“Orar Sempre”


Ao exortar que o mundo se afastou demais das coisas espirituais, o Presidente Thomas S. Monson falou num dos discursos da conferência geral de outubro de 2011 sobre a importância de nos comunicarmos com o Pai Celestial por meio da oração. O Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos, também salientou a importância de orarmos fervorosamente e de nos comunicarmos com o Pai Celestial todos os dias, durante um discurso proferido em uma conferência geral de 2007.

“Como um meio de estar no mundo, mas não ser do mundo, é necessário que nos comuniquemos com nosso Pai Celestial por meio da oração”, afirma o Presidente Monson. “Ele deseja que façamos isso e sempre vai responder a nossas orações. O Salvador nos admoestou, conforme está registrado em 3 Néfi 18: ‘orar sempre para não cairdes em tentação; porque Satanás deseja ter-vos. (…)

Portanto deveis sempre orar ao Pai em meu nome.

E tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, que seja justo, acreditando que recebereis, eis que vos será dado’.”

Lições de sua Juventude

O Presidente Monson compartilhou a história de como adquiriu o testemunho do poder da oração aos doze anos de idade.

“Eu havia trabalhado arduamente para ganhar algum dinheiro e conseguira economizar cinco dólares. Foi na época da Grande Depressão, quando cinco dólares era uma quantia significativa de dinheiro — especialmente para um menino de doze anos de idade. (…) Sei que havia algo específico que eu planejava comprar com os cinco dólares, embora após tantos anos eu já não consiga lembrar o que era. Lembro apenas quão importante aquele dinheiro era para mim.”

Nessa época, a família dele não tinha máquina de lavar, por isso enviavam todas as semanas para a lavanderia as roupas que precisavam ser lavadas. Certo dia, sua calça jeans foi enviada para a lavanderia com a nota de cinco dólares dentro do bolso.

“Quando percebi o que havia acontecido, fiquei morrendo de preocupação. Eu sabia que os bolsos eram rotineiramente verificados na lavanderia, antes da lavagem. Se meu dinheiro não fosse encontrado e tirado do bolso, eu sabia que ele acabaria saindo da calça na lavagem e seria encontrado por um funcionário da lavanderia que não saberia para quem o dinheiro deveria ser devolvido, mesmo que ele tivesse a intenção de fazê-lo. A chance de conseguir de volta meus cinco dólares era extremamente remota — um fato que minha querida mãe confirmou, quando eu lhe disse que havia esquecido o dinheiro no bolso.

Eu queria aquele dinheiro, precisava dele e tinha trabalhado arduamente para ganhá-lo. Percebi que só havia uma coisa que eu podia fazer. Em meu desespero, voltei-me para o Pai Celestial e implorei a Ele que, de alguma forma, mantivesse meu dinheiro seguro naquele bolso, até que a roupa molhada fosse devolvida.

Dois longos dias mais tarde, quando vi que estava quase na hora de o caminhão de entrega trazer nossas roupas lavadas, sentei-me à janela para esperar. Quando o caminhão parou junto à calçada, meu coração batia forte. Assim que as roupas molhadas chegaram, agarrei meus jeans e corri para o quarto. Procurei no bolso com as mãos tremendo. Como nada encontrei de imediato, achei que tudo estava perdido. Foi então que toquei com os dedos aquela nota de cinco dólares molhada. Quando a tirei do bolso, senti uma onda de alívio tomar-me o corpo. Fiz uma oração fervorosa de gratidão a meu Pai Celestial, porque sabia que Ele havia atendido a minha oração.

Desde aquela época, recebi inúmeras respostas a orações. Não se passou um só dia sem que eu me comunicasse com meu Pai Celestial por meio da oração. É um relacionamento que valorizo muito e literalmente ficaria perdido sem ele. Se vocês não têm esse tipo de relacionamento com seu Pai Celestial, peço que se empenhem em atingir esse objetivo. Ao fazer isso, terão direito a Sua inspiração e orientação na vida — algo de que todos necessitamos, se quisermos sobreviver espiritualmente em nossa peregrinação na Terra. Tal inspiração e orientação são dádivas que Ele nos concede livremente, se apenas as buscarmos. Que tesouros elas são! (…)

Meus amados irmãos e irmãs, a comunicação com nosso Pai Celestial — que inclui tanto nossas orações a Ele quanto Sua inspiração para nós — é necessária para enfrentarmos as tempestades e provações da vida. O Senhor nos convida: ‘Achegai-vos a mim e achegar-me-ei a vós; procurai-me diligentemente e achar-me-eis’. Ao fazer isso, sentiremos Seu Espírito em nossa vida, dando-nos o desejo e a coragem de permanecer firmes e fortes em retidão — ‘[permanecer] em lugares santos e não [ser] movidos’.”

Élder Richard G. Scott: O Dom Celestial da Oração

“A oração é um dom celestial concedido a cada alma por nosso Pai Celeste”, declarou o Élder Richard G. Scott do Quórum dos Doze Apóstolos.

“Pense nisto: O absoluto Ser Supremo, o personagem que tudo sabe, tudo vê, que tudo pode, incentiva você e a mim, por mais insignificantes que sejamos, a conversar com Ele como nosso Pai. De fato por saber quão desesperadamente precisamos de Sua orientação, Ele ordena: ‘Que ores em voz alta, assim como em teu coração; sim, perante o mundo, como também em segredo; em público, assim como em particular’.

Não importa nossa situação, quer sejamos humildes ou arrogantes, pobres ou ricos, livres ou escravizados, instruídos ou ignorantes, amados ou desamparados, podemos nos dirigir a Ele. Não precisamos de hora marcada. Nossa súplica pode ser breve ou pode ocupar todo o tempo que for necessário. Pode ser uma longa expressão de nosso amor e gratidão, ou um pedido urgente de ajuda. Ele criou universos inumeráveis e colocou mundos neles, mas ainda assim, você e eu podemos conversar com Ele pessoalmente, e Ele sempre nos dará uma resposta. (…)

Não se preocupe se você expressa seus sentimentos de forma desajeitada. Apenas converse com seu Pai, que é piedoso e compassivo. Você é Seu filho precioso, a quem Ele ama perfeitamente e a quem quer ajudar. Ao orar, reconheça que o Pai Celestial está perto e está escutando.

Uma chave para melhorar a oração é aprender a fazer as perguntas corretas. Em vez de pedir as coisas que você deseja, procure honestamente saber o que Ele quer para você. Então, ao conhecer a vontade Dele, ore para ser guiado e ter forças para cumpri-la.

Se alguma vez você se sentir longe de nosso Pai, muitas podem ser as razões. Seja qual for a causa, se você continuar a pedir ajuda, Ele o orientará para que recupere sua confiança de que Ele está ao seu lado. Ore, mesmo quando você não tiver o desejo de orar. Algumas vezes, como uma criança, você se comporta mal e acha que não pode trazer um problema ao Pai. Mas esse é o momento em que você mais precisa orar. Nunca se sinta indigno de orar.

Será que podemos realmente compreender o imenso poder da oração sem termos de enfrentar um problema esmagador e urgente, para percebermos que somos impotentes para resolvê-lo sozinhos? Nessas circunstâncias nos voltaremos para nosso Pai, em humilde reconhecimento de nossa total dependência Dele. É conveniente encontrar um local isolado, onde nossos sentimentos possam ser expressos durante o tempo e com a intensidade que se fizerem necessários.”