Satanás


Satanás, também chamado de adversário ou diabo, é o inimigo da retidão e daqueles que procuram seguir a Deus. Ele é filho espiritual de Deus e foi uma vez um anjo “que possuía autoridade na presença de Deus” (D&C 76:25; ver também Isaías 14:12; D&C 76:26–27). Mas no Conselho pré-mortal nos Céus, Lúcifer, como Satanás era então chamado, rebelou-se contra Deus. Desde aquela época, ele procura destruir os filhos de Deus na Terra e torná-los infelizes.

Informações Adicionais

Uma das principais questões do conflito entre Deus e Satanás é o arbítrio. O arbítrio é uma dádiva preciosa de Deus, sendo essencial para Seus filhos. Na rebelião contra Deus, Satanás “procurou destruir o arbítrio do homem” (Moisés 4:3). Ele disse: “(…) redimirei a humanidade toda, de modo que nenhuma alma se perca; e sem dúvida eu o farei; portanto dá-me a tua honra” (Moisés 4:1).

Satanás persuadiu “uma terça parte das hostes do céu” a afastar-se do Pai (D&C 29:36). Como resultado dessa rebelião, Satanás e seus seguidores foram expulsos da presença de Deus e foi-lhes negada a bênção de receberem um corpo físico (ver Apocalipse 12:9).

O Pai Celestial permite que Satanás e seus seguidores nos tentem como parte de nossa experiência na mortalidade (ver 2 Néfi 2:11–14; D&C 29:39). Uma vez que Satanás “procura tornar todos os homens tão miseráveis como ele próprio” (2 Néfi 2:27), ele e seus seguidores tentam desviar-nos da retidão. Ele direciona sua mais vigorosa oposição aos aspectos mais importantes do plano de felicidade do Pai Celestial. Por exemplo, ele procura desacreditar o Salvador e o sacerdócio, lançar dúvidas sobre o poder da Expiação, falsificar a revelação, distrair-nos da verdade, além de tentar convencer-nos de que não somos responsáveis por nossos atos. Ele tenta destruir a família confundindo os papéis sexuais, promovendo relações sexuais fora do casamento, ridicularizando o casamento e desencorajando a geração de filhos pelos adultos casados que, em outras circunstâncias, criariam filhos em retidão.

As pessoas não precisam ceder às tentações de Satanás. Cada um tem o poder dentro de si para escolher o bem em vez do mal, e o Senhor prometeu ajudar todos que O buscarem por meio da oração sincera.

Ver Mais

Mais Materiais para Estudo

  • “Liberdade de Escolha” Princípios do Evangelho, Capítulo 4

  • “Diabo” Guia para Estudo das Escrituras

  • “Diabo” Dicionário Bíblico, pp. 656-657

  • “Como Resistir às Tentações do Mundo” Manual Básico da Mulher SUD: Parte B, Lição 14