Presidente Monson: Obra Missionária

Os missionários de tempo integral devem dominar três habilidades básicas, disse o Presidente Thomas S. Monson: (1) preparar-se com um propósito, (2) ensinar com testemunho e (3) trabalhar com amor. “Rapazes, vocês se preparam para a sua missão quando aprendem seus deveres como diáconos, mestres e sacerdotes e, em seguida, cumprem esses deveres com determinação e amor, sabendo que estão a serviço do Senhor”, disse ele. Ele também deu conselhos aos casais e às missionárias.

Uma Maneira de Honrar a Deus

Nenhum de nós honrará mais o Pai Celestial e o Salvador do que servindo como missionário dedicado e compassivo, disse o Presidente Monson, lembrando a promessa do Senhor em I Samuel 2:30: “Aos que me honram honrarei”.

“O trabalho missionário é um trabalho árduo”, adverte ele. “O serviço missionário é exigente e requer longas horas de estudo e preparação para que o missionário corresponda à mensagem divina que ele proclama. É um trabalho de amor, mas também de sacrifício e devoção ao dever.”

Ele dá o seguinte incentivo: “Alguns de vocês talvez sejam tímidos por natureza ou se considerem incapazes de aceitar um chamado para servir. Lembrem que esta é a obra do Senhor e, quando estamos a serviço do Senhor, temos o direito de receber a ajuda Dele. O Senhor moldará o ombro para que suporte o fardo nele depositado.”

Um Chamado para Servir

“Em primeiro lugar, aos rapazes do Sacerdócio Aarônico e a vocês rapazes que serão élderes, repito o que os profetas há muito têm ensinado: todo rapaz digno e capaz deve preparar-se para servir em uma missão. O serviço missionário é um dever do sacerdócio: uma obrigação que o Senhor espera de nós, que tanto recebemos Dele. Rapazes, eu os admoesto a prepararem-se para servir como missionários. Mantenham-se limpos, puros e dignos de representar o Senhor. Mantenham sua saúde e sua força. Estudem as escrituras. Onde for possível, participem do seminário ou do instituto. Procurem conhecer bem o manual missionário Pregar Meu Evangelho.

Uma palavra para vocês, moças: embora não tenham a mesma responsabilidade de servir como missionárias de tempo integral, como os rapazes do sacerdócio têm, vocês também fazem uma valiosa contribuição como missionárias, e ficamos felizes quando decidem servir.

E agora para vocês, irmãos e irmãs mais idosos, precisamos de muitos mais casais idosos. Aos casais fiéis que hoje servem ou que serviram no passado, queremos agradecer a vocês por sua fé e devoção ao evangelho de Jesus Cristo. Vocês servem de boa vontade e o fazem muito bem, realizando muitas coisas boas.

Aos que ainda não estão na idade de servir como casal missionário, peço que se preparem agora para o dia em que você e seu cônjuge poderão fazê-lo. Se as circunstâncias permitirem, quando se aposentarem, e se sua saúde permitir, apresentem-se como voluntários para deixar o lar e servir como missionários de tempo integral. Há poucas ocasiões em sua vida em que vocês desfrutarão o doce espírito e a satisfação de servirem juntos em tempo integral na obra do Mestre.”

A Preparação para a Missão

O Presidente Monson também sugeriu uma fórmula que irá garantir o sucesso de futuros missionários.

“Em primeiro lugar, preparar-se com um propósito. Lembrem-se da declaração de qualificação do mestre: ‘Eis que o Senhor requer o coração e uma mente solícita.’ O trabalho missionário é árduo. Exige a energia de uma pessoa, o máximo de sua capacidade, seu maior esforço — com frequência, a segunda milha. Nenhum outro trabalho exige mais horas ou maior devoção, nem tanto sacrifício ou oração fervorosa.”

“Em segundo lugar, ensinar com testemunho. Pedro e João, os pescadores que se converteram e tornaram-se Apóstolos, foram avisados para não pregar o Jesus Cristo, e Este crucificado. A resposta deles foi firme: ‘Julgais vós se é justo, diante de Deus, ouvir-nos antes a vós do que a Deus. Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.’”

“Em terceiro lugar, trabalhar com amor. Não há substituto para o amor. Muitas vezes esse amor é despertado na juventude por uma mãe, expandido por um pai e mantido vivo por meio do serviço a Deus. Lembrem-se do conselho do Senhor: ‘E fé, esperança, caridade e amor, com os olhos fitos na glória de Deus, qualificam-no para o trabalho’. Bem cada um de nós pode perguntar-se: Hoje eu cresci na fé, na esperança, na caridade, no amor? Quando nossa vida está de acordo com o padrão de Deus e trabalhamos para trazer almas a Ele com amor, aqueles dentro de nossa esfera de influência nunca vão lamentar, dizendo ‘Passou a sega, findou o verão e nós não estamos salvos.’”

O Presidente Monson fez este desafio aos portadores do Sacerdócio Aarônico: “Rapazes, vocês se preparam para sua missão quando aprendem seus deveres como diáconos, mestres e sacerdotes e, em seguida, cumprem esses deveres com determinação e amor, sabendo que estão a serviço do Senhor”. E acrescentou: “A maioria de vocês, rapazes, um dia receberão um chamado para servir em uma missão. Como oro para que sua resposta seja como foi a de Samuel: ‘Eis-me aqui. (…) Fala, porque o teu servo ouve’. Então, vocês terão a ajuda divina.”