Outros recursos
O Dia do Senhor


Lição 4

O Dia do Senhor

O propósito desta lição é ajudar-nos a santificar o Dia do Senhor.

Por que Devemos Santificar o Dia do Senhor?

É um Mandamento

Quando o Senhor nos deu o quarto mandamento, disse: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.” (Êxodo 20:8)

• O que Ele quis dizer com santificar?

Ao ordenar que santifiquemos o Dia do Senhor, o Salvador explicou: “Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra”. (Êxodo 20:9–10)

É uma Bênção

O Salvador na verdade nos deu uma dádiva de tempo ao dar-nos esse dia. Ele sabe que necessitamos de um dia de descanso. Seja qual for o tipo de trabalho que façamos, precisamos renovar o corpo, descansando do labor físico. Temos que refrescar a mente, usando-a de maneira diferente. Precisamos alimentar nosso espírito, adorando ao Senhor. O Dia do Senhor é nossa oportunidade de atender à essas necessidades, de cuidarmos do nosso desenvolvimento espiritual e encontrarmos paz e alegria. O Dia do Senhor deve ser o melhor dia da semana.

Os judeus ortodoxos chamam o Dia do Senhor de “Shabbot Hamalkah”, Dia Real. Eles acham que o Dia do Senhor é o dia mais importante e sagrado da semana. Deve ser considerado um dia nobre, belo e majestoso. Como soberano, o Dia do Senhor deve ser cheio de graça.

• Como seria a vida sem o Dia do Senhor?

O Senhor disse, por meio do Profeta Isaías:

“Se desviares (…) de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras.Então te deleitarás no Senhor, (…) porque a boca do Senhor o disse.” (Isaías 58:13–14)

O Senhor promete bênçãos àqueles que santificam o Seu dia.

Como Podemos Santificar o Dia do Senhor?

Por meio de Sábia Preparação

Para santificar o Dia do Senhor, devemos preparar-nos para descansar no domingo, assistir às reuniões da Igreja e aproveitar o dia com atividades calmas e salutares. Isso exige um preparativo sério durante os seis dias precedentes. A mãe, principalmente, precisa planejar com antecedência e levar seus familiares a fazer o mesmo. A irmã Marilyn T. Brockbank, descreveu como aprendeu a se preparar para o Dia do Senhor:

“Lembro-me de dizer a meu marido: ‘O que há de errado comigo?

(…) Começa a dar-me dor de cabeça no sábado de tarde e só melhora na segunda-feira de manhã. (…) Onde estão todas aquelas bênçãos que nos foram prometidas? Eu guardo o Dia do Senhor. Não vou ao cinema nem faço compras. Não falto às reuniões. O que há de errado comigo?’ Bem, eu descobri o que havia de errado comigo. (…)

Eu sabia em meu coração, quando lavava algumas peças de roupa, passava o aspirador no chão ou roubava algum momento desocupado depois da igreja para costurar e ver televisão no domingo, que não estava guardando os mandamentos e, portanto, não tinha direito a bênçãos alguma.

Como me senti em paz e que alegria me deu prometer em meu coração que, a partir do próximo domingo, haveria de santificar o Dia do Senhor Depois de tomar essa decisão, senti-me inspirada a pensar nos detalhes para alcançar tal meta. (…)

Primeiro, escrevo detalhadamente tudo o que tem que ser feito até o sábado à noite. Isso inclui limpar bem a casa (…) aprontar a roupa que cada membro da família irá usar, engraxar os sapatos (…) e aprontar a roupa que as crianças usarão na segunda-feira cedo para ir à escola. As crianças devem estar com o cabelo lavado e devem ter tomado banho. Preciso também arrumar o cabelo e preparar a música para a Escola Dominical, que é minha responsabilidade.

Em seguida, as três refeições têm de ser planejadas e preparadas com antecedência, as compras feitas. (…)

Finalmente posso ficar em paz no Dia do Senhor e esperar por ele com alegria. Não consigo deixar de alegrar-me nas horas preciosas que poderei desfrutar lendo, pensando, meditando, orando, realmente descansando e refrescando minha alma. (…)

Encontrei mais coragem e sabedoria para cuidar de meus filhos, mais amor em meu coração para lhes dar. Senti uma grande influência do Espírito e maior proximidade com Deus, bem como a certeza de que Ele me ama. Senti também novo prazer em orar. (…)

O Senhor disse que proverá uma forma de cumprirmos as coisas que Ele nos manda fazer. Além disso, promete dons imediatos do Espírito. (…)

Testifico que, se vocês se dirigirem a Ele sempre que se encontrarem em situações difíceis, receberão conhecimento e inspiração, da mesma forma que eu recebi.” (“Prepare to Keep the Sabbath Day Holy”, Ensign, março de 1972, pp. 44–45)

• Que bênçãos a irmã Brockbank recebeu por guardar o Dia do Senhor?

• Leia a letra do hino “Sábado” a seguir:

Nós devemos no sábado,

Preparar-nos bem para o domingo.

Devemos toda a casa limpar

E fazer o que é requerido:

Lavar a roupa e passar também,

Acabando os nossos deveres.

Para finalmente domingo estar

Distantes de tais afazeres.

(Músicas para Crianças, p. 105)

• Mostre a gravura 4-a, “Por que não é bom esse modo de passar o domingo?” O que esta família está fazendo no domingo, que poderia ser feito no sábado?

O Élder Dallin H. Oaks, conta uma experiência de quando era estudante:

“Quando saí da Universidade Brigham Young para estudar na de Chicago, minha mãe me lembrou de que meu pai nunca havia estudado no domingo, durante todo o tempo que cursou a faculdade. Disse-me ela, casualmente: ‘Filho, se quiser desfrutar essa bênção, deve planejar suas atividades para nunca estudar ou fazer qualquer coisa no domingo, exceto partilhar do alimento espiritual que está à sua disposição no Dia do Senhor’.

Foi nessa ocasião que decidi guardar fielmente o Dia do Senhor, a fim de qualificar-me para as bênçãos de crescimento espiritual e da companhia do Espírito, concedidas àqueles que santificam fielmente o Dia do Senhor. Testifico que recebi essas bênçãos de maneiras incomensuráveis em inúmeras ocasiões.” (“The Blessing of Commandments”, Speeches of the Year, 1974, p. 219)Devemos encorajar nossos filhos a estudar e preparar as lições antes do domingo, para que possam descansar nesse dia.

Além de prepararmos nossos filhos, o lar, nosso alimento e vestuário, há outras maneiras de nos prepararmos para esse dia, como ter uma boa noite de sono no sábado. Podemos divertir-nos, praticar esportes etc, durante a semana e não no Dia do Senhor.

• De que outras formas podemos preparar-nos para o Dia do Senhor?

Se estivermos bem preparados para o Dia do Senhor, teremos mais paz em nosso lar, maior disposição espiritual e portanto, seremos mais receptivos àquilo que o Espírito tiver para nos ensinar. Poderemos receber as bênçãos que o Senhor derrama sobre aqueles que santificam o Seu dia.

A Adoração, Descanso e Serviço Adequados

Quando assistimos às reuniões da Igreja, recebemos bênçãos adicionais. Sentimo-nos edificados quando adoramos juntos. O canto pode ser uma “bênção sobre nossa cabeça”. (Ver D&C 25:12) Assistir a reuniões e participar do sacramento faz com que fortaleçamos nossa capacidade de evitar as maldades e tentações do mundo. (Ver D&C 59:9.)

Freqüentemente recebemos bênçãos inesperadas por santificar o Dia do Senhor. Um dono de restaurante começou a fechar seu estabelecimento aos domingos, porque acreditava que a obediência a essa lei compensaria o sacrifício financeiro. Mais tarde, disse:

“Ganhamos mais quando passamos a fechar nosso estabelecimento no domingo, do que nos anos anteriores. (…)

O Senhor tem-nos abençoado todos esses anos e (…) estamos, financeira e espiritualmente, muito melhor do que estivemos quando permanecíamos com o estabelecimento aberto no domingo.(…)

Tenho a firme convicção de que a maior garantia de sucesso nos negócios, para os santos dos últimos dias, é santificar o domingo, conforme o Senhor ordenou.” (Citado por Ezra Taft Benson, “Keeping the Sabbath Day Holy,” Ensign, maio de 1971, p. 7.)

O Presidente Spencer W. Kimball disse: “Em muitos lugares de nosso mundo cristão, estabelecimentos comerciais continuam funcionando no dia sagrado do Senhor. Temos certeza de que a cura disso está em nossas mãos, o público comprador. As lojas e os estabelecimentos comerciais certamente não ficariam abertos, se nós, o povo, não comprássemos. Por favor, reconsiderem esse assunto. Abordem-no nas noites familiares, e discutam-no com seus filhos. Seria maravilhoso se, daqui por diante, toda família resolvesse não comprar mais nada no Dia do Senhor”. (“O Tempo de Trabalhar É Agora”, A Liahona, fevereiro de 1976, p. 3)• Que bênçãos recebemos, quando santificamos o Dia do Senhor? Se sentir-se inspirada, preste testemunho pessoal das bênçãos que recebeu ao fazê-lo.

A Primeira Presidência da Igreja explicou-nos que “o domingo não é apenas outro dia no qual meramente descansamos de nosso trabalho. (…) É um dia santificado, o Dia do Senhor, e deve ser dedicado à adoração e reverência”. (“The Sabbath”, Church News, 11 de julho de 1959, p. 3.)

• Mostre os auxílios visuais 4-b, “Congregação santo dos últimos dias participando do sacramento”, e 4-c, “O estudo das escrituras pode enriquecer nossa adoração no domingo”.

• Peça à irmã designada que faça um breve relato do que devemos fazer no domingo, como explicado em Princípios do Evangelho, capítulo 24, “O Dia do Senhor”. Escreva as sugestões no quadro-negro, conforme forem feitas.

• Que outras idéias sobre a santificação do Dia do Senhor vocês podem acrescentar?

O Salvador deseja que todos tenham o privilégio de descansar em Seu dia. Alguns trabalhos, tais como os realizados em hospitais, não podem deixar de ser feitos. Se possível, porém, devemos descansar de nossos labores e ajudar os outros a fazerem o mesmo.

• Por que fazer compras ou participar de recreações no Dia do Senhor impede-nos de receber as bênçãos desse mandamento?

• Como pode a lembrança do propósito do Dia do Senhor ajudar-nos a santificá-lo?

O Dia do Senhor não é só uma bênção para nós, mas também a oportunidade de fazer coisas que sirvam de bênção para outras pessoas, seguindo o exemplo de nosso Salvador, que nesse dia cuidava daqueles que Dele precisavam. (Ver Marcos 3:1–6; João 9:13–16.) Muitos se acham solitários. Outros precisam de uma palavra de encorajamento ou de alguém que os escute. O Dia do Senhor é o dia para ajudar aqueles que precisam de nosso auxílio.

Conclusão

O Senhor deu-nos um dia santificado para nosso benefício e bênção. Se nos prepararmos para ele e o guardarmos, colheremos essas bênçãos e benefícios.

Desafio

Converse com os familiares sobre os benefícios de se guardar o Dia do Senhor. Faça planos em família para guardar esse dia da maneira mais adequada. Planeje fazer algo que torne esse dia alegre, tranqüilo e de descanso.

Escrituras Adicionais

  • Levítico 26:1–12 (recompensas por guardar os mandamentos)

  • Neemias 13:11, 15–22 (as conseqüências negativas de não se guardar o Dia do Senhor)

  • Isaías 58 (como jejuar e santificar o Dia do Senhor)

  • Doutrina e Convênios 59:9–24 (bênçãos por guardar o Dia do Senhor).

Preparação da Professora

Antes de apresentar esta lição:

  1. Estude Princípios do Evangelho, cap. 24, “O Dia do Senhor.”

  2. Designe uma irmã para fazer um resumo do que devemos fazer no Dia do Senhor. Sugira que ela apresente as onze idéias sugeridas no subtítulo “Como Santificarmos o Dia do Senhor” em Princípios do Evangelho, capítulo 24.

  3. Se desejar, designe às irmãs a apresentação de histórias, escrituras ou citações da lição.