2004
Se Eu Obedecer, Feliz Sempre Vou Ser!
Abril de 2004


Tempo de Compartilhar

Se Eu Obedecer, Feliz Sempre Vou Ser!

“A felicidade na vida familiar é mais provável de ser alcançada quando fundamentada nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo.” (“A Família: Proclamação ao Mundo”, A Liahona, outubro de 1998, p. 24)

Depois de uma noite familiar sobre a obediência, Brandon, de quatro anos de idade, estava ansioso para obedecer melhor ainda a seu pai e sua mãe. Ele e sua mãe decidiram que uma frase poderia ajudá-lo nesse empenho: “Se eu obedecer, feliz sempre vou ser!”

Certo dia, Brandon quis brincar na casa de um amigo. Correu até o outro extremo do quintal quando de repente lhe vieram à mente as palavras: “Se eu obedecer, feliz sempre vou ser!” Ao lembrar-se de que sempre devia pedir permissão a sua mãe antes de sair, Brandon voltou para casa.

Ao completar oito anos de idade, Brandon foi batizado e recebeu o dom do Espírito Santo. Ele leu em suas escrituras que o Espírito Santo lhe mostraria todas as coisas que deveria fazer. (Ver 2 Néfi 32:5.) O Brandon sabia que o Espírito Santo o ajudaria a lembrar-se de seguir a Jesus Cristo.

Jesus Cristo deixou-nos o exemplo perfeito. As escrituras ensinam-nos: “Bem-aventurado aquele que (…) anda nos (…) caminhos [do Senhor]. (…) Feliz serás, e te irá bem”. (Salmos 128:1–2) Quando seguimos a Jesus Cristo, seremos felizes sempre, por toda a eternidade!

Livro das Bem-Aventuranças

No Sermão da Montanha (ver Mateus 5; 3 Néfi 12), Jesus ensinou-nos como viver a fim de sermos felizes. Alguns desses ensinamentos são conhecidos como as Bem-aventuranças. Bem-aventurança significa “felicidade” ou “bênção”. Para fazer um Livro das Bem-Aventuranças, cole a página A7 numa folha de papel. Corte nas linhas sólidas. Cole a segunda tira na aba da primeira tira. Dobre nas linhas pontilhadas.

Idéias para o Tempo de Compartilhar

  1. 1. Prepare e esconda tiras de papel com as seguintes palavras: O, Espírito Santo, Vai, Ajudar-me, a, Seguir, Jesus Cristo. Chame a atenção das crianças sussurrando: “Ouçam minha voz, e os ajudarei a encontrar as tiras”. Sussurre as instruções e ajude a criança a achar cada tira. Em seguida, sussurre as instruções para ajudar as crianças a colocarem-nas em ordem. Recitem a frase juntos. Lembre às crianças que o Espírito Santo também fala com mansidão e ajuda-nos a seguir a Jesus Cristo. Mostre às crianças uma fotografia da Primeira Presidência e leia os primeiros dois parágrafos do guia Fé em Deus . Mostre uma gravura do Salvador e leia sobre os convênios batismais nas páginas 2 e 3. Peça às crianças que leiam e escrevam as três promessas que fazemos ao sermos batizados: guardar Seus mandamentos, tomar Seu nome sobre n ó s e recordá-Lo sempre. Se guardarmos nossos convênios batismais, o Espírito Santo sempre estará conosco. Convide os adultos ou as crianças a relatarem experiências de como foram beneficiados por ouvirem o Espírito Santo. Peça às crianças que pensem no amor do Salvador ao cantarem um hino.

  2. 2. Faça o jogo Seguir o Líder. Peça às crianças que ouçam atentamente suas ordens e as sigam apenas quando você disser: “O líder diz” primeiro. (Por exemplo, “o líder diz: andem sem sair do lugar”; “parem de andar” — nessa segunda ordem, as crianças não devem obedecer, pois você não disse antes “o líder diz”.) Diga às crianças que elas seguiram muito bem o líder e explique que há alguém que elas devem ouvir atentamente e seguir. Leiam juntos João 13:15. Mostre a gravura do Salvador. Em volta dessa gravura, relacione hinos que mostram como podemos segui-Lo. Incentive as crianças maiores e menores a trabalharem em conjunto quando você as dividir em grupos. Dê a cada grupo uma referência das escrituras. (Por exemplo, Efésios 4:32; I João 4:11; Mosias 1:6–7; D&C 21:1, 4–5.) Peça que elas: (1) leiam a escritura em voz alta e expliquem o princípio que devemos seguir; (2) escolham um hino relacionado ao ensinamento de Jesus Cristo e convidem as outras crianças a cantá-lo; (3) façam encenações que ilustrem maneiras pelas quais podemos seguir o ensinamento de Jesus Cristo e permitir aos outros adivinhar o que estão fazendo; (4) expliquem como seremos felizes guardando esse mandamento.