Outros recursos
Esperança


Esperança

Às vezes, as pessoas entendem mal as palavras esperar e esperança. No quotidiano, muitas vezes elas dão a idéia de incerteza. Por exemplo, poderíamos dizer que esperamos que o tempo mude ou que um amigo nos visite. Na linguagem do evangelho, porém, as palavras esperar e esperança têm o sentido de algo seguro, inabalável e ativo. Os profetas falam de ter “a firme esperança” e “uma viva esperança”. (I Pedro 1:3) O profeta Morôni ensinou que “os que crêem em Deus podem, com segurança, esperar por um mundo melhor, sim, até mesmo um lugar à mão direita de Deus, esperança essa que vem pela fé e é uma âncora para a alma dos homens, tornando-os seguros e constantes, sempre abundantes em boas obras, sendo levados a glorificar a Deus”. (Éter 12:4)

Quando temos esperança, confiamos nas promessas de Deus; temos a certeza serena de que se praticarmos “as obras da retidão” receberemos nossa “recompensa, sim, paz neste mundo e vida eterna no mundo vindouro”. (D&C 59:23) Mórmon ensinou que só se consegue essa esperança por meio da Expiação de Jesus Cristo: “E o que é que deveis esperar? Eis que vos digo que deveis ter esperança de que, por intermédio da expiação de Cristo e do poder da sua ressurreição, sereis ressuscitados para a vida eterna; e isto por causa da vossa fé nele, de acordo com a promessa”. (Morôni 7:41)

A sua capacidade de “[abundar] em esperança pela virtude do Espírito Santo”. (Romanos 15:13) aumentará à medida que você se empenhar em viver de acordo com o evangelho. Sua esperança também aumentará à medida que você orar e pedir o perdão de Deus. No Livro de Mórmon, um missionário chamado Aarão assegurou ao rei dos lamanitas: “se te arrependeres de todos os teus pecados e te curvares diante de Deus e invocares o seu nome com fé, acreditando que receberás, então obterás a esperança que desejas”. (Alma 22:16) Você também passará a ter esperança à medida que estudar as escrituras e seguir seus ensinamentos. O Apóstolo Paulo ensinou que “tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança”. (Romanos 15:4)

O princípio da esperança continua pela eternidade afora, mas também pode servir-lhe de amparo nas dificuldades diárias da vida. “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus”, disse o salmista. (Salmos 146:5) Com esperança, você pode ter felicidade na vida; pode ter “paciência e [suportar as] aflições com a firme esperança de que um dia [descansará] de todas as [suas] aflições”(Alma 34:41); pode “prosseguir com firmeza em Cristo, tendo um perfeito esplendor de esperança e amor a Deus e a todos os homens. Portanto, se assim [prosseguir], banqueteando-[se] com a palavra de Cristo, e [perseverar] até o fim, eis que assim diz o Pai: [Você terá] a vida eterna”. (2 Néfi 31:20)