Misericórdia


Misericórdia é tratar uma pessoa mais compassivamente do que ela merece, e isso se torna possível graças à Expiação de Jesus Cristo. Nosso Pai Celestial conhece nossas fraquezas e nossos pecados. Ele demonstra misericórdia quando perdoa nossos pecados e nos ajuda a voltar a viver em Sua presença.

Informações Adicionais

Tal compaixão pode parecer estar em conflito com a lei da justiça que não permite que qualquer coisa imunda habite com Deus (ver 1 Néfi 10:21). Mas a Expiação de Jesus Cristo possibilitou que Deus fosse “um Deus perfeito, justo e também um Deus misericordioso” (Alma 42:15).

O Salvador satisfez as exigências da justiça quando ficou em nosso lugar e pagou o preço de nossos pecados. Graças a esse ato altruísta, o Pai pode misericordiosamente suspender a punição que deveríamos receber e nos receber em Sua presença. Para receber o perdão do Senhor, precisamos nos arrepender sinceramente de nossos pecados. Como ensinou o profeta Alma: “A justiça exerce todos os seus direitos e a misericórdia também reclama tudo quanto lhe pertence; e assim ninguém, a não ser o verdadeiro penitente, é salvo” (Alma 42:24; ver também Alma 42:22–23, 25).

O perdão dos pecados não é o único dom de misericórdia do Pai Celestial e de Jesus Cristo. Toda bênção que recebemos é um ato de misericórdia maior do que poderíamos merecer. Mórmon ensinou: “(…) todas as coisas boas vêm de Cristo; de outro modo os homens estariam decaídos e nada de bom lhes poderia advir” (Morôni 7:24). Por exemplo, recebemos a misericórdia divina quando o Pai Celestial ouve nossas orações e responde a elas , quando recebemos orientação do Espírito Santo e quando somos curados de uma enfermidade por meio do poder do sacerdócio. Embora todas essas bênçãos venham como resultado de nossa obediência, jamais poderíamos recebê-las apenas por esforço próprio. Elas são dons de misericórdia de um Pai amoroso e compassivo.

Falando a Seus discípulos, o Salvador ordenou: “Sede (…) misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6:36). Podemos seguir o exemplo de misericórdia do Pai Celestial em nosso relacionamento com os outros. Podemos empenhar-nos para livrar a nossa vida da arrogância, do orgulho e da presunção. Podemos procurar meios de ser compassivos, respeitosos, tolerantes, gentis e pacientes, mesmo quando percebemos as limitações das outras pessoas.

Ver Mais

Referências das Escrituras

Mateus 5:7
 
Lucas 10:25-37
 
Alma 34:14-16
 

Mais Materiais para Estudo