Aprender o Evangelho

Procurar Conhecimento pelo Estudo e pela Fé


Por Que Buscamos o Aprendizado

O Senhor ordena que “[procuremos] conhecimento, sim, pelo estudo e também pela fé” (D&C 88:118). Buscamos conhecimento, não só porque é um mandamento — nós o buscamos porque o desejo de pedir, buscar e encontrar respostas às perguntas da vida foi colocado em nosso coração pelo Pai Celestial. Ele quer que busquemos continuamente a verdade eterna, porque isso é essencial para podermos conhecê-Lo. Por meio do estudo sincero do evangelho restaurado, aprendemos sobre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Aprendemos quem somos, por que estamos nesta Terra, e como devemos viver para desfrutar a felicidade e paz nesta vida e a plenitude da alegria na próxima.

Aprender pelo Estudo

O Evangelho de Jesus Cristo é rico o suficiente para desafiar e inspirar a mente mais brilhante, mas simples o suficiente para ser compreendido por uma criança. O estudo do evangelho não exige instrução acadêmica formal, mas envolve razão e esforço mental. O Senhor espera que “busquemos (…) diligentemente”. Em nossa busca da verdade, lemos, ponderamos e analisamos as informações e avaliamos sua fidedignidade. Devemos examinar as suposições por trás de várias teorias, bem como nossos próprios pensamentos e buscar colocar os fatos em seu contexto adequado. Somos exigentes e cuidadosos, sempre nos lembrando que nosso conhecimento é incompleto, mas crescente. Buscamos continuamente o Espírito e nos apegamos à nossa fé.

Aprender pela Fé

Por nossa perspectiva e conhecimento serem limitados, somente podemos encontrar verdades espirituais se a fé for parte da fórmula. “Fé não é ter um perfeito conhecimento das coisas; portanto, se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não veem e que são verdadeiras” (Alma 32:21). A fé, que se inicia como uma crença ou o simples desejo de acreditar, exige esforço mental e espiritual. Expressamos nossa fé por meio das palavras que falamos e agindo na verdade que já recebemos. Ao fazê-lo, nossa fé aumenta, e recebemos maior conhecimento pelo Espírito e por nossa experiência. Não vem de uma vez, mas linha sobre linha. Entretanto, a esperança produzida pela nossa fé serve como uma âncora para nossa alma, tornando-nos seguros e constantes, ao buscarmos aprender e adquirir conhecimento (ver Éter 12:4).

A fé e a razão são como as asas de um avião — ambas são necessárias para manter o avião em voo. Se por nossa perspectiva limitada a razão parecer contradizer a fé, podemos continuar nosso estudo apegando-nos firmemente à nossa fé. Não descartamos a fé, da mesma forma que não se pode destacar a asa de um avião em voo!

A Palavra de Deus

Nossa busca pela verdade será infrutífera se negligenciarmos a fonte da verdade: o próprio Deus. Enquanto buscamos aprender pelo estudo e também pela fé, nos voltamos continuamente à palavra de Deus como encontrada nas escrituras, nas palavras dos profetas vivos, e na revelação pessoal por meio da oração.

Uma Promessa

Ao buscarmos conhecimento paciente e diligentemente pelo estudo e também pela fé, “[cresceremos] no conhecimento da glória daquele que [nos] criou, ou seja, no conhecimento daquilo que é justo e verdadeiro” (Mosias 4:12), pois ele promete: “achegai-vos a mim e eu achegar-me-ei a vós; procurai-me diligentemente e achar-me-eis; pedi e recebereis; batei e ser-vos-á aberto”. (D&C 88:63).

Velho Testamento — Manual do Aluno

Usar Comentários Úteis das Escrituras

Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Lorenzo Snow

Estudar os Ensinamentos dos Profetas Modernos

Jesus Cristo

Assistir aos Vídeos Sobre a Vida de Cristo