo, talentos e bens liberalmente e de boa vontade, podemos ajudar a difundir o evangelho e edificar o reino.

A cada uma de nós é dado um número igual de horas diárias. O Presidente Brigham Young disse: “Queridas irmãs, (…) considerem que o seu tempo vale ouro; e que é realmente uma riqueza. (…)Consideremo-lo assim, e não mais fiquemos de braços cruzados, perdendo tempo, pois cada homem ou mulher tem o dever de fazer tudo o que está ao seu alcance para promover o reino de Deus na Terra”. [Discursos de Brigham Young, comp. John A. Widtsoe (1954) p. 214]

• Peça a uma irmã que conte como arranja tempo para cumprir suas designações na Igreja e ainda servir de outras formas. Como podemos usar mais sabiamente nosso tempo para edificar o reino de Deus?

Cada uma de nós recebeu capacidade e talentos que podemos usar na edificação do reino de Deus. São dons preciosos do Pai Celestial.

O Presidente Brigham Young deu-nos este conselho: “Quando derem qualquer coisa em benefício da construção do Reino de Deus, ofereçam o que de melhor possuírem. Qual é a melhor coisa que vocês têm para oferecer ao reino de Deus? Os talentos que Ele lhes deu. (…) Dediquemos todas as qualidades que possuímos à construção do reino de Deus, pois somos nós que iremos construí-lo integralmente”. (Discursos de Brigham Young, p. 446)

A irmã JoAnn Ottley contou uma experiência relacionada à edificação do reino de Deus. O Senhor deu à irmã Ottley e a seu marido, Jerold Ottley, talentos musicais extraordinários. Passaram a vida estudando e desenvolvendo esse dom e tiveram que tomar muitas decisões concernentes ao seu uso. Quando estavam estudando na Europa, viram que tinham uma decisão importante e difícil a tomar. Sabiam que, se permanecessem lá, teriam muitas oportunidades de sucesso; mas queriam, acima de tudo, fazer o que o Senhor desejasse deles. Queriam ser obedientes; mais do que isso, ansiavam por colaborar na edificação do Seu reino aqui na Terra.

O irmão e a irmã Ottley jejuaram e oraram repetidamente, para saber qual era a vontade do Senhor. A resposta veio durante uma reunião sacramental, ao fim de um período de jejum. Ambos receberam as mesmas instruções do Espírito—que deveriam regressar aos Estados Unidos.

Seguiram-se mais meses de estudo, preparação, provas, depois do que o Senhor possibilitou a volta deles a Salt Lake City. A irmã Ottley tornou-se membro do Coro do Tabernáculo, e o irmão Ottley passou a fazer parte do Departamento de Música da Universidade de Utah.

Pouco tempo depois, o irmão Ottley foi chamado pela Primeira Presidência da Igreja para ser regente do Coro do Tabernáculo. O Senhor realmente os preparou para servir.Os Ottley entenderam que nosso tempo, talentos e bens materiais não nos pertencem, mas sim, ao Senhor. A maior alegria que podemos ter nesta Terra é usá-los na edificação do reino de Deus. [Ver “The Apples in a Seed”, em Turning Points (1981), pp. 23–29.]

• Como o desejo dos Ottley de serem úteis ao Senhor superou o de serem apenas obedientes? De que maneira os Ottley ficaram sabendo o que o Senhor desejava que fizessem com seus talentos? Como podemos saber o que o Senhor deseja que façamos com os nossos?

• Mostre o auxílio visual 10-a: “Jesus dizendo ao jovem rico o que fazer para herdar a vida eterna”.

O Novo Testamento conta a história de um homem que perguntou a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna. Jesus disse-lhe que guardasse os mandamentos, não cometesse adultério, não matasse, não roubasse nem prestasse falso testemunho, e que honrasse seus pais. O jovem respondeu que tinha obedecido a todos esses mandamentos durante toda a sua vida. Jesus então disse-lhe que vendesse seus bens terrenos, desse-os aos pobres e O seguisse. O jovem ficou triste ao ouvir tal conselho, e afastou-se “porque possuía muitas propriedades”. (Ver Marcos 10:17–22.)

• Que bens pessoais poderíamos usar na edificação do reino?

Todos nós temos bens que podem ser usados para a edificação do reino de Deus. Talvez possamos alimentar ou vestir alguém necessitado, ou arranjar moradia para alguém que não tenha onde morar. Quando pagamos o dízimo e ofertas, estamos ajudando a construir o reino. Poderá chegar a ocasião em que nos será pedido ainda mais sacrifícios para o trabalho do Senhor. Embora não nos seja pedido que demos todos os nossos bens para o trabalho do Senhor, deveríamos estar dispostos a fazê-lo, se isso fosse exigido de nós.

Há vários anos, um grupo de santos da ilha da Tasmânia soube que Joseph Fielding Smith, na época, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos e posteriormente Presidente da Igreja, estava em visita à Missão Australiana do Sul. Esses humildes e fiéis irmãos, que somaram 185 pessoas, queriam que o Presidente dedicasse sua capela. Eles sabiam que ela teria de estar livre de dívidas para ser dedicada ao Senhor, portanto, em dois dias levantaram uma grande soma (mais de dez mil dólares) para saldar o débito. Esses irmãos demonstraram o desejo de sacrificar seus bens materiais para a edificação do reino, sendo que alguns venderam suas terras, outros seus móveis e outros bens pessoais, para levantar os fundos necessários. (Ver Jessie Evans Smith, “Now We Can Give the Building to the Lord”, Instructor, junho de 1962, pp. 184–185)O Élder Bruce R. McConkie disse:

“No batismo, fizemos o convênio de servi-Lo (o Senhor), de guardar Seus mandamentos e de dar primazia às coisas do Seu reino. Ele, por sua vez, prometeu-nos a vida eterna no reino de Seu Pai. (…)

A lei do sacrifício consiste em estarmos dispostos a sacrificar tudo o que temos em prol da verdade—(…) nossa casa, terras e família: tudo, até a vida, se necessário. (…)

Apenas de alguns de nós é exigido que sacrifiquemos muito do que possuímos (…).

Mas (…) devemos ser capazes de viver essas leis plenamente, se de nós for exigido.” (Conference Report, abril de 1975, pp. 74–75; Ensign, maio de 1975, p. 50)

• O que significa colocar as “coisas do reino” em primeiro lugar?

Há Muitas Formas de Usarmos Nosso Tempo, Talentos e Bens para a Edificação do Reino

• Como podemos usar nosso tempo, talentos e bens para ajudar a edificar o reino? (Escreva as respostas no quadro-negro.)

Como membros da Igreja, devemos fazer tudo o que está ao nosso alcance em prol da retidão. O Senhor providenciou muitas oportunidades para que usemos nosso tempo, desenvolvamos nossos talentos e utilizemos nossos bens para servir os outros.

Servindo, nossa capacidade de prestar serviço aumenta. Também demonstramos o desejo de ser obedientes e de proporcionar alegria a nós mesmos e aos outros. O Élder Bruce R. McConkie fez a seguinte declaração sobre como edificar o reino:

“Temos o privilégio de levar a voz de advertência a nosso próximo, sair como missionários e oferecer as verdades da salvação aos filhos do Pai, que se encontram pelo mundo. Podemos aceitar chamados para servir (…) em centenas de cargos de responsabilidade (…), trabalhar nos projetos de bem-estar, na pesquisa genealógica, e realizar (…) ordenanças no templo.

Podemos ser honestos no dízimo e contribuir com ofertas de jejum, bem-estar, (…) e fundo missionário.” (Conference Report, abril de 1975, p. 76; Ensign, maio de 1975, p. 51)

A irmã Villafranca, do México, que vivia longe de uma ala ou ramo, descobriu um meio de ajudar a edificar o reino em sua região. Ela ofereceu sua casa para que os élderes dessem aulas aos pesquisadores. Eles ensinaram e batizaram diversos deles, e seis anos mais tarde, havia quase duzentos membros no ramo da Igreja. (Ver Glenn V. Bird, “Miracle at San Fernando”, New Era, janeiro de 1977, pp. 28–29)Os membros do Distrito de Hanover, da Missão Hamburgo Alemanha, decidiram “andar a segunda milha” na edificação do reino quando houve uma enchente numa cidade de Idaho, nos Estados Unidos. Para ajudar as vítimas, os membros do distrito da Alemanha fizeram um dia de jejum especial além do costumeiro. Os jovens do Sacerdócio Aarônico e as Moças também contribuíram, trabalhando um dia em suas férias a fim de ganhar dinheiro para dar às vítimas da enchente. (Ver “Germans Aid Idahoans”, Church News, 14 de agosto de 1976, p. 10)

Certa família legou por testamento parte de suas propriedades e bens à Igreja para a edificação do reino, devendo ser usadas no trabalho missionário, construção de capelas e templos e outros propósitos justos. O chefe da família expressou o desejo de seus familiares de caminharem a segunda milha nas seguintes palavras: “Compreendi que tudo o que temos é do Senhor. (…) Acho que faz parte do convênio dar de nosso tempo, talentos e bens para a obra do Senhor (deixando de livre vontade alguns de nossos bens para a edificação do reino de Deus)”. (Ver Isaac M. Stewart, “I Have a Question” Ensign, agosto de 1975, pp. 23–24)

• Peça à irmã designada que relacione as várias formas de desenvolvermos nossos talentos, como explicado em Princípios do Evangelho, capítulo 34, “Como Desenvolver Nossos Talentos”.

Nosso desejo de edificar o reino de Deus deve influenciar cada decisão que tomamos. O Élder Dale E. Miller explicou:

“Irmãos e irmãs, o ato de lançar nossa foice para ajudar a edificação do reino do Senhor deve ter prioridade em nossa vida. Parece sensato sugerir que cada um de nós concordou com isso na vida pré-mortal. As decisões vitais relativas à educação, carreira, casamento e até a utilização de nosso tempo, talentos e recursos devem estar sinceramente centralizadas em como servir melhor o Senhor, edificar Seu reino e ser aperfeiçoados Nele. (…)

Ao investirmos nosso tempo, talentos e recursos para edificar Sião, purifica-se nosso coração, nossa sabedoria aumenta, formam-se hábitos que nos ajudam a prepararmo-nos para o reino celestial e o Espírito Santo prepara-nos para estarmos na presença do Pai e do Filho. Lançando nossa foice, ceifamos em dobro: para nós mesmos e para o Reino.” (A Liahona, julho de 1998, p. 32)

Conclusão

Temos a responsabilidade de ajudar a edificar o reino de Deus. Às vezes precisamos fazer sacrifícios pessoais para isso, mas Jesus promete que, quando sacrificamos “por amor [Dele] e do evangelho, recebemos cem vezes mais já neste tempo (…) e vida eterna no mundo vindouro”. (Ver Marcos 10:29–30.) Para receber essa bênção, precisamos decidir diariamente sobre o uso do nosso tempo, talentos e bens.

Desafio

Converse com sua família sobre a necessidade do sacrifício, a fim de edificar o reino de Deus. Aprenda a distribuir o tempo com sabedoria para servir melhor ao Senhor. Se desejar, jejue e ore para saber como usar seu tempo, talentos e bens para a edificação do reino.

Escrituras Adicionais

  • Lucas 12:47–48 (àquele que muito é dado, muito é pedido)

  • Alma 34:32 (hoje é o tempo de nos prepararmos para encontrar Deus)

  • Doutrina e Convênios 65 (preparar o caminho do Senhor)

  • Doutrina e Convênios 82:18–19 (trabalhar para o benefício de todos)

Preparação da Professora

Antes de apresentar esta lição:

  1. Leia Princípios do Evangelho, capítulo 34, “Como Desenvolver Nossos Talentos”.

  2. Peça a uma irmã que prepare uma lista de como podemos desenvolver nossos talentos, de acordo com Princípios do Evangelho, capítulo 34.

  3. Se desejar, designe às irmãs a apresentação de histórias, escrituras ou citações da lição.