Outros recursos
Espírito Santo


Espírito Santo

O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. (Ver D&C 130:22.) Freqüentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

Papéis do Espírito Santo

O Espírito Santo trabalha em perfeita união com o Pai Celestial e Jesus Cristo, cumprindo vários papéis para ajudar você a viver retamente e a receber as bênçãos do evangelho.

Ele “dá testemunho do Pai e do Filho”. (2 Néfi 31:18) e revela e ensina “a verdade de todas as coisas”. (Morôni 10:5) Só é possível receber um testemunho seguro do Pai Celestial e de Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo. A comunicação Dele com o nosso espírito transmite muito mais certeza do que qualquer comunicação recebida por meio dos cinco sentidos.

Ao esforçar-se para permanecer no caminho que leva à vida eterna, o Espírito Santo “mostrará todas as coisas que [você deve] fazer”. (Ver 2 Néfi 32:1–5.) Ele pode orientá-lo em suas decisões e protegê-lo do perigo físico e espiritual.

Por intermédio Dele, você pode receber os dons do Espírito para seu benefício e para o benefício daqueles a quem você ama e serve. (Ver D&C 46:9–11.)

Ele é o Consolador (João 14:26) Assim como a voz reconfortante do pai ou da mãe pode acalmar uma criança que chora, os sussurros do Espírito podem dissipar seus temores, acalmar as perturbadoras preocupações da vida e consolá-lo quando estiver triste. O Espírito Santo pode torná-lo pleno de esperança e perfeito amor” e ensinar-lhe “as coisas pacíficas do reino”. (Morôni 8:26; D&C 36:2)

Por Seu poder, você será santificado ao se arrepender, receber a ordenança do batismo e da confirmação e ao permanecer fiel aos seus convênios. (Ver Mosias 5:1–6; 3 Néfi 27:20; Moisés 6:64–68.)

Ele é o Santo Espírito da Promessa. (Ver Efésios 1:13; D&C 132:7, 18–19, 26.) Nessa função, confirma que as ordenanças do sacerdócio que você receber e os convênios que fizer passam a ser aceitáveis a Deus. Essa aprovação depende de fidelidade contínua.

O Dom do Espírito Santo

Todos os que buscam honestamente a verdade podem sentir a influência do Espírito Santo levando-os a Jesus Cristo e a Seu evangelho. Entretanto, a plenitude das bênçãos dadas por meio do Espírito Santo só ficam disponíveis para aqueles que recebem o dom do Espírito Santo e permanecem dignos.

Depois do batismo n’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, um ou mais portadores do Sacerdócio de Melquisedeque impuseram as mãos sobre a sua cabeça e, em uma ordenança sagrada do sacerdócio, o confirmaram membro da Igreja. Como parte dessa ordenança, chamada de confirmação, foi-lhe dado o dom do Espírito Santo.

O dom do Espírito Santo é diferente da influência do Espírito Santo. Antes do batismo, você pôde sentir a influência do Espírito Santo de vez em quando e, por meio dessa influência, você pôde receber um testemunho da verdade. Agora que tem o dom do Espírito Santo, você tem o direito à companhia constante desse membro da Trindade se guardar os mandamentos.

O gozo pleno do dom do Espírito Santo inclui receber revelação e consolo, servindo e abençoando outros por meio dos dons espirituais e sendo santificado do pecado e preparado para a exaltação no reino celestial. Essas bênçãos dependem da sua dignidade; elas vêm aos poucos, à medida que você estiver preparado para recebê-las. Ao colocar a sua vida em harmonia com a vontade de Deus, você gradualmente recebe o Santo Espírito em grande medida. O Profeta Joseph Smith declarou que os mistérios do reino de Deus “são apenas para ser vistos e compreendidos pelo poder do Espírito Santo, que Deus confere àqueles que o amam e se purificam perante ele”. (Ver D&C 76:114–116.)

Lembre-se de que “o Espírito do Senhor não habita em templos impuros”. (Helamã 4:24) Mesmo tendo recebido o dom do Espírito Santo, o Espírito permanecerá com você apenas quando você cumprir os mandamentos. Ele Se retirará se você O ofender com uma atitude profana, com imundície, desobediência, rebelião ou outros pecados. Mantenha-se limpo. Preencha a sua vida com coisas boas para ser digno da companhia constante do Espírito Santo.