2019
Seguir o Profeta Vivo
Janeiro de 2019


Mensagem da Liderança da Área

Seguir o Profeta Vivo

Depois de ter sido batizado em San Leandro, Califórnia, aos 20 anos de idade, e depois de dois semestres na Universidade de Brigham Young, ali estava eu, sentado num voo transatlântico, na primavera de 1977, com destino a Copenhaga. Eu estava de regresso a casa, para passar o verão e ganhar algum dinheiro para os próximos semestres na BYU. Pensava eu!

Durante um voo tão longo, tentei dormir, para ter mais energia quando me reunisse com a minha família - agora como um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Mas descansar era algo que eu não conseguia. Estava, continuamente, a ‘ouvir’ a voz do profeta, na época o Presidente Kimball, a dizer: “Todo o jovem digno deve cumprir uma missão.”1 “Eu sou demasiado velho”, retorquia para mim mesmo, “…Terei 22 anos quando puder partir para a missão, ou seja, mais três anos do que a maioria dos Elders”. Mesmo assim, continuava a ‘ouvir’ o Presidente Kimball, quase como se ele estivesse sentado ao meu lado. Ele manteve-me acordado e eu não podia, simplesmente, ignorá-lo.

Por fim, receoso de não conseguir dormir, disse ao Pai Celestial: “Muito bem! Se conseguir inspirar alguém a convidar-me para servir uma missão — eu assim o farei”. E posto isto, adormeci e dormi até que o avião aterrou, sem nunca mais voltar a pensar no que havia prometido ao Senhor ou ao Presidente Kimball.

Quatro dias depois de chegar ao norte da Dinamarca, comecei a frequentar a Igreja no ramo de Aalborg. Eu não conhecia ninguém daquele ramo. Logo após a reunião sacramental, o presidente do ramo, Johannes Vestbø, veio direito a mim e disse: “Eu não o conheço, mas vendo-o de camisa branca e de fato, presumo que seja membro da Igreja. É membro da Igreja? Isso eu pude confirmar e ele, então, continuou: “Posso convidá-lo a ir ao meu escritório, para que possa conhecê-lo melhor?” A nossa reunião deve ter durado só uns dez ou quinze minutos e logo nos primeiros minutos, ele disse: “Isto é muito estranho, pois embora eu não o conheça, tenho a sensação forte de que o Senhor me está a pedir que o convide para servir uma missão. Aceita este convite?”

O espírito fez-se sentir ainda mais intensamente e ambos começámos a chorar, à medida que me lembrei e partilhei a promessa que havia feito ao Senhor quatro dias antes. Eu sabia o que tinha de fazer — seguir a voz do profeta vivo. Pouco tempo depois, já havia enviado os meus papéis para a missão e, em vez de voltar para a BYU, o dinheiro que ganhei naquele verão foi para a minha missão, a Missão de Londres Inglaterra, que iniciei em novembro desse mesmo ano.

À medida iniciamos este novo ano e estabelecemos as nossas metas pessoais para o Plano de Área de 2019, onde a primeira meta nos convida a “Seguir o Profeta”, sei por experiência própria que isso nos trará grandes bênçãos na vida. Seguir o profeta vivo em tudo o que ele nos aconselha a fazer, “fortalecerá a (nossa) fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo”.

O profeta vivo é o porta-voz do Senhor na Terra. “Um profeta não se coloca entre nós e o Salvador. Pelo contrário, ele coloca-se ao nosso lado e aponta o caminho até ao Salvador”.2 Conforme declarado em 3 Néfi 20:24, “... todos os profetas …deram testemunho de (Cristo).” O Profeta diz-nos as verdades eternas e dá-nos conselhos sábios. “Sempre que oiço o conselho dos profetas, (e) sinto a confirmação do mesmo em oração e depois sigo esse mesmo conselho, apercebo-me que estou em segurança”.3 O profeta incentiva-nos a seguir os mandamentos que conduzem à felicidade, à paz e à vida eterna.

Há quatro décadas, escolhi Seguir os Profetas Vivos. Desde então, inúmeras bênçãos têm sido derramadas sobre mim e sobre toda a minha família, em virtude de ter tomado a decisão de seguir o profeta em 1977. Desafio todos nós a estabelecermos metas pessoais e a nos comprometemos a seguir o profeta, por meio do qual podemos obter bênçãos imensuráveis, tanto nesta vida como na vida vindoura.

Notas:

  1. Spencer W. Kimball, Mensagem da Primeira Presidência, Novembro de 1977, “It Becometh Every Man”, 3º parágrafo.

  2. Neil L. Andersen, “O Profeta de Deus”, Liahona, Maio de 2018.

  3. Henry B. Eyring, “Finding Safety in Counsel”, Ensign, Maio de 1997, p.25.