A Sociedade de Socorro é a Caridade em Ação

Desde que a Sociedade de Socorro foi organizada em 1842, ela é parte vital da Igreja. “Hoje sua contribuição torna-se ainda mais crucial por causa dos tempos difíceis em que vivemos.”

“A Sociedade de Socorro sempre foi um esteio para a Igreja”, diz o Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Sempre ajudou a suprir necessidades em cada fase do desenvolvimento da Igreja. Hoje sua contribuição torna-se ainda mais crucial por causa dos tempos difíceis em que vivemos. Não é apenas um programa. É o evangelho — o evangelho em ação na vida de nossas extraordinárias mulheres. Em circunstâncias difíceis, percebemos que ela oferece às irmãs, e portanto para a Igreja inteira, exatamente aquilo de que precisamos no momento.”

Os Apóstolos do Senhor Jesus Cristo testificam continuamente da fidelidade das mulheres e das suas missão e identidade únicas durante a vida mortal, na Igreja e na eternidade.

Uma História de Fé

O rico legado da Sociedade de Socorro estabelece o exemplo para as mulheres de hoje. “Seriam tocadas pela generosidade delas, mas seriam ainda mais tocadas por reconhecerem a fé que as ergueu e susteve”, disse o Presidente Eyring.

O Presidente Henry B. Eyring, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência, enfatizou a força e a diversidade das irmãs da Sociedade de Socorro no início da Restauração, e observou que as irmãs de hoje e do futuro podem aprender com sua união e determinação. Ele diz: “A história da Sociedade de Socorro está repleta de relatos sobre esse serviço extraordinário e abnegado. Nos terríveis dias de perseguição e privações, quando os fiéis se mudaram de Ohio para o Missouri, Illinois, e depois de atravessar os desertos rumo ao oeste, as irmãs, em meio a sua pobreza e dor, cuidavam do próximo. Vocês chorariam, como eu chorei, se eu lesse agora alguns dos relatos de sua história. Seriam tocadas pela generosidade delas, mas seriam ainda mais tocadas por reconhecerem a fé que as ergueu e susteve.”

Ele explicou que as irmãs passaram por diversas circunstâncias e que todas elas enfrentaram as provações e os sofrimentos da vida. “Sua determinação nascida da fé em servir ao Senhor e ao próximo levou-as a enfrentar as tormentas da vida em vez de contorná-las”, disse o Presidente Eyring. “Algumas eram jovens e outras, mais velhas. Eram de diferentes lugares e povos, assim como vocês, hoje. Mas tinham um só coração, um só pensamento e uma só intenção. Estavam determinadas a ajudar o Senhor a edificar Sua Sião, onde haveria para elas a alegre existência descrita de modo tão vívido no Livro de Mórmon.”

A Sociedade de Socorro Abençoa as Famílias

As mulheres fiéis e caridosas da Sociedade de Socorro podem ter um impacto duradouro em outras mulheres. “A família inteira desfruta dos benefícios e bênçãos por meio do serviço da Sociedade de Socorro”, Élder Oaks disse.

O Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos disse: “A Sociedade de Socorro tem grande significado para todos os membros da Igreja. Todos nós somos abençoados por meio do exemplo e do serviço dos seus membros.”

Ele salienta que recebeu bênçãos por meio da Sociedade de Socorro e do serviço das mulheres em sua família. “Sou o beneficiário de pelo menos quatro gerações diferentes do serviço da Sociedade de Socorro: minha avó, minha mãe, minha esposa e nossas filhas”, disse ele.

“A memórias mais nítidas da minha infância incluem minha avó bem-vestida para sair da fazenda e dirigir até a cidade, decidida e alegre pelo seu serviço na Sociedade de Socorro. A liderança da minha mãe na Sociedade de Socorro em uma das estacas da BYU influenciou a vida de centenas de moças que se preparavam para uma vida de serviço na família, na Igreja e na comunidade. Eu conheci estas mulheres em muitas das minhas reuniões em toda da Igreja.”

“Em Chicago, nossos filhos e eu fomos ensinados sobre o amor e o serviço cristãos por uma mãe e esposa que servia em seu chamado como presidente da Sociedade de Socorro da ala. Mais tarde, na BYU, ficamos felizes quando nossas filhas foram chamadas para a liderança e serviço nas Sociedades de Socorro dos seus ramos da BYU. A família inteira desfruta dos benefícios e bênçãos por meio do serviço da Sociedade de Socorro.”

Mulheres de Deus

A Sociedade de Socorro enfatiza a necessidade de mulheres justas no mundo de hoje. O Élder Ballard disse: “Todas as irmãs que vivem como mulheres de Deus tornam-se um exemplo para outras seguirem e plantam sementes de influência justa que darão frutos por décadas a fio”.

“Queridas irmãs, acreditamos em vocês”, disse o Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Acreditamos em vocês e contamos com sua bondade e sua força, sua propensão para a virtude e a bravura, sua bondade e coragem, sua força e perseverança. Cremos em sua missão como mulheres de Deus. Temos consciência de que vocês são o elo emocional (e por vezes espiritual) que mantém unida a família e, com frequência a família da ala. Cremos que a Igreja simplesmente não realizará o que precisa realizar sem sua fé e fidelidade, sem sua tendência inata de pôr o bem-estar alheio antes de seu próprio bem-estar e sem sua força e persistência espirituais. E cremos que o plano de Deus para vocês é transformá-las em rainhas e conceder-lhes as bênçãos mais sublimes que uma mulher pode receber no tempo ou na eternidade. (...) Jamais percam sua preciosa identidade fazendo algo que ponha em risco o futuro eterno prometido que seu Pai Celestial lhes reserva.”

Então o Élder Ballard diz que uma mulher que conhece sua identidade como filha de Deus pode ter grande influência. Ele diz: “Todas as irmãs que defendem a verdade e a retidão ajudam a diminuir a influência do mal. Todas as irmãs que fortalecem e protegem sua família estão realizando a obra de Deus. Todas as irmãs que vivem como mulheres de Deus tornam-se um exemplo para outras seguirem e plantam sementes de influência justa que darão frutos por décadas a fio. Todas as irmãs que fazem e cumprem convênios sagrados tornam-se instrumentos nas mãos de Deus.”