Pular para a Navegação Principal
Jovens Menu

O Que uma Bênção Patriarcal Pode Fazer por Você

David A. Edwards Revistas da Igreja

As palavras do nosso profeta ajudam-nos a compreender melhor o grande valor de nossa bênção patriarcal.

Às vezes ouvimos sobre as pessoas que, sentindo a necessidade de um pouco mais de orientação espiritual, abrem as escrituras em uma página aleatória, para ver se algo se destaca. Embora esse método possa ajudar ocasionalmente (como uma terna misericórdia do Senhor ou, simplesmente, como um exercício mental e espiritual), existe uma fonte de orientação pessoal do Senhor, que pode ser mais útil do que o virar aleatório das escrituras.

“Leiam-na [sua bênção patriarcal] com frequência”, disse o Presidente Thomas S. Monson. “Estudem-na cuidadosamente. Sejam guiadas por suas advertências. Vivam para merecer suas promessas. Se ainda não tiverem recebido sua bênção patriarcal, planejem-se para recebê-la e, depois, valorizem-na”. 1

O Presidente Monson tem comparado uma série de coisas, inclusive o seguinte, que pode ajudá-lo a aprender a estudar em sua bênção patriarcal.

“Revelação para a pessoa que a recebe” 2

Já se perguntou como seria ver seu nome em Doutrina e Convênios, como um dos primeiros membros da Igreja ali mencionados? Bem, de acordo com o Presidente Ezra Taft Benson (1899 – 1994), uma bênção patriarcal é “uma escritura particular”. 3 Portanto, se pensar sobre como estudar as escrituras, pode aplicar essas ideias para o estudo de sua bênção patriarcal — fazendo referências cruzadas, mantendo um diário dos sussurros que recebe, enquanto você lê, orando, ponderando, fazendo listas, memorizando “versículos”, e assim por diante.

“Uma linha branca no meio da estrada” 4

Imagine-se indo ao longo de uma estrada estreita, com uma linha branca no meio. Quando está escuro ou nublado, é fácil desviar-se da estrada, mas você pode olhar para essa linha, para manter-se no caminho. Ao estudar sua bênção patriarcal, pense em como seus conselhos e promessas lhe dão orientação, segurança e paz, ao enfrentar provações ou decisões difíceis.

“Capítulos de seu livro de possibilidades eternas” 5

Sua bênção patriarcal não revela todas as coisas que lhe vão acontecer na vida, mas dá-lhe uma percepção de muitas das incríveis possibilidades. Estude cada um desses “capítulos” de sua vida com os olhos voltados à história mais ampla de quem e o que você está-se tornando. Então, a personagem principal dessa história — você — pode começar a vir para um enfoque mais acentuado.

“Leia-a [sua bênção patriarcal] com frequência. Estude-a cuidadosamente. Seja guiado por suas advertências. Viva para merecer suas promessas.” — Presidente Thomas S. Monson

“Uma Liahona pessoal” 6

Lembre-se, a Liahona seria uma bússola perfeita para a família de Leí, quando viajaram para a terra prometida — se lhe dessem atenção e guardassem os mandamentos do Senhor (ver 1 Néfi 16:28–29; Alma 37:38–40). Em sua jornada para as promessas de sua bênção patriarcal, tome nota especial do que essa Liahona pessoal lhe diz sobre o que evitar e o que fazer, para obter essas promessas.

“Seu passaporte para uma vida de paz”7

Um passaporte permite que você entre em um novo país. Mas simplesmente ter um passaporte não permite que você experimente o que esse novo país tem a oferecer. Você tem que usá-lo. Faça viagens frequentes a um lugar de paz, estudando sua bênção patriarcal com frequência.

Questões Práticas

Aqui estão algumas coisas a considerar, quando se trata de sua bênção patriarcal:

  • Se ainda não tem uma bênção patriarcal e sentir que pode estar pronto para recebê-la, converse com seus pais e seu bispo ou presidente de ramo.
  • As bênçãos patriarcais são sagradas e não devem ser compartilhadas com ninguém, a não ser com os membros da família. Não devem ser lidas nas reuniões da igreja ou em outras reuniões públicas.
  • Mantenha a cópia original de sua bênção em um lugar seguro, onde não vai perdê-la e outros não a leiam.
  • Considere a possibilidade de fazer uma cópia separada (ou duas) de sua bênção, para estudá-la com frequência. Você poderá manter essa cópia em um lugar seguro, perto de suas escrituras, para facilitar-lhe o acesso ao estudar.
  • Se você fizer uma cópia eletrônica de sua bênção, provavelmente será melhor guardá-la onde as pessoas não poderão vê-la e proteger o arquivo por senha, se for uma unidade de computador.
  • Todas as bênçãos patriarcais são armazenadas na sede da Igreja, para que, se você perder sua cópia, possa solicitar uma outra em apps.lds.org/pbrequest. Você precisará de uma conta SUD.

Juntar-se à Conversa

Durante o mês de maio, você vai aprender sobre revelação em seus quóruns do sacerdócio e das Moças e aulas da Escola Dominical. Uma forma de revelação pessoal é uma bênção patriarcal, com advertências, avisos e promessas específicas para sua vida.

Se ainda não recebeu uma bênção patriarcal, pense em como pode preparar-se para recebê-la no futuro. Se já recebeu, pense em maneiras pelas quais se preparou e o que faz hoje para receber forças ao estudá-la.

Esteja preparado para partilhar esses pensamentos com sua família, classe ou quórum, conforme guiado pelo Espírito. Você também pode partilhar conselhos com outros jovens, clicando em Compartilhe sua experiência abaixo.

Observações

  1. Thomas S. Monson, “Tenham Coragem”, A Liahona, maio de 2009, pp. 123–127.
  2. Thomas S. Monson, “ Vossa Bênção Patriarcal: Uma Liahona de Luz”, A Liahona, janeiro de 1987, p. 66.
  3. Ezra Taft Benson, “Aos ‘Jovens de Nobre Estirpe’”, A Liahona julho de 1986, p. 43; “Às Moças da Igreja”, A Liahona, janeiro de 1987, p. 82.
  4. Thomas S. Monson, “Vossa Bênção Patriarcal”, p. 66.
  5. Thomas S. Monson, “Vossa Bênção Patriarcal”, p. 66.
  6. Thomas S. Monson, “Vossa Bênção Patriarcal”, p. 66.
  7. Thomas S. Monson, “Vossa Bênção Patriarcal”, p. 67.

Erro no envio de formulário. Certifique-se de que todos os campos estejam preenchidos corretamente e tente novamente.

 
1000 caracteres restantes