2016
Vem, e Segue-Me: Ensinar os Princípios Básicos no Lar
Janeiro de 2016


Vem, e Segue-Me: Ensinar os Princípios Básicos no Lar

Parte 1

As autoras moram em Utah, EUA.

O currículo dominical dos jovens — Vem, e Segue-Me — ensina uma doutrina fundamental do evangelho a cada mês. Aqui estão algumas maneiras de aprender esses princípios doutrinários com sua família.

Imagem
Family studying scriptures together in Cochabamba, Bolivia.

Com a família reunida na noite familiar, uma mãe começa perguntando aos dois filhos: “Em que ocasiões vocês já se sentiram guiados pelo Espírito?”

A filha de 17 anos reclama: “Já tive três aulas sobre o Espírito este mês”.

“Que bom, então vai poder dar muitas contribuições”, responde o pai. O silêncio reina enquanto a mãe e o pai esperam os filhos pensarem na pergunta.

Por fim, o filho de 14 anos conta uma experiência que teve na escola naquele dia.

“Sim”, responde a mãe, “com isso me lembrei da ocasião em que Néfi seguiu o Espírito quando não sabia onde conseguir as placas de Labão”.

A filha se manifesta e conta que seguiu o sussurro para conversar com uma jovem solitária no ônibus. O pai elogia a decisão dela e conta uma experiência que viveu no trabalho.

Eles terminam a conversa cantando “Santo Espírito de Deus” (Hinos, nº 80).

Um método didático simples — contar experiências sobre essa doutrina — contribuiu para o sucesso da noite familiar.

Este artigo dá exemplos reais de como algumas pessoas aprenderam os princípios contidos no currículo dominical dos jovens, organizados por mês. É claro que esses exemplos não são as únicas maneiras de aprender sobre essas doutrinas. Você pode buscar inspiração para as necessidades de sua família.

Janeiro A Trindade

Os membros da Trindade — o Pai Celestial, Jesus Cristo e o Espírito Santo — são três seres distintos, mas unificados em propósito e glória.

Uma jovem conta como aprendeu sobre a Trindade: “Para mim, é importante saber que o Pai Celestial, meu Salvador e o Espírito Santo são Seres separados que posso conhecer individualmente, mas seguir em união. Passei a reconhecer com gratidão que posso tornar-me semelhante a Deus, pois a Trindade não é uma substância indefinida e incompreensível, mas na verdade Seres divinos que me amam, abençoam, guiam e conhecem”.

Para ensinar essa doutrina, você pode utilizar perguntas como: “O que podemos aprender com a Trindade sobre a necessidade de trabalharmos juntos em união?” ou “Como podemos fortalecer nosso relacionamento com os membros da Trindade?”

A comparação de João 10:30 com Doutrina e Convênios 50:43 pode suscitar uma boa conversa e ideias inspiradas sobre a união.

Fevereiro O Plano de Salvação

O Plano de Salvação responde às perguntas humanas mais básicas como: “Quem sou eu?” e “Qual é o propósito da vida?” Fazer nossas próprias perguntas e procurar respostas pode ser uma maneira muito eficaz de aprender sobre o plano de felicidade estabelecido pelo Pai.

Certo rapaz, por exemplo, começou seu estudo das escrituras perguntando: “De que maneira os atributos de Deus se comparam com as características que eu possuía na vida pré-mortal? E com as características que possuo agora? E com aquelas que espero possuir na vida vindoura?” Ele anotou as respostas para essas perguntas à medida que as achou nas escrituras e usou-as para ensinar o Plano de Salvação a outras pessoas.

Que perguntas seus filhos têm sobre o Plano de Salvação?

Março A Expiação de Jesus Cristo

Como aprender não apenas sobre a Expiação de Jesus Cristo, mas também sobre a esperança sincera do Salvador de que tiraremos proveito de Sua Expiação em nossa vida?

Já que todos nós já passamos por solidão, cometemos erros e precisamos de força, todos nós precisamos compreender melhor a Expiação e valer-nos dela. Uma consultora das Moças usou um vídeo para ajudar sua classe a compreender melhor a Expiação do Salvador.

Eis a experiência de uma jovem:

“Estávamos vendo ‘Não Havia Ninguém com Ele’ (vídeo, LDS.org). Ao som de uma flauta com uma melodia triste, a voz do Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, garantiu: ‘Um dos grandes consolos desta época de Páscoa é que, por ter Jesus trilhado esse caminho tão longo e solitário completamente sozinho, nós não temos de fazer isso’.

Eu sentira vergonha por ter precisado da Expiação do Salvador, mas, arrebatada pelo Espírito, senti a esperança de Sua Expiação varrer meus sentimentos de culpa. O Senhor deu a vida por mim; Ele não lamentou tê-lo feito, e eu tampouco o faria”.

Como a Expiação é o acontecimento principal de nossa salvação, precisamos ensinar e aprender sobre ela sob a orientação do Espírito Santo. Talvez você seja levado a trocar ideias sobre as escrituras ou testemunhos apostólicos como “O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos” (A Liahona, abril de 2000, p. 2). Pense em utilizar uma pergunta como “Em que ocasiões você sentiu o poder de cura, fortalecimento ou redenção da Expiação?”

Abril Dispensação, Apostasia e Restauração

Imagem
Cups stacked in a pyramid.

Imagem de copos © moodboard/Thinkstock

A compreensão da apostasia — o afastamento do evangelho verdadeiro — nos ajuda a compreender a necessidade da restauração do evangelho, do sacerdócio e da Igreja de Jesus Cristo.

A atividade com objetos a seguir ajudou alguns missionários a ensinarem a Apostasia e a Restauração a um pesquisador.

“Meu companheiro e eu usamos copos de plástico etiquetados com partes da Igreja verdadeira. Construímos uma pirâmide com eles e explicamos como Jesus Cristo estabeleceu Sua Igreja.

Em seguida, expliquei a Apostasia ao retirarmos os copos que representavam os apóstolos e observei toda a estrutura desmoronar. Ao explicar a Restauração do evangelho por meio do Profeta Joseph Smith, reconstruímos a torre, mostrando que a Igreja está hoje organizada da mesma forma que Cristo a organizou no princípio.

Pela primeira vez, aquele homem entendeu. A Restauração finalmente ganhou significado para ele quando ele compreendeu por que ela foi necessária.”

Há muitas outras maneiras de representar o ciclo de dispensação, apostasia e restauração. Você pode ler passagens das escrituras sobre esses assuntos e seguir os sussurros do Espírito para criar sua própria representação do que aprender (ver, por exemplo, Amós 8:11–12; 1 Néfi 13; D&C 136:36–38; Moisés 5:55–59).

Maio Os Profetas e a Revelação

Uma das grandes preocupações do Senhor é a comunicação conosco. Recebemos Sua orientação em nossa vida por meio da revelação que Ele concede a Seus profetas e a nós pessoalmente.

Em geral, conseguimos compreender melhor os princípios do evangelho se os compararmos a objetos e experiências do cotidiano. Uma jovem conta como uma comparação a ajudou a reconhecer a revelação:

“Aprendi sobre a revelação por meio de um profeta moderno. O Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, falou do espírito de revelação e explicou-a com uma metáfora de luz. Às vezes a revelação é repentina e clara como acender a luz numa sala escura. No entanto, o mais comum é ela vir aos poucos como o Sol nascente que vai brilhando cada vez mais forte. Na maioria das vezes, explica o Élder Bednar, a revelação é como a luz num dia nublado. ‘Existe luz (…) para você ver o suficiente para dar alguns passos (…) para continuar adiante’ (em “Padrões de Luz: O Espírito de Revelação” [vídeo], LDS.org). Essa metáfora, embora simples, exerceu grande impacto sobre mim, pois percebi que a revelação estava a meu alcance se eu reservasse tempo para percebê-la”.

Ao reservarmos tempo para estudar as metáforas, as parábolas e os símbolos, nossa compreensão das doutrinas pode continuar a crescer. Esses métodos didáticos nos ajudam a aprender ainda mais quando permitimos que o Espírito nos revele novas perspectivas.

Junho O Sacerdócio e as Chaves do Sacerdócio

Imagem
Statue depicting the restoration of the Melchizedek Priesthood. Temple Square in Salt Lake City, Utah.

O sacerdócio é um assunto importante para todos. É o poder de Deus e pode abençoar a todos nós. Todos nós temos um papel importante a desempenhar na obra do sacerdócio.

Algumas pessoas não conhecem bem os deveres, os ofícios e a história do sacerdócio. Um teste pode ser uma maneira divertida de aprender essas ideias.

Em função do que quiser aprender, você pode usar algumas das perguntas a seguir e convidar seus filhos a procurar as respostas nas escrituras e nos ensinamentos dos profetas modernos.

  • Quais são os ofícios e deveres do Sacerdócio Aarônico? E do Sacerdócio de Melquisedeque?

  • O que são as chaves do sacerdócio? Quem as detém? Por que as chaves são necessárias?

  • Qual é a diferença entre ofício, autoridade e poder do sacerdócio?

  • De que maneira o sacerdócio abençoa tanto os homens como as mulheres?

As respostas podem ser encontradas em livros de referência como Princípios do Evangelho (2009) e Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho (2004), e em escrituras como Doutrina e Convênios 13, 20 e 107.

A resposta para a última pergunta (De que maneira o sacerdócio abençoa tanto os homens como as mulheres?) pode ser encontrada nas escrituras, mas principalmente na reflexão sobre como essa doutrina nos afeta pessoalmente.