2016
As Bênçãos do Dia do Senhor
Março de 2016


As Bênçãos do Dia do Senhor

Membros da Igreja do mundo inteiro relatam maneiras únicas pelas quais sua vida foi abençoada por esse dia sagrado e especial.

Imagem
Sunday at a chapel

Ilustrações: Pascal Campion

Imagine que você recebeu o convite mais importante de sua vida: a oportunidade de passar um dia com Jesus Cristo. Como você se prepararia espiritual e fisicamente para esse dia? Que bênçãos esperaria como resultado de passar o dia com Ele?

O Senhor convida todos nós a reservar um dia para estar em comunhão com Ele — o Dia do Senhor, que Ele abençoou e santificou (ver Êxodo 20:11). Que bênçãos recebemos por santificar o Dia do Senhor? Aqui vão algumas reflexões de membros da Igreja do mundo inteiro que podem inspirar-nos e levar-nos a ter nossas próprias ideias.

Achegar-nos a Deus e Cristo

A irmã Andrea Julião, de São Paulo, Brasil, percebeu que, assim como o relacionamento com amigos terrenos fica mais sólido quando passamos algum tempo em sua companhia, nosso relacionamento com o Pai Celestial se fortalece quando nos concentramos Nele por meio da adoração no Dia do Senhor.

Ao visitar parentes que não pertenciam à Igreja, a irmã Andrea decidiu levantar-se cedo no domingo para tentar encontrar uma capela SUD naquela cidade. Enquanto seus familiares se preparavam para as atividades recreativas programadas para o dia, ela percorreu o bairro até encontrar alguém que lhe indicou a torre da igreja à distância. Com isso, ela conseguiu assistir às reuniões dominicais. “Meu domingo foi incrível”, conta ela. “Senti o amor do Pai Celestial com muita intensidade. Senti que Ele Se deleita quando Seus filhos obedecem a Seus ensinamentos. Meu testemunho da Igreja de Jesus Cristo ficou mais forte.”

Cura e Alívio

O Presidente Russell M. Nelson, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, contou que, quando era jovem, em início de carreira, foi abençoado graças ao Dia do Senhor: “Senti deleite no Dia do Senhor pela primeira vez há muitos anos quando, como um cirurgião muito atarefado, percebi que o Dia do Senhor havia se tornado um dia de cura pessoal. No final de cada semana, minhas mãos estavam muito machucadas de tanto esfregá-las com sabão, água e uma escova dura. Eu também precisava de um tempo para respirar devido ao fardo de uma profissão muito desgastante. O domingo me proporcionava um alívio muito necessário”.1

Tempo para a História da Família

Há pouco tempo, Eliza, que tem 10 anos de idade e mora em Edmonton, Alberta, Canadá, fez um discurso na reunião sacramental a respeito das bênçãos que recebeu por dedicar-se no domingo a atividades condizentes com o Dia do Senhor. Como Eliza às vezes ficava muito entediada aos domingos, ela e sua família decidiram que uma atividade que podia valer a pena experimentar era a indexação de nomes. Eliza logo descobriu que adorava trabalhar com nomes e registros. “Quando começo, não quero mais parar”, contou à congregação.

Quando a bisavó ficou sabendo do quanto Eliza gostava de história da família, ensinou-a a acrescentar histórias e fotos à sua árvore genealógica online. “É muito divertido, adoro!” exclamou Eliza. “Quando faço o trabalho de história da família, sinto o espírito de Elias. É uma sensação incrível.”

Uma Alma Edificada

A irmã Cheryl A. Esplin, primeira conselheira na presidência geral da Primária, prestou testemunho das bênçãos de tomarmos o sacramento no Dia do Senhor. “Quando partilho do sacramento, às vezes imagino um quadro ou uma pintura em que o Salvador ressuscitado está com os braços abertos, como Se estivesse pronto para nos receber em um abraço amoroso. Adoro essa imagem. Ao pensar nela durante a administração do sacramento, minha alma se eleva e quase posso ouvir as palavras do Salvador: ‘Eis que meu braço de misericórdia está estendido para vós e aquele que vier, eu o receberei; e benditos são os que vêm a mim’ (3 Néfi 9:14).”2

Oportunidades de Ministrar

O Élder L. Tom Perry (1922–2015), do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que um dos motivos para repousarmos de nossos labores no domingo é que eles nos distanciam “da oportunidade de ministrar às pessoas”.3

Quando jovem, no Ramo de Kpong, em Gana, a irmã Zola Adjei aprendeu a amar a oportunidade de servir ao próximo no Dia do Senhor. No verão, quando deixava o internato e ia passar as férias em casa, ela e outros jovens iam em grupos visitar os membros do ramo que não viam havia algum tempo. “Era um sacrifício porque a maioria de nós estava com muita fome depois da Igreja e morávamos tão longe que não dava tempo de ir para casa comer e depois nos encontrarmos para sair”, lembra a irmã Adjei. Mas o sacrifício valia a pena, pois lhes dava a oportunidade de orar e cantar hinos com os membros do ramo e de convidá-los para irem às reuniões e atividades da Igreja. Um dos jovens se oferecia para caminhar com eles até a igreja no domingo seguinte.

“Por causa desse costume, criamos um forte vínculo”, conta a irmã Adjei. “Alguns de nós continuam a ser grandes amigos graças à decisão que tomamos de dedicar algumas horas do Dia do Senhor para sair e trazer de volta nossos amigos afastados.”

Imagem
Sabbath activities

Oportunidades Missionárias

No mundo de hoje, o ato de santificar o domingo certamente nos torna diferentes e nos dá oportunidades de falar do evangelho de modo natural, pois as pessoas veem que nossa rotina semanal é diferente. O casal Davies, que mora na Ilha de Grenada com sua jovem filha, Adrielle, é testemunha disso. “Nenhum dos amigos de Adrielle é membro da Igreja e, ainda que muitos acreditem em Deus, para eles o domingo é só outro dia do fim de semana”, explicou a irmã McKenzie Lawyer Davies, mãe de Adrielle.

Há alguns meses, Adrielle foi convidada para uma festa de aniversário que aconteceria num cinema no domingo. A família dela decidiu deixar um presente em vez de ir à festa no cinema. “O simples fato de termos dado uma passadinha na casa deles para dar os parabéns nos permitiu falar de nossas crenças relativas ao Dia do Senhor de modo franco e cordial”, contou a irmã Lawyer Davies. “Fiquei feliz ao ver que minha filhinha já estava levando o evangelho ao próximo.”

Proteção contra as Coisas do Mundo

Doutrina e Convênios 59:9 declara: “E para que mais plenamente te conserves limpo das manchas do mundo, irás à casa de oração e oferecerás teus sacramentos no meu dia santificado”. Os apóstolos e profetas modernos ensinaram que a referência a manter-nos “limpos das manchas do mundo” é ao mesmo tempo um convite e uma bênção que nos é prometida e que uma coisa depende da outra.

O Presidente James E. Faust (1920–2007), Segundo Conselheiro na Primeira Presidência, ensinou, por exemplo, que, se nos abstivermos das distrações do mundo no Dia do Senhor, seremos abençoados com proteção contra a obsessão com as coisas do mundo: “Nesta época de crescente acesso às coisas materiais e obsessão por elas, há uma proteção segura para nós e nossos filhos contra as pragas dos dias atuais. O segredo para essa proteção segura pode, surpreendentemente, encontrar-se na santificação do Dia do Senhor”.4

Tempo de Qualidade para a Família

A família Olson, de Brigham City, Utah, EUA, percebeu que mesmo pequenas mudanças no que fazemos no Dia do Senhor trazem grandes bênçãos. Em vez de assistir aos programas comuns de televisão no domingo, dão preferência a vídeos e músicas da Igreja. O casal notou que assistir aos vídeos da Bíblia (ver BibleVideos.org) com os filhos traz o Espírito e leva as crianças a fazerem perguntas que se transformam em boas conversas em família.

“Ao deixarmos de ver televisão no Dia do Senhor, vivenciei uma grande mudança de foco”, relatou a irmã Lacey Olson. “Podemos achar que há muitas regras a cumprir no domingo, mas acho que no Dia do Senhor não existem restrições em relação ao serviço e à caridade. Se quisermos, o Dia do Senhor pode-nos armar com o vigor necessário para enfrentar o mundo durante o restante da semana.”

O Senhor nos ensina nas escrituras que devemos lembrar-nos “do dia do sábado, para o santificar” (Êxodo 20:8). Quando reconhecemos que o Dia do Senhor é uma oportunidade preciosa de alcançar bênçãos espirituais, as palavras desse mandamento transformam-se em um convite Dele. Qual será nossa resposta a esse convite? Que promessas estarão reservadas para nós e nossa família?

Notas

  1. Russell M. Nelson, “O Dia do Senhor É Deleitoso”, A Liahona, maio de 2015, p. 129.

  2. Cheryl A. Esplin, “O Sacramento: Renovação para a Alma”, A Liahona, novembro de 2014, p. 13.

  3. L. Tom Perry, “O Dia do Senhor e o Sacramento”, A Liahona, maio de 2011, p. 9.

  4. James E. Faust, “O Dia do Senhor”, A Liahona, janeiro de 1992, p. 39.