Vem, e Segue-Me
22 a 28 de abril. Mateus 18; Lucas 10: “Que farei para herdar a vida eterna?”


“22 a 28 de abril. Mateus 18; Lucas 10: ‘Que farei para herdar a vida eterna?’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Novo Testamento 2019

“22 a 28 de abril. Mateus 18; Lucas 10”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2019

Imagem
o bom samaritano

The Good Samaritan [O Bom Samaritano], de Dan Burr

22 a 28 de abril

Mateus 18; Lucas 10

“Que farei para herdar a vida eterna?”

Ao ler fervorosamente e ponderar Mateus 18 e Lucas 10, fique atento aos sussurros do Espírito Santo. Ele lhe dirá como esses ensinamentos e essas histórias se aplicam a você. Registre as impressões recebidas.

Registre suas impressões

Quando você faz uma pergunta ao Senhor, pode receber uma resposta inesperada. Quem é o meu próximo? Qualquer um que necessite de sua ajuda e seu amor. Quem é o maior no reino dos céus? Uma criança. É suficiente perdoar a um ofensor sete vezes? Não, você dever perdoar setenta vezes sete. (Ver Lucas 10:29–37; Mateus 18:4, 21–22.) Se você está buscando a vontade do Senhor, não para “justificar-se a si mesmo” (Lucas 10:29), mas realmente desejando aprender com Ele, o Senhor lhe ensinará a maneira de viver que conduzirá à vida eterna com Ele.

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Mateus 18:21–35

Devo perdoar aos outros se quiser receber o perdão de Deus.

A sugestão de Pedro de que poderia perdoar a alguém sete vezes pode parecer muito generosa, mas Jesus ensinou uma lei maior. Sua resposta “Não te digo: Até sete; mas, até setenta vezes sete” estava ensinando não a respeito de números, mas em vez disso apresentava uma atitude cristã de perdoar. Ao ler a parábola do servo incompassivo, pondere sobre as ocasiões em que você sentiu a misericórdia e a compaixão de Deus. Existe alguém que necessita sentir sua misericórdia e compaixão?

O élder David E. Sorensen, dos Setenta, ensinou: “Gostaria de deixar bem claro que o perdão dos pecados não deve ser confundido com tolerância em relação ao mal. (…) Embora devamos perdoar uma pessoa que nos prejudicou, devemos ainda assim trabalhar construtivamente para impedir que a injúria se repita” (“O perdão transforma a amargura em amor”, A Liahona, maio de 2003, p. 12).

(Ver também “Perdão”, Tópicos do Evangelho, LDS.org/topics?lang=por.)

Lucas 10:1–20

Quem são os setenta?

Seguindo um padrão estabelecido nos tempos do Velho Testamento (ver Êxodo 24:1; Números 11:16), Jesus Cristo “designou (…) ainda outros setenta”, além dos Seus doze apóstolos, para testificar Dele, pregar Seu evangelho e auxiliá-Lo em Sua obra. Esse padrão continua na Igreja restaurada. Os setenta são chamados pela Primeira Presidência em sua missão como testemunhas especiais de Jesus Cristo em todo o mundo. Os setenta são organizados em quóruns. Os membros dos primeiros dois quóruns são designados como setentas autoridades gerais, enquanto os membros dos demais quóruns recebem a designação de setentas de área. (Ver também D&C 107:25–26, 33–34, 97.)

Lucas 10: 25–37

Para obter a vida eterna, devo amar a Deus e a meu próximo como a mim mesmo.

É proveitoso lembrar que a parábola do bom samaritano foi a maneira de Jesus responder à questão: “Quem é o meu próximo?” Ao ler essa parábola, tenha em mente essa pergunta. Que respostas você encontrou?

Nos dias de Jesus, a animosidade entre os judeus e os samaritanos se arrastava por séculos. Os samaritanos eram descendentes dos judeus que viviam em Samaria e que haviam constituído casamentos com os gentios. Os judeus sentiam que os samaritanos tinham se corrompido por sua associação com os gentios e haviam entrado em apostasia. Os judeus eram capazes de desviar quilômetros de seu caminho para evitar passar por Samaria. (Ver também Lucas 9:52–54; 17:11–18; João 4:9; 8:48.)

Por que você acha que o Salvador escolheu um samaritano, alguém que era odiado pelos judeus, como exemplo de compaixão e amor ao próximo? Como essa parábola o inspira a demonstrar mais misericórdia ao seu próximo?

Ver também Mosias 2:17; “A Parábola do Bom Samaritano” (vídeo, LDS.org); “Sim, eu te seguirei”, Hinos, nº 134.

Lucas 10:38–42

Escolhemos a “boa parte” ao fazermos escolhas que conduzem à vida eterna.

A irmã Bonnie D. Parkin, ex-presidente geral da Sociedade de Socorro, ensinou: “Maria e Marta são vocês e eu. (…) Aquelas duas amavam ao Senhor e desejavam demonstrar esse amor. Naquela ocasião, parece-me que Maria expressou seu amor ouvindo Suas palavras, enquanto Marta expressou o dela servindo-O. (…) [Jesus] não rejeitou a solicitude de Marta, mas, em vez disso, redirecionou sua atenção dizendo-lhe que escolhesse ‘a boa parte’. E o que é isso? (…) A única coisa necessária é escolher a vida eterna (ver 2 Néfi 2:28). Escolhemos diariamente” (“Escolher a caridade: A boa parte”, A Liahona, novembro de 2003, pp. 104–105). Como você resumiria com suas próprias palavras o conselho do Senhor dado a Marta? Examine sua agenda — existe alguma coisa “necessária” que precise mais da sua atenção?

Imagem
ícone de estudo familiar

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Ao ler as escrituras com sua família, o Espírito pode ajudá-lo a saber quais princípios devem ser enfatizados e debatidos a fim de satisfazer as necessidades de sua família. Eis algumas sugestões:

Mateus 18; Lucas 10

Quais são alguns hinos que sua família poderia cantar relacionados às verdades ensinadas nesses capítulos? Dois exemplos são “Sim, eu te seguirei” e “Neste mundo”, Hinos, nº 134 e 136, mas existem muitos outros. Como as palavras desses hinos ajudam sua família a entender melhor os ensinamentos do Salvador?

Mateus 18:1–11

Por que Jesus deseja que nos tornemos como uma criança? Quais são algumas características das crianças que podem nos tornar mais semelhantes a Cristo se as incorporarmos em nossa vida? (Ver Mosias 3:19.)

Imagem
Jesus com as crianças em seu colo

Jesus deseja que Seus discípulos se tornem como as criancinhas.

Lucas 10:25–37

O que pode ser feito para que a parábola do bom samaritano se torne mais relevante em sua família? Será que eles gostariam de usar vestimentas da época e fazer uma representação? Assegure-se de ajudar sua família a visualizar como eles podem ser mais semelhantes ao bom samaritano. Há alguém na escola ou na Igreja com necessidades que podemos ajudar a suprir? O que podemos fazer por essa pessoa?

Lucas 10:40–42

É difícil, às vezes, encaixar ações espirituais na rotina de sua família? A história de Maria e Marta pode inspirar um conselho de família ou uma noite familiar sobre como colocá-la em prática. Vocês podem montar uma lista em família com maneiras de escolher “a boa parte” (ver Lucas 10:42).

Para mais ideias para ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar.

Aperfeiçoar o ensino

Promover uma atmosfera de amor. A maneira como os membros da família se sentem e se tratam mutuamente pode influenciar profundamente o espírito em seu lar. Ajude todos os membros de sua família a fazerem sua parte para estabelecer um lar amoroso e respeitoso a fim de que todos se sintam seguros em compartilhar suas experiências, suas perguntas e seu testemunho. (Ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 15.)

Imagem
Cristo com Maria e Marta

Christ in the Home of Mary and Martha [Cristo na Casa de Maria e Marta], de Walter Rane