Podemos Mudar!


Os profetas e apóstolos nos dão a esperança de que, por meio da Expiação de Jesus Cristo, todos os filhos de Deus são capazes de mudar para melhor.



“A passagem do tempo não alterou a capacidade do Redentor de mudar a vida dos homens — a nossa vida e a vida daqueles com quem trabalhamos”, ensina o Presidente Monson. “Veremos que aqueles a quem servimos, que sentiram por intermédio do nosso trabalho o amor do Salvador, por alguma razão não conseguem explicar a mudança que ocorreu em sua vida. Eles têm o desejo de servirem fielmente, de serem humildes, de viverem de modo mais semelhante ao Salvador. (…)

“Há duas razões básicas que são em grande parte responsáveis por essas mudanças de atitude, de hábitos e comportamento. Primeiro, foi mostrado a esses homens o seu potencial eterno, e eles decidiram alcançá-lo. Os homens não se detêm na mediocridade por muito tempo ao verem que a excelência está ao seu alcance” (“Ao Resgate”, Conferência Geral de abril de 2001).

“O Evangelho de Jesus Cristo desafia-nos a mudar”, diz o Élder Dallin H. Oaks. O ‘arrependimento’ é a mensagem que ouvimos mais frequentemente, e arrepender-se significa abandonar todas as nossas práticas — pessoais, familiares, étnicas e nacionais — que sejam contrárias aos mandamentos de Deus. O propósito do evangelho é transformar criaturas comuns em cidadãos celestiais, e isso exige mudanças” (“Arrependimento e Mudança”, Conferência Geral de outubro 2003).

“Decida parar o que está fazendo de errado”, aconselha o Élder Richard G. Scott. “Então, busque tudo em sua vida que alimenta o hábito, como pensamentos negativos, ambiente insalubre e seus companheiros no erro. Sistematicamente elimine ou supere tudo o que contribui para essa parte negativa de sua vida. Então abandone as coisas negativas permanentemente (…)

Prometo-lhe, em nome do Senhor, que Ele vai ajudá-lo. Ele o ajudará em cada momento de necessidade. Ele deu Sua vida para que você possa mudar a sua vida. Prometo-lhe que você vai sentir Seu amor, Sua força e Seu apoio. Confie Nele completamente. Ele não vai cometer nenhum erro. Ele sabe o que faz. Por favor, decida agora mudar sua vida. Seja obediente aos Seus ensinamentos, e Ele vai abençoá-lo” (“Encontrar o Caminho de Volta”, Conferência Geral de abril de 1990).

“Na verdade“, ensina o Élder David A. Bednar, “a essência do evangelho de Jesus Cristo implica uma mudança fundamental e permanente em nossa própria natureza, mudança essa somente possível por meio de nossa confiança ‘nos méritos e misericórdia e graça do Santo Messias’” (2 Néfi 2:8). Quando decidimos seguir o Mestre, tomamos a decisão de ser transformados, de renascer espiritualmente. Esse renascimento, diz o Élder Bednar, envolve um processo que leva “tempo, persistência e paciência”:

“Linha sobre linha, preceito sobre preceito, gradualmente e de maneira quase imperceptível, nossos motivos, nossos pensamentos, palavras e ações entram em harmonia com a vontade de Deus.” (“Necessário Vos É Nascer de Novo”, Conferência Geral de abril de 2007).