A Família Hoje: Proteger o Poder de Criar a Vida

Mórmons

“Vocês vivem num mundo em que os valores morais foram, em grande parte, deixados de lado, no qual o pecado é exibido escandalosamente, em que nos vemos cercados de tentações que nos instigam a sair do caminho estreito e apertado”, disse o Presidente Thomas S. Monson. “Muitos são os que dizem que vocês são muito antiquados ou que há algo errado com vocês por ainda acreditarem na existência de alguma coisa imoral (…) Será que isso faz com que o comportamento imoral se torne aceitável? De modo nenhum! Os mandamentos do Pai Celestial não são negociáveis!”

Essencial ao Plano de Deus

“O poder da criação — ou o chamemos de procriação — não é apenas parte acidental do plano: é-lhe essencial”, disse o Presidente Boyd K. Packer do Quórum dos Doze Apóstolos. “Sem ele, o plano não iria avante. O mau uso desse poder pode frustrar o plano. (…) Protejam e preservem seu dom. Sua própria felicidade está em jogo.”

“A imoralidade não passa a ser correta por tornar-se popular”, prossegue o Presidente Packer. “O padrão de moralidade do Senhor ordena que os poderes sagrados de gerar vida sejam protegidos e empregados apenas entre homem e mulher, casados entre si. Os únicos pecados mais graves do que o uso indevido desse poder são o derramamento de sangue inocente e a negação do Espírito Santo.”

Um Padrão Mais Elevado

“Poderia algum de nós dar pouca importância às preciosas sementes de reprodução, que são específica e exclusivamente nossas, ou rejeitar as leis morais de Deus, que nos deu regras divinas referentes a sua sagrada utilização?” pergunta o Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Embora o mundo tenha descido ao nível de preocupar-se com o ‘sexo seguro’, nosso padrão é o sexo sagrado — dentro dos laços do sagrado matrimônio, como era a intenção do Senhor.”

“Podemos saber quais padrões de conduta moral são certos ou errados seguindo o Espírito”, disse o Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Essa inspiração jamais irá levá-los a fazer qualquer coisa que os faça sentir-se incomodados, impuros ou envergonhados. Vocês precisam estar atentos a essa inspiração porque suas paixões físicas podem obscurecê-la, se não forem cuidadosos.”

“Para garantir seu cumprimento desse mandamento sagrado [de manter-se moralmente limpo], nos momentos de serena reflexão em que sentir a influência do Espírito Santo, estabeleça padrões pessoais específicos em relação ao que fará e ao que não fará quando a tentação chegar — porque ela sem dúvida virá”, declarou o Élder Richard G. Scott do Quórum dos Doze Apóstolos. “Ninguém pretende cometer grandes erros na vida. Eles acontecem quando você rebaixa seus padrões para ser mais aceito pelo grupo. Seja forte. Seja o líder. Escolha bons amigos e resista à pressão dos colegas.”

Por Mandamento de Deus

“Um dos motivos para abster-nos da imoralidade é que Deus nos ordenou que fizéssemos isso”, disse o Élder Scott. “Qualquer intimidade sexual fora dos laços do matrimônio — enfatizo que isso significa qualquer envolvimento das partes sagradas e íntimas do corpo — é um pecado e foi proibida por Deus. Embora o mundo tenha outros padrões, você precisa manter-se moralmente limpo.”

“No que tange à intimidade humana, vocês precisam esperar!” admoestou o Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Devem esperar até poderem doar tudo. E só poderão fazê-lo quando legal e legitimamente casados. (…) No dia de seu casamento, o melhor presente que poderão dar a seu companheiro eterno são vocês mesmos, mas em seu melhor estado, limpos, puros e merecedores da mesma pureza no cônjuge.”

Co-Criadores com o Pai Celestial

O Élder David A. Bednar do Quórum dos Doze Apóstolos ensinou que o Pai Celestial e Jesus Cristo são criadores por natureza e que Eles “nos confiaram uma porção de Seu poder de criação e forneceram diretrizes específicas para o devido uso dessa sagrada capacidade de criar vida e estabelecer uma família eterna”. Ele prossegue, dizendo: “Nosso sentimento em relação a esse poder sagrado e a seu uso nesta vida determinará em grande medida se receberemos mais poder de criação na vida futura.”

“O mais sagrado de todos os poderes divinos é o de tornar-nos um co-criador com o Pai Celestial, provendo um corpo físico para Seus filhos e filhas espirituais e estabelecendo uma família justa e centrada em Cristo”, disse o Élder Bednar. “Nada é mais sagrado; nada merece mais reverência; nada é mais vital para o plano de felicidade.”