Lição 16: Wilford Woodruff: Retidão e a Proteção do Senhor

"Lição 16: Wilford Woodruff: Retidão e a Proteção do Senhor," Presidentes da Igreja – Manual do Professor, (1998)


Objetivo

Os alunos aprenderão que Satanás é real e que precisam de retidão e coragem para enfrentá-lo e derrotá-lo.

Preparação

  1. 1.

    Certifique-se de que cada aluno tenha acesso a todas as obras-padrão durante a aula.

  2. 2.

    Leia bem todos os relatos escriturísticos antes de começar a lição. Centralize o discussão nas escrituras sugeridas.

Sugestão para o Desenvolvimento da Lição

Introdução

Leia esta declaração de Joseph Smith, registrada por Wilford Woodruff:

“A salvação nada mais é que o triunfo sobre todos os nossos inimigos neste mundo e sobre todos os espíritos malignos no mundo vindouro. No caso de Jesus Cristo, Ele devia reinar até subjugar todos os inimigos sob Seus pés (…).”

Aqui há um princípio que poucos homens imaginaram. Pessoa alguma pode alcançar essa salvação, exceto por meio de um tabernáculo (corpo) (…). Assim aconteceu com o diabo quando caiu. Ele procurou coisas ilícitas; foi, portanto, expulso, e diz-se que levou muitos consigo. Seu castigo foi terrível, não lhe sendo permitido ter um tabernáculo. Procurando frustrar os desígnios de Deus, Lúcifer anda de um lado a outro da Terra, buscando a quem destruir” (Matthias F. Cowley, Wilford Woodruff: History of His Life and Labors [Salt Lake City: Bookcraft, 1964], pp. 174–175.)

Discussão

Discuta como Satanás utiliza as coisas mencionadas abaixo para atacar as pessoas hoje em dia, especialmente os jovens. (Podem ser acrescentadas outras coisas que parecerem mais relevantes para os alunos de sua classe.)

  1. 1.

    Uso de drogas

  2. 2.

    Álcool

  3. 3.

    Imoralidade

  4. 4.

    Suicídio

  5. 5.

    Direção perigosa

  6. 6.

    Guerra

  7. 7.

    Fome

  8. 8.

    Maus-tratos a crianças

  9. 9.

    Aborto

Saliente que a obediência ao evangelho nos dá o poder de resistir a Satanás.

O Élder ElRay L. Christiansen, quando era Assistente dos Doze, lembrou-nos de que “em todas as suas maldades, o adversário não pode ir além do que o transgressor lhe permite (…). E quando o Espírito Santo está realmente conosco, Satanás é obrigado a manter-se longe de nós”. (“Poder sobre Satanás”, A Liahona, junho de 1975, p. 45.)

O Senhor Protegeu Wilford Woodruff

Certa vez, o Apóstolo Woodruff foi envenenado quando esfolava um animal que fora morto com veneno. Seu organismo estava quase subjugado e temia-se por sua vida. O Presidente Brigham Young deu-lhe a seguinte bênção:

“Irmão Woodruff, eu te digo, em nome de Jesus Cristo, que não morrerás, mas viverás para terminar a obra que te foi designada aqui na Terra. O adversário tem procurado inúmeras vezes destruir tua vida, mas o Senhor te preservou e preservará até que teu trabalho seja completado.” (Cowley, Wilford Woodruff, p. 368.)

Reconhecendo que Wilford Woodruff era um servo particularmente valioso na causa da justiça, Satanás tentou feri-lo fisicamente. Pela proteção do Senhor e por causa de sua retidão, o Presidente Woodruff saiu vitorioso.

Leia este trecho:

“Wilford Woodruff aprendeu a confiar profundamente no poder do Senhor ainda bem jovem. Segundo seus próprios registros, passou por muitos acidentes e outras dificuldades e só foi poupado pela misericórdia do Senhor. Caiu num caldeirão de água fervente aos três anos de idade; escorregou de uma viga do celeiro do pai e aterrou com o rosto diretamente no chão; quebrou ambos os braços em quedas; escapou por pouco de ser atingido por um touro; fraturou a perna na queda de uma carruagem; levou um coice de um boi na barriga; foi soterrado por uma carga de feno quando o carroção tombou; estava num carroção que tombou quando o cavalo, desgovernado, disparou morro abaixo; caiu de uma árvore de mais de quatro metros com as costas no chão; foi salvo de afogamento em nove metros de água; por um triz, escapou de morrer congelado quando, por acaso, alguém que passava o viu engatinhar para o oco de uma macieira; abriu o peito do pé esquerdo quando cortava lenha; foi mordido por um cão que estava nos últimos estágios da raiva; foi atirado de um cavalo em disparada e quebrou uma das pernas em dois lugares, deslocando ambos os tornozelos. E tudo isso aconteceu antes que Wilford Woodruff completasse vinte anos de idade!

Mais tarde, caiu duas vezes da roda de um moinho, escapando por pouco de ser morto por esmagamento. Em duas outras ocasiões, foi arrastado por cavalos em disparada; uma arma apontada para seu peito foi acionada acidentalmente, mas negou fogo; a queda de uma árvore fraturou-lhe o esterno e três costelas, ferindolhe seriamente a coxa, o quadril e o braço do lado esquerdo.” (“Wilford Woodruff, Homem de Fé e Entusiasmo”, A Liahona, novembro de 1972, pp. 42–43.)

Discussão

Faça as seguintes perguntas para discussão, a fim de ajudar os alunos a descobrirem a dependência e a gratidão que se devem ter desenvolvido na mente e no coração de Wilford Woodruff, à medida que o Senhor o ajudava a vencer essas adversidades. (Não são exigidas respostas específicas; deixe os alunos expressarem seus sentimentos.)

  • Por que essas escapadas da morte ensinaram Wilford Woodruff a achegar-se mais ao Senhor?

  • Algum de vocês, ou alguém de sua família, já foi salvo de uma séria tragédia de modo similar?

  • Quais foram seus sentimentos ao compreender que tiveram a proteção do Senhor?

  • Que atributos pessoais vocês acham que foram fortalecidos no coração e na mente de Wilford Woodruff como resultado de suas experiências?

  • Satanás é responsável por todos os males e acidentes? (Saliente que existem acidentes genuínos e que o livre-arbítrio nos permite fazer escolhas, algumas das quais, às vezes, resultam em acidentes ou tragédias. Entretanto, todos podemos viver o mais perto possível do Senhor, confiando Nele em todas as coisas, como fez Wilford Woodruff. Dessa forma, a influência de Satanás diminuirá muito.)

Os Justos Têm um Poder Maior que o de Satanás

Discussão de escritura

Leia e discuta as escrituras a seguir:

Moisés 4:1–3: Satanás procurou tomar para si o poder e a honra de Deus. Foi expulso dos céus.

Moisés 4:4–21: Satanás tentou destruir Adão e Eva. Foi amaldiçoado e tornou-se sujeito aos justos.

Moisés 1:12–22: Satanás tentou enganar Moisés; foi descoberto e expulso pela autoridade justa de Moisés. (Os versículos 13 e 14 são fundamentais para entendermos quem é Satanás; chame a atenção dos alunos para isso. Moisés viu que Satanás não tinha glória e que conseguia olhar para ele sem estar transfigurado.)

Mateus 4:1–11: Satanás procurou destruir Jesus Cristo; o Salvador o repreendeu.

Joseph Smith — História 1:15–16: Satanás usou seu poder para tentar impedir que Joseph Smith recebesse a verdade de Deus, mas foi expulso pelo poder do Senhor, em virtude da oração e fé de Joseph Smith.

Embora todos os exemplos acima tratem da vida de profetas, é importante nos lembrarmos de que Satanás tenta todos, exceto as criancinhas. É bom ter em mente também que, por meio da retidão, todos podemos sobrepujar os poderes do adversário. Os profetas não são os únicos que podem ser dignos.

Testemunho e Desafio

Leia Doutrina e Convênios 21:4–6.

Preste testemunho de que o Senhor prometeu proteger-nos. Se obedecermos ao profeta e guardarmos os mandamentos, e “[andarmos] em toda santidade diante [do Senhor] (…) o Senhor Deus afastará de [nós] os poderes das trevas, e fará tremerem os céus para o [nosso] bem e para a glória de seu nome”. (D&C 21: 4, 6)

Satanás não cessará de tentar destruir a obra do Senhor. Ele procurará, de todas as formas possíveis, desencaminhar os santos. Lembremo-nos de que a retidão, a oração e o sacerdócio derrotarão Satanás. O plano do Senhor prevalecerá.

Desafie os alunos a viverem em retidão.