A Família de Hoje: Alicerçada na Confiança e na Honestidade

Os profetas e apóstolos ensinam que a confiança e a honestidade são importantes na edificação de famílias fortes. O Presidente Dieter F. Uchtdorf, Segundo Conselheiro na Primeira Presidência, enfatizou a importância desses princípios ao ensinar sobre prosseguirmos com fé.

“Para perseverarmos até o fim, temos de confiar em nosso Pai Celestial e fazer escolhas sábias”, disse o Presidente Uchtdorf durante um discurso para os líderes do sacerdócio. “Pressupõe força de caráter, abnegação e humildade; pressupõe integridade e honestidade para com o Senhor e nossos semelhantes; implica em tornarmos nosso lar uma fortaleza de defesa e um refúgio contra os males do mundo; implica em amar e honrar nosso cônjuge e nossos filhos.

Se dermos o melhor de nós mesmos para perseverar até o fim, nossa vida se tornará muito mais bela. Aprenderemos a ‘[fazer] bem aos que [nos] odeiam, e [orar] pelos que [nos] maltratam e [nos] perseguem’ (Mateus 5:44). As bênçãos que recebemos de perseverar até o fim, na mortalidade, são reais e muito significativas; e, na vida futura, transcendem nossa capacidade de entendimento.”

Se constantemente empenhamo-nos em instilar as virtudes da honestidade e da confiança em nossa vida diária, disse o Presidente Uchtdorf, nos aproximaremos de Cristo e do conhecimento de Seu plano para nós.

O Caráter Justo Leva à Confiança

Outros profetas e apóstolos também salientam a importância da confiança e da honestidade na vida familiar. Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse que é somente pela confiança no Senhor que podemos superar as adversidades maiores da vida. Um bom senso de caráter, aconselhou ele, só pode vir por meio de um esforço contínuo para tomar decisões corretas como famílias e indivíduos.

“O caráter justo proporciona o alicerce de força espiritual que vos permite tomar corretamente decisões difíceis e extremamente importantes quando parecem irresistíveis”, disse o Élder Scott.

“Um caráter justo é o que vocês são. Isso é mais importante do que as coisas que você possui, o que aprendeu ou os objetivos que alcançou. Ele permite que você se torne uma pessoa digna de confiança. Ele abre a porta para vocês obterem a ajuda do Senhor em momentos de grande desafio ou tentação.

Sejam honestos. O caráter justo fundamenta-se na integridade.

Nunca mintam a si próprios. Uma mentira pode garantir uma vantagem temporária, mas traz consigo dificuldades a longo prazo. Não planejem fazer coisas erradas, ou mentir para obter vantagem, ou para encobrir erros. Quando são totalmente honestos consigo mesmos e medem seus atos de acordo com o que sabem ser correto, vocês não serão desonestos com ninguém. Além disso, estarão garantindo o direito às bênçãos do Senhor quando precisarem.”

Tais princípios de honestidade e integridade são particularmente importantes entre os cônjuges, no casamento, e entre pais e filhos, na família.

Um Povo Íntegro

O Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos aponta a integridade e a honestidade como o alicerce do que somos — discípulos de Cristo e membros da família.

“Você e eu devemos nos esforçar para tornarmo-nos pessoas íntegras e para sermos honestos com Deus, honestos conosco mesmos e honesto com as outras pessoas”, disse o Élder Bednar. “Integridade e honestidade com Deus resultam do conhecimento e da compreensão de quem Ele é e nosso relacionamento e parentesco com Ele, nosso Pai Eterno.

Integridade e honestidade conosco mesmos resultam do conhecimento e da compreensão de que somos filhos e filhas de Deus. Integridade e honestidade com as outras pessoas resultam do conhecimento e da compreensão de que eles são filhos e filhas do Pai Eterno e de que são nossos irmãos e irmãs. Todos pensamentos e ações sem princípios e desonestos são uma traição a Deus, uma traição a nós mesmos e uma traição às outras pessoas.

Tornarmo-nos íntegros e honestos não acontece rapidamente ou de repente, nem é simplesmente uma questão de maior disciplina pessoal. Trata-se de uma mudança de disposição, uma mudança de coração. E essa mudança de coração é o Senhor que faz dentro de nós, por meio do poder do Seu Espírito, gradualmente, linha sobre linha.”

Como discípulos de Cristo, com integridade e honestidade no coração, o casamento e a vida familiar podem ser construídos com confiança e fé, centralizados na força da Expiação.