Liahona
Vencer a falta de objetivo espiritual — O que faço agora?
Janeiro de 2024


“Vencer a falta de objetivo espiritual — O que faço agora?”, Liahona, janeiro de 2024.

Jovens adultos

Vencer a falta de objetivo espiritual — O que faço agora?

Quando estamos nos movendo em direção a Jesus Cristo, nunca ficamos sem rumo.

Imagem
boia flutuando sobre a água

Tornar-me um jovem adulto foi muito empolgante para mim. Eu me sentia preparado para levar a vida que sempre quis. Servi missão no Brasil e depois fui para a universidade quando voltei para casa. Terminei a graduação, encontrei um bom emprego e me esforcei para viver como discípulo de Cristo.

E ainda estou nesta fase da vida. Estou fazendo o melhor que posso para segui-Lo.

Sou muito grato pelas oportunidades e bênçãos que recebi até agora. No entanto, ao olhar para trás e ver que fiz todos os convênios que posso até agora (fora o casamento) e atingi os grandes marcos que sempre planejei, às vezes me sinto estagnado — sem saber como progredir, especialmente em termos espirituais.

Conheço outros jovens adultos que estão com o mesmo problema. Alguns até se afastaram da Igreja porque sentem falta de um objetivo ou se deparam com expectativas não atendidas. Essas coisas costumam aumentar a lista de perguntas que tenho a respeito da vida.

No entanto, neste momento, as maiores perguntas que faço ao Pai Celestial são: Como posso vencer esse sentimento de falta de rumo espiritual? O que faço agora?

Ao refletir sobre essas perguntas, aprendi algumas verdades importantes que me ajudaram a lidar com essa época de incerteza.

Não deixe que as distrações o tirem do caminho

Nesse período em que não sei para onde ir ou o que esperar, notei como as distrações do mundo podem facilmente começar a ter precedência sobre as coisas espirituais. A irmã Rebecca L. Craven, segunda conselheira na presidência geral das Moças, disse: “O mundo está cheio de distrações que podem enganar até mesmo os eleitos, levando-os a viver os convênios de modo descuidado”.1

Vi outros jovens adultos terem dificuldades para manter seu testemunho depois de voltarem da missão. Também vi outros que atingiram marcos importantes como a formatura universitária ou o casamento e, por fim, afastaram-se das coisas que mais importam por não reservarem espaço para o evangelho de Jesus Cristo em sua nova rotina.

Também passei por períodos de altos e baixos espirituais. Às vezes, quando se trata de hábitos espirituais, é difícil ter motivação e não ser preguiçoso, especialmente quando certas bênçãos não vêm tão rápido quanto eu esperava. Sempre quero progredir e melhorar — não quero ficar espiritualmente estagnado. Mas às vezes sinto que estou apenas seguindo o fluxo, sem ter um propósito.

No entanto, quando reservo um tempo para o Pai Celestial e Jesus Cristo todos os dias, especialmente nas coisas pequenas e simples (ver Alma 37:6), sinto o consolo e a estabilidade que Seu evangelho me traz mesmo quando o mundo é tão instável.

O presidente Russell M. Nelson disse: “Imploro que deixem que Deus prevaleça em sua vida. Deem ao Senhor uma parte justa de seu tempo. Ao fazerem isso, observem o que acontecerá a seu ímpeto espiritual positivo”.2 Quando escolho conscientemente ter fé em Jesus Cristo todos os dias e reservar tempo para os hábitos espirituais que me conectam a Ele, recordo os momentos que me definiram espiritualmente e sinto um renovado senso de propósito, esperança para o futuro e fé.

Buscar boas influências

Uma ocasião em que me senti sem rumo foi durante o último ano na universidade. A vida era difícil. Foi durante a pandemia, então fiquei deprimido por ter que ficar em casa e terminar o curso. Havia falta de direção e de conexão em minha vida.

Tive dificuldades até mesmo com a Igreja naquela época. Muitas vezes, tive que me forçar a sair da cama para ouvir a reunião sacramental on-line, ainda vestindo pijamas, porque não tinha motivação para mais nada.

Durante aquele período sombrio, conversei com minha família e meus amigos e expliquei como me sentia sem rumo e deprimido. Não sentia esperança nenhuma no futuro e não sabia como as coisas iriam se resolver. E foi então que eles me disseram que estavam orando por mim e me apoiando, mesmo à distância.

Ao buscar a ajuda de entes queridos que têm profunda fé, e ao orar ao Pai Celestial com apenas um pouco de motivação espiritual, senti apoio e amor.

Percebi que, quando fico muito focado em minhas expectativas não atendidas, em minhas dúvidas ou em minhas dificuldades, minha fé se enfraquece. Perco de vista as bênçãos em minha vida. Mas, ao me envolver ativamente com o bem, por exemplo, ao ler minha bênção patriarcal, ouvir as mensagens da conferência geral e passar tempo com entes queridos que me influenciam para melhor, então foco novamente na milagrosa diferença que o evangelho de Jesus Cristo faz em minha vida.

Mesmo que às vezes o caminho não esteja claro à sua frente, ou que as coisas não estejam indo como planejado, ainda há muita bondade na vida e muitas oportunidades para ajudá-lo a progredir no caminho do convênio. Sempre há algo mais para se aprender e oportunidades para crescer, especialmente em termos espirituais. Peça orientação ao Pai Celestial. Ele vai ajudá-lo a buscar e encontrar as boas influências e oportunidades de crescimento e aprendizado que estão ao seu redor (ver Regras de Fé 1:13).

Imagem
jovem adulta em um caiaque

Continue tentando

Nossa espiritualidade pessoal às vezes se comporta como ondas — com altos e baixos. Às vezes, nós nos sentimos firmes na fé e desfrutamos a alegria do evangelho. Mas, em outras ocasiões, podemos ter dificuldades para saber o que fazer. Podemos ter dificuldades por causa de desafios, perguntas ou bênçãos adiadas, especialmente quando estamos fazendo o melhor que podemos para viver o evangelho. Nesses tempos difíceis, muitas vezes vejo as pessoas tomarem um dos seguintes caminhos: ou buscam o Salvador ou não o fazem.

Às vezes, comparo esses momentos com a história de Moisés e a serpente de bronze (ver Números 21:8–9). Quando os israelitas estavam desesperados pela cura, depois de terem sido picados por serpentes venenosas, Moisés lhes apresentou uma maneira fácil de serem salvos: bastava olharem para a serpente de bronze, a qual representava Jeová. Era só isso que precisavam fazer. Bastava olhar, e eles viveriam. Mas muitos decidiram não fazê-lo e pereceram. (Ver 1 Néfi 17:41.)

Essa história me faz pensar em como carregamos o peso venenoso da decepção e do ressentimento, às vezes relacionados a expectativas não atendidas, quando a cura está bem diante de nós!

A chave para sentir esperança, paz e fé para nosso futuro é simplesmente olhar para Jesus Cristo (ver Helamã 8:14–15; João 3:14–17).

Sempre sou um crítico severo de mim mesmo quando cometo erros. Mas, por ter me esforçado para aprender sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo e acreditar Neles, sei que sempre posso contar com Eles para obter perdão, crescimento e cura em momentos difíceis. Sei que, quando olho para Eles por meio da oração, do estudo do Vem, e Segue-Me, do tempo que passo no templo e do esforço para magnificar meu chamado, sinto gratidão e renovação.

Ao buscá-Los, vejo o evangelho de Jesus Cristo como é: um refúgio que nos oferece consolo, segurança e cura das serpentes do mundo.

O Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, testificou amorosamente: “‘Um perfeito esplendor de esperança’ proveniente do amor a Deus e a todos os homens — é isso que desejamos para vocês. (…) Além dessa brilhante esperança, vocês receberão o sussurro inegável de que Deus os ama, de que Cristo é seu Advogado e de que o evangelho é verdadeiro. O esplendor dessa esperança vai lembrá-los de que, no evangelho, há sempre — todos os dias, a cada hora — uma nova chance, uma nova vida, um novo ano. Que milagre! Que dádiva! E graças à dádiva de Cristo, receberemos as melhores coisas na vida se continuarmos acreditando, tentando e tendo esperança”.3

Mover-se em direção a Jesus Cristo

A idade adulta traz muitas mudanças, muita incerteza e, sim, às vezes, até expectativas não atendidas. Mas o evangelho de Jesus Cristo é sempre seguro e sempre constante. E as promessas de Jesus Cristo e do Pai Celestial são seguras, se permanecermos continuamente no caminho do convênio. Às vezes, o mundo pode nos impedir de manter o foco Nele. Mas qualquer passo que dermos em direção a Ele é um progresso. Quando estamos nos movendo em direção a Jesus Cristo, nunca ficamos sem rumo — estamos nos movendo em direção à esperança, à paz e à alegria.

O autor mora em Manchester, Inglaterra.