Confiar no Apoio Seguro

Élder Perry

“Os princípios eternos são o apoio e a proteção que a Igreja oferece”, disse o Élder L. Tom Perry do Quórum dos Doze Apóstolos para os alunos da Universidade Brigham Young—Idaho. “Esses princípios eternos estão incorporados às doutrinas do reino de nosso Pai Eterno e refletem Seu plano eterno de felicidade. Reunimo-nos como membros da Igreja para ensinar e aprender uns com os outros os princípios de retidão e receber ordenanças de salvação para que o apoio e proteção sejam firmes e estáveis, à medida que edificamos nossa unidade familiar eterna.”

O Élder Perry relembrou as palavras do décimo primeiro Presidente da Igreja, Harold B. Lee (1899-1973), que salientou que a coluna dorsal do evangelho de Jesus Cristo — as pessoas e as famílias — deve ter o apoio da Igreja.

Ser Destemido ao Declarar Cristo

“Nunca se preocupem se irão ofender alguém por viver os padrões da Igreja”, disse o Élder Perry em um devocional, em 24 de janeiro de 2012. “Prometo que o cumprimento dos padrões de uma recomendação para o templo vai abençoá-los e jamais os prejudicará em qualquer situação em que se encontrem.”

Lançando aos estudantes o desafio de “ousar ser diferentes”, o Élder Perry disse que vivemos numa época em que a religião e a moralidade são ridicularizadas. “À medida que a Igreja aumenta sua visibilidade”, disse ele, “precisamos estar prontos para defender nossa religião por meio de exemplos de retidão e pelo desejo de propagar o evangelho.”

“Precisamos ser destemidos ao declarar a divindade de Jesus Cristo”, disse ele. “Queremos que as pessoas saibam que acreditamos que Ele é a figura central de toda a história humana. Somente por intermédio de Jesus Cristo é que nossa salvação é possível. É por isso que cremos que Ele é a figura central de toda a história da humanidade.”

“Nenhum de nós sabe quando o Salvador voltará, mas tenho certeza que vocês sentem, como eu, uma inconfundível aceleração no cumprimento das profecias. Agora é o momento em que todos precisamos preparar-nos para desempenhar nosso papel preordenado à medida que as peças finais do plano do Pai Celestial se unem nesta dispensação da plenitude dos tempos. Isso vai exigir muito de nós, porque muito nos foi dado.”

Desenvolver Tradições Duradouras

“Observem que a Igreja não deve fazer o trabalho dos pais — ela orienta o trabalho deles. A Igreja oferece uma forma eterna. Como edificadores de uma família eterna, temos a segurança da promessa de que se a edificarmos de acordo com essa forma eterna, nosso trabalho poderá prover a segurança e a proteção que buscamos para aqueles que mais amamos.”

“Façam do respeito às tradições familiares e do desenvolvimento de novas tradições uma prioridade por toda a vida”, aconselha o Élder Perry. “Os estudos mostram que o motivo pelo qual os jovens se unem a gangues são a tradição e o ritual de pertencer a algo que seja maior do que eles mesmos. É isso que deve ser a família. Certifiquem-se de criar um ambiente rico no qual sua família anseie estar naquelas ocasiões especiais do ano em que as tradições os unem em uma grande unidade familiar eterna.”

“As tradições familiares podem oferecer o apoio básico e duradouro, mas há muito mais que precisa ser edificado em volta delas. Pode ser que as tradições familiares somente funcionem quando criamos um papel para cada membro da família e haja um esforço conjunto de edificá-los. Isso significa que os membros da família precisam passar um tempo juntos e também aprender a trabalhar juntos. No tocante à família, não há como passar bons momentos juntos sem despender certo período de tempo. (…) O apoio e proteção da Igreja vão ajudar-nos a lembrar dessas prioridades eternas.”

Por Que Não Pedir Leite?

Juntamente com nossa vida em família, o Élder Perry disse que a Igreja serve de apoio e proteção para nossa vida profissional também. Temos o conhecimento da veracidade do evangelho, e por meio dele, temos o dever de melhorar aos outros assim como a nós mesmos.

Tendo trabalhado como executivo de vendas, o Élder Perry frequentava reuniões em que eram servidas bebidas alcoólicas. Em vez de misturar-se aos demais ou esconder sua moralidade dos colegas, o Élder Perry decidiu pedir um copo de leite para mostrar a todos os seus padrões e o que eles significavam para ele.

“Então, uma coisa engraçada começou a acontecer”, disse o Élder Perry. “Nas reuniões seguintes, mais pessoas começaram a pedir leite e a beber comigo.  Eles me confidenciaram que a esposa de cada um deles não gostava que bebessem porque isso podia prejudicá-los ao dirigir na volta para casa. Em vez de sentir-me deslocado nos coquetéis, em pouco tempo passei a ser o centro das atenções.  Isso me ajudou a conhecer mais pessoas e a cumprir o propósito pelo qual tinha ido àquelas reuniões.”

“Aprendi uma lição importante com o que aconteceu. Se eu cumprir minha promessa ao Senhor, Ele sempre vai cumprir Sua promessa para mim. Ele sempre vai cumprir Sua parte no trato, e muito, muito mais, se eu cumprir a minha.”