Vem, e Segue-Me
11 a 17 de março. Mateus 10–12; Marcos 2; Lucas 7; 11: “Jesus enviou esses doze”


“11 a 17 de março. Mateus 10–12; Marcos 2; Lucas 7; 11: ‘Jesus enviou esses doze’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Novo Testamento 2019

“11 a 17 de março. Mateus 10–12; Marcos 2; Lucas 7; 11”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2019

Imagem
Jesus ordenando Pedro

11 a 17 de março

Mateus 10–12; Marcos 2; Lucas 711

“Jesus enviou esses doze”

Ao ler Mateus 10–12; Marcos 2 e Lucas 711, procure anotar as impressões que receber do Espírito Santo. Procure ponderá-las e registrá-las.

Registre suas impressões

A notícia dos milagres de cura feitos por Jesus estava se espalhando rapidamente. As multidões O seguiam, com a esperança de receber ajuda para suas enfermidades. Mas, quando o Salvador contemplou as multidões, Ele viu mais do que suas enfermidades físicas. Cheio de compaixão, Ele viu “ovelhas que não têm pastor” (Mateus 9:36). “A seara é realmente grande”, observou Ele, “mas poucos são os ceifeiros” (Mateus 9:37). Assim Ele chamou 12 apóstolos, “deu-lhes poder” e os enviou para pregar e ministrar às “ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mateus 10:1, 6). Hoje em dia, a necessidade de mais ceifeiros para servir aos filhos do Pai Celestial é igualmente grande. Ainda temos 12 apóstolos, mas existem discípulos de Jesus Cristo mais do que nunca — pessoas que podem declarar a todo o mundo: “É chegado o reino dos céus” (Mateus 10:7).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Mateus 10

O Senhor concede a Seus servos poder para realizar Sua obra.

A instrução que Jesus deu em Mateus 10 foi para Seus apóstolos, mas todos temos parte na obra do Senhor. Que poder Cristo deu aos Seus apóstolos para ajudá-los a cumprir sua missão? Como você pode ter acesso ao poder Dele no trabalho que foi chamado a realizar? (Ver 2 Coríntios 6:1–10; D&C 121:34–46.)

Imagem
Quórum dos Doze

Os doze apóstolos realizam o trabalho do Senhor hoje em dia.

Ao ler o encargo que Cristo deu a Seus apóstolos, você pode receber inspiração a respeito do trabalho que o Senhor deseja que você faça. O quadro a seguir pode ajudá-lo a organizar seus pensamentos:

Mateus 10

Inspirações que recebo

O Salvador deu poder a Seus discípulos.

Inspirações que recebo

Deus me concederá o poder necessário para realizar meu trabalho.

Inspirações que recebo

Ver também Regras de Fé 1:6; Guia para Estudo das Escrituras, “Apóstolo”; “Jesus Chama os Doze Apóstolos para Pregar o Evangelho e Abençoar Outras Pessoas” (vídeo, LDS.org).

Mateus 10:17–20

Quando eu estiver a serviço do Senhor, Ele me inspirará quanto ao que dizer.

O Senhor profetizou que Seus discípulos seriam perseguidos e questionou a sua fé — algo semelhante ao que os discípulos podem experimentar atualmente. Mas Ele prometeu aos discípulos que saberiam por meio do Espírito o que dizer. Você teve experiências de quando essa promessa divina foi cumprida em sua vida? Isso pode ter ocorrido quando você prestou seu testemunho, proferiu uma bênção ou conversou com alguém? Se desejar, conte sua experiência a um ente querido ou a registre em um diário de estudo.

Ver também Lucas 12:11–12; Doutrina e Convênios 84:85.

Mateus 10:34–39

O que Jesus quis dizer com “Não vim trazer a paz, mas a espada”?

O élder D. Todd Christofferson ensinou: “Tenho certeza de que vários de vocês foram rejeitados e deixados de lado pelo pai, pela mãe e por irmãos ao aceitarem o evangelho de Jesus Cristo e entrarem em Seu convênio. De uma forma ou de outra, seu amor maior a Cristo exigiu o sacrifício de relacionamentos que lhes eram caros, e vocês derramaram muitas lágrimas. No entanto, sem diminuírem seu próprio amor, vocês se mantêm firmes sob essa cruz, mostrando que não têm vergonha do Filho de Deus” (“Achar sua vida”, A Liahona, março de 2016, p. 20).

Essa disposição de perder relacionamentos queridos com o objetivo de seguir o Salvador vem com uma promessa: “Quem achar a sua vida, perdê-la-á; e quem perder a sua vida por minha causa, achá-la-á” (Mateus 10:39).

Mateus 11:28–30

Jesus Cristo me concederá o descanso quando eu confiar Nele e em Sua Expiação.

Todos carregamos fardos — alguns resultantes de nossos pecados e erros, outros causados pelas escolhas de outros e mesmo alguns que não são culpa de ninguém, mas que simplesmente fazem parte de nossa vida na Terra. Quaisquer que sejam as razões de nossas dificuldades, Jesus apela para virmos a Ele para que Ele nos ajude a carregar nossos fardos e a encontrar alívio (ver também Mosias 24). O élder David A. Bednar ensinou: “A realização e o cumprimento de convênios sagrados nos vinculam ao jugo do Senhor Jesus Cristo” (“Carregar seus fardos com facilidade”, A Liahona, maio de 2014, p. 88). Com isso em mente, pondere questões como as que seguem para entender melhor as palavras do Salvador nos versículos citados: “Como meus convênios me vinculam ao jugo do Salvador?”, “O que preciso fazer para vir a Cristo?” ou “Em que sentido o jugo do Senhor é suave e Seu fardo é leve?”

Quais outras perguntas vêm à sua mente à medida que você lê? Registre-as e procure respostas ao longo dessa semana nas escrituras e nas palavras dos profetas. Você pode encontrar respostas para suas perguntas na mensagem do élder David A. Bednar, mencionada anteriormente.

Lucas&7:36–50

Ao receber o perdão de meus pecados, meu amor pelo Salvador se torna mais profundo.

Você se imagina no relato desses versículos sobre a visita do Salvador a Simão, o fariseu? Será que alguma vez você já foi como Simão? O que você pode fazer para seguir o exemplo da mulher ao mostrar humildade e amor por Jesus Cristo? Em que ocasião você sentiu a ternura e a misericórdia que o Senhor demonstrou para a mulher? O que você aprendeu com esses versículos sobre como o perdão fortalece nosso amor pelo Salvador?

Imagem
ícone de estudo familiar

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Ao ler as escrituras com sua família, o Espírito pode ajudá-lo a saber quais princípios devem ser enfatizados e debatidos a fim de satisfazer as necessidades de sua família. Eis algumas sugestões:

Mateus 10:40

Ao considerarmos as mensagens da conferência geral mais recente, como estamos recebendo e seguindo o conselho dos apóstolos modernos em nossa família? Como nossa obediência aos seus conselhos nos aproxima de Jesus Cristo?

Mateus 11:28–30

Você pode ajudar sua família a visualizar os ensinamentos do Salvador nesses versículos fazendo com que, alternadamente, cada familiar puxe alguma coisa pesada, primeiro sozinho e depois com a ajuda de outro. Quais são alguns dos fardos que carregamos? O que significa tomar o jugo de Cristo sobre nós? A gravura neste esboço pode ajudá-lo a explicar o que é um jugo.

Mateus 12:10–13; Marcos 2:23–28

Como podemos “fazer o bem” no Dia do Senhor? (Mateus 12:12.) De quais maneiras o Salvador nos cura no Dia do Senhor?

Para mais ideias para ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar.

Aperfeiçoar o estudo pessoal

Ouça o Espírito. Ao estudar, preste atenção aos pensamentos e sentimentos que tiver (ver D&C 8:2–3) mesmo que eles pareçam não ter nada a ver com o que você está lendo. Essas impressões podem ser exatamente o que Deus quer que você saiba e faça.

Imagem
Construção do Templo de Kirtland

O Salvador disse: “Tomai sobre vós o meu jugo” (Mateus 11:29).

Kirtland and the First Temple [Kirtland e o Primeiro Templo], de Dan Burr