O Crescimento da Igreja é Constante, diz Apóstolo Durante Visita à Europa

Os missionários com frequência desenvolvem um profundo amor pelas pessoas a quem servem. O mesmo acontece com os apóstolos. Antes de ser chamado Autoridade Geral, o Élder David A. Bednar do Quórum dos Doze Apóstolos teve muitas oportunidades profissionais de voltar à Alemanha, onde serviu como missionário de tempo integral. Mas quando o Élder Bednar retornou à Alemanha na condição de apóstolo para visitar algumas áreas, seu sentimento pelos Santos era de ternura. Ele cumpriu uma designação que começou na Inglaterra, seguiu para a Alemanha e a Dinamarca, e depois retornou para a Inglaterra.

“Faz 40 anos desde que cheguei ao sul da Alemanha como missionário”, ele afirmou em uma entrevista que aconteceu após uma reunião noturna. Servir uma missão de tempo integral foi “extraordinário”. Ele disse que lembra quando chegou ao aeroporto, foi cumprimentado pelo presidente da missão e sua esposa, e estava “absolutamente confuso”, pois o alemão que aprendera na Missão de Treinamento de Idiomas “não parecia nada com o dialeto da Baviera que eu ouvi quando falei com os alemães aqui”!

O Élder Bednar cativa os membros ainda mais ao cumprimentar muitos deles um por um.

O Crescimento Vem “Linha sobre Linha”

Desde sua missão, a Igreja cresceu “linha sobre linha, preceito sobre preceito”. Esse crescimento, disse ele: “não é dramático, mas constante”. Ele disse que os membros entendem cada vez mais sua responsabilidade de compartilhar o evangelho e os missionários são valentes e fiéis. “Assim a obra progride, não rapidamente, mas progride”.

Élder Bednar

Um sorriso e um “muito obrigado” significam muito quando vêm de um apóstolo.

Ele disse que algumas das pessoas que ele e seus companheiros ensinaram como missionários tornaram-se membros da Igreja e ele manteve contato com eles por décadas. “Na verdade”, ele observa, “agora vejo seu crescimento, seus filhos amadurecendo, casando-se no templo, servindo na Igreja e entendo mais claramente que o caminho do Senhor é um círculo eterno. Eu era um missionário novinho; agora sou abençoado por poder voltar 40 anos mais tarde e ver que as sementes floresceram e produziram frutos magníficos. Sinto-me extremamente grato pela oportunidade de poder ver todas as coisas que se desenvolveram nesse período relativamente curto de tempo”. Ele continuou: “Esta é minha primeira designação [na Alemanha] desde que fui chamado membro do Quórum dos Doze (…) e parece muito oportuno que a primeira cidade que eu visite, em minha primeira atribuição, seja [na parte da] Alemanha onde servi boa parte da minha missão”.

Ele descreveu o povo alemão como gentil, aberto, determinado e fiel. “Esta noite, ao encontrarmo-nos com esses bons Santos”, ele declarou, “sentimos fortemente a presença do Espírito  e creio que, por causa da minha história com este lugar e minha afeição por esse povo, havia um forte sentimento de amor em evidência”.

Guiar às Respostas

Como os apóstolos fazem com frequência ao prestar testemunho do nome de Cristo, o Élder Bednar usou as escrituras para ensinar doutrinas e princípios do evangelho para ajudar líderes, membros e missionários a encontrar respostas a perguntas do evangelho. Esta maneira de ensinar, o Élder Bednar tem dito muitas vezes, ajuda as pessoas a aumentar a fé e a capacidade de encontrar inspiração pessoal. Também os ensina a desenvolver mais fé em Jesus Cristo e compreender que as escrituras têm as respostas para as perguntas da vida.

Élder Bednar

O Élder Bednar afirma que quanto mais serve, mais se sente empolgado.

O que é uma Testemunha Especial?

Doutrina e Convênios 107:23 diz que os apóstolos são “testemunhas especiais do nome de Cristo no mundo todo”. Em resposta à pergunta sobre o que isso significa, o Élder Bednar disse que todo membro pode ser uma testemunha de Jesus Cristo,  mas quando um apóstolo é designado membro do Quórum dos Doze Apóstolos, “na autoridade daquele ofício e pelo poder daquelas chaves, os apóstolos são testemunhas especiais do nome de Jesus Cristo”.

O nome de Jesus Cristo, disse ele, “refere-se a Cristo ser o Filho Unigênito do Pai Eterno, aos atributos divinos que permitiram que Ele realizasse o sacrifício expiatório e a autoridade para pregar Sua doutrina e realizar as ordenanças salvadoras. É a totalidade da Sua missão e Sua doutrina”. Ele disse que os apóstolos viajam a todas as partes da terra declarando o testemunho de que Jesus Cristo vive e que “pela ordenação, designação e autoridade das chaves, um apóstolo é uma testemunha especial do nome de Cristo no mundo todo”.

O Élder Bednar no púlpito.

“Pela ordenação, designação e autoridade das chaves, um apóstolo é uma testemunha especial do nome de Cristo no mundo todo”, explica o Élder Bednar.

Um Instrumento do Senhor

O Élder Bednar também compartilhou seus sentimentos sobre prestar testemunho de Cristo na Conferência Geral. “Quando você está lá no ofício de um apóstolo, a responsabilidade é ser um instrumento por meio de quem o Senhor possa revelar Sua vontade, não apenas aos membros da Igreja, mas ao mundo”. Assim como Alma, “Não me vangloriarei de mim mesmo, mas gloriar-me-ei em meu Deus, porque com sua força posso fazer todas as coisas” (ver Alma 26:12).

Ele disse, “Sempre que declaro meu testemunho ao mundo é uma responsabilidade esmagadora. De fato, vou resumir desta maneira: Quanto mais eu sirvo e quanto mais eu entendo sobre essa responsabilidade, mais me sinto empolgado”. Ele disse que o mesmo deveria acontecer com todo membro da Igreja. “Quanto mais você serve, mais você entende sobre o que você foi chamado a fazer, a importância do trabalho para o qual você foi designado e mais empolgado, humilde e dependente do Senhor você se sente”.

Os Mórmons na Europa

Os membros escutam o Élder Bednar dizer que os pais devem guiar as crianças e os adolescentes a uma “jornada durante toda a vida de contínua conversão a Cristo”. ​

O Caráter de Cristo

O Élder Bednar mencionou que estava com o Presidente James E. Faust [1920-2007, que serviu como Segundo Conselheiro na Primeira Presidência], quando ele prestou um testemunho vigoroso de Jesus Cristo. O Presidente Faust declarou: “Eu sei de uma maneira que vai além dos cinco sentidos físicos que Jesus é o Cristo”. Essa é a melhor maneira de conhecer Cristo, disse o Élder Bednar, lembrando que o Presidente Faust também disse: “O testemunho que me qualifica para ser uma testemunha especial eu recebi muito antes de ser chamado membro do Quórum dos Doze”.

Ao dizer: “O Salvador pensa em servir os outros enquanto a maioria de nós pensa em si mesmo”, o Élder Bednar descreveu como o Redentor sofreu no Jardim do Getsêmani, foi traído por um dos que estavam mais próximos a Ele e ainda durante Sua agonia, Ele curou a orelha do guarda. “Enquanto você e eu talvez tivéssemos uma atitude de autocomiseração, Ele foi altruísta e ministrou a outras pessoas cujas necessidades eram extremamente menores. Este é o caráter de Cristo que me causa assombro”, disse ele.

O Coro na Europa

Por meio dos hinos que cantam juntos, os membros e os líderes preparam-se para convidar a presença do Espírito. ​

Fortalecer o Casamento e a Família

Em resposta a uma pergunta sobre como fortalecer o relacionamento entre marido e mulher, o Élder Bednar explicou que “ao vir a Cristo individualmente, vocês ficam mais próximos”. Ele disse: “Não há desafio que você enfrente que não possa ser superado por meio da fé em Jesus Cristo”.

Ele disse: “A primeira pessoa que você deveria abençoar é o seu cônjuge”. Ele lembrou aos maridos e pais que “o sacerdócio é centralizado na liderança de Cristo, com brandura, mansidão e amor não fingido”. Depois ele disse aos pais que “sua maior responsabilidade para com sua família é sempre ser digno de exercer o sacerdócio em retidão”.

Uma Capela Mórmon na Dinamarca

Uma capela na Dinamarca é uma prova da estabilidade da Igreja. O crescimento é constante e sustentado, diz o Élder Bednar. “Essa é a natureza do progresso que está ocorrendo na Europa”.​

Crescer no Evangelho

As crianças e os jovens devem estar perto dos pais, aconselhou o Élder Bednar. Os bispos e outros líderes podem ajudar, disse ele, mas os pais têm a responsabilidade de guiar as crianças e os adolescentes para uma “jornada durante toda a vida de contínua conversão a Cristo”.

Ele lembrou aos jovens que “quando você foi batizado, expressou sua disposição de tomar sobre si o nome de Jesus Cristo”. Isso significa que “o que Ele quer é mais importante, porque você O representa; você não representa mais somente a si mesmo”. Ele falou especificamente ao Sacerdócio Aarônico quando disse: “Por meio do sacerdócio, ao servir seus irmãos e irmãs, você se torna mais como Jesus. O sacerdócio tem a ver com o que você se torna; não apenas com o que você faz”.

O Élder Bednar apontando para alguém.

Os discípulos de Jesus Cristo devem agir, diz o Élder Bednar, não receberem ação. ​

Dinamarca: Constância e Atividade

O Élder Bednar disse que os santos dos últimos dias na Dinamarca estavam ansiosos para aprender e as perguntas deles deixaram muito claro que tem “um coração que dá valor às coisas espirituais”. No seminário para presidentes de missão em Copenhague, ele comentou que em todo o mundo há uma grande atividade de pessoas que “encontram o evangelho e depois contribuem para o crescimento do reino em alguma outra parte do mundo”.

Ele disse que na Dinamarca, assim como na Alemanha e em outras partes da Europa, o crescimento da Igreja não é rápido, mas constante. “É a constância que impressiona. Esse é o padrão para o crescimento real — constante, sustentado e linha sobre linha. Essa é a natureza do progresso que está ocorrendo na Europa”.

Marcar as escrituras

Um missionário toma notas durante uma reunião.

Evidência na Inglaterra

Em Birmingham, Inglaterra, a última parada da designação, o Élder Bednar reuniu-se com os membros que são, em suas palavras, “o sal da terra, a força da Igreja”. O crescimento da Igreja na Inglaterra e em todos os outros lugares nem sempre é indicador apenas por números. “Ele também está refletido na força do testemunho e de quão profunda é a conversão”, disse ele, “e há uma evidência clara de que isso está acontecendo na Inglaterra”.

Enfrentar os Desafios de Hoje

O Élder Bednar disse que em Birmingham, os membros se deparam com muitos dos desafios comuns de nossos dias. “Eles têm preocupações de que as influências do mundo possam afastar as crianças dos princípios básicos do evangelho”, disse ele. "Eles oram fervorosamente, amam a família e estão dando seu melhor para vir a Cristo”.

Por meio da fé em Cristo, disse o Élder Bednar, os Santos na Inglaterra são abençoados com uma fé que vai além de seu próprio poder. “A Expiação nos abençoa não somente com a remissão do pecado, mas com forças para fazer o bem e nos tornarmos melhores. O que se vê na vida de muitos desses membros é a evidência da graça de Cristo, fortalecendo-os a fazer coisas bem difíceis”. Ele também disse que os líderes locais usam seus dons espirituais para ajudar os membros a compreender a doutrina de Cristo, o que proporciona direção e orientação para os desafios que eles enfrentam na vida.

“Em um mundo que está cada vez mais iníquo e confuso”, disse ele, “há somente uma fonte verdadeira de alegria — o evangelho de Jesus Cristo.”

O Élder Bednar em Birmingham

O Élder Bednar escreve algumas anotações em um quadro branco ao debater doutrinas e princípios do evangelho. ​

Revelação, Convite, Arbítrio

“A dádiva espiritual da revelação trabalha ao colocar pensamentos na mente e sentimentos no coração”, disse o Élder Bednar.  Ele também observou que recebemos mais inspiração quando temos um coração agradecido. “A gratidão precede a revelação” e “nos permite reconhecer as impressões que vem pelo poder do Espírito Santo”.

Algumas vezes, disse ele, nós erroneamente falamos em “desafiar” as pessoas. As escrituras usam uma palavra diferente — “convidar”, o que nos incentiva a agir.  Ele afirmou que “O arbítrio é o poder e a capacidade da ação independente e ao agirmos de acordo com os ensinamentos de Cristo, nossa própria natureza muda por meio de Sua Expiação e do poder do Espírito Santo. Quando enfocamos em vir a Cristo, em vez de o homem natural exigir constantemente o que “eu” quero, tornamo-nos altruístas e ajudamos as outras pessoas.  

Porque a Expiação nos ajuda a nos tornarmos melhores do que jamais poderíamos nos tornar por causa de nossa capacidade mortal limitada, podemos, por intermédio do poder fortalecedor de Cristo chamado graça, tornar-nos agentes que seguem em frente. “Ao fazer isso”, disse o Élder Bednar, “somos abençoados com o Seu Espírito e por meio do Seu Espírito, e esse mesmo espírito remove de nós a disposição para praticar o mal”.

Em meio a todos os problemas do mundo, diz Élder Bednar, há alegria em saber quem você é e de onde veio, porque isso fornece propósito e direção para que você tenha alegria nesta vida e na vida futura.

O Élder Bednar no púlpito.

Os princípios básicos do evangelho fornecem luz, esperança e respostas, diz o Élder Bednar, “a todas essas nações que visitamos”.

Fortalecer a Fé

Em todas essas reuniões na Alemanha, Dinamarca e Inglaterra, o Élder Bednar disse que as perguntas nunca foram as mesmas, mas todas elas focalizaram nas mesmas questões básicas: “Como fortaleço minha fé no Salvador? Como seguir em frente quando tantas coisas no mundo ao nosso redor parecem incertas e confusas?”

Ele salientou que “ver esses Santos perseverarem com uma fé tão firme fortalece a minha fé”.  Ele disse que os princípios básicos do evangelho fornecem luz, esperança e respostas “a todas essas nações que visitamos e que o que acontece aqui é o mesmo que esperamos tanto que aconteça nas outras partes do mundo”.

Ver a Luz do Evangelho

“Sinto alegria em ver a luz do evangelho no semblante dessas boas pessoas”, disse o Élder Bednar. Ele disse que a Alemanha, a Dinamarca e a Inglaterra tem uma história forte, vibrante de muitas gerações”, misturada às recentes histórias de muitos novos conversos. “É a luz do evangelho nos olhos dos novos conversos e daqueles que são membros da Igreja há três, quatro ou cinco gerações, que é realmente uma evidência da veracidade da Igreja”, disse ele.