Liahona
Como o arrependimento me ajudou a progredir
Fevereiro de 2024


“Como o arrependimento me ajudou a progredir”, Liahona, fevereiro de 2024.

Jovens adultos

Como o arrependimento me ajudou a progredir

Se o Pai Celestial e Jesus Cristo acreditam em mim o suficiente para continuar me dando mais chances, por que eu não deveria acreditar em mim também?

Imagem
mulher orando

Ilustração: Joshua Dennis

Quando eu ainda era uma missionária bem nova no campo, meu presidente de missão me pediu para ser treinadora.

Achei que não era muito qualificada. Como eu poderia ensinar uma síster recém-chegada a ser uma missionária incrível quando não tinha certeza se eu mesma tinha compreendido tudo?

Para ser honesta, cometi muitos erros como treinadora e me senti muito mal por causa disso por um tempo. Mas, ao começar a examinar minhas fraquezas e minhas falhas e tentar ser melhor, adquiri um testemunho de que o Senhor nos dá “a fraqueza (…) a fim de que [sejamos] humildes” porque Ele pode fazer com que “as coisas fracas se tornem fortes” (Éter 12:27). Comecei a aprender muito sobre o arrependimento, que não é apenas para quando erramos — é para qualquer momento em que quisermos nos tornar mais semelhantes ao Pai Celestial e a Jesus Cristo.

Desde que retornei da missão, tenho tido necessidade de entender isso mais do que nunca.

Fracassar

Por mais que amasse minha missão, tive dificuldades para aplicar em minha vida as lições que aprendi enquanto servi. Acabei voltando para casa mais cedo do que esperava devido a problemas de saúde emocional e depois me mudei de minha casa, nas Filipinas, para os Emirados Árabes Unidos, para começar a trabalhar.

Desde que me mudei para cá, tive dificuldade em sentir que estou progredindo e avançando no caminho do convênio. Na missão, pude dedicar todo o meu tempo e energia ao evangelho. Pouco me preocupei com minhas necessidades materiais ou com o que faria com minha vida depois da missão. Mas agora que estou tentando equilibrar outras exigências da vida, sinto que continuo fracassando.

E como me falta tanto a comunidade solidária e fiel que tive em casa, nas Filipinas, quanto a agenda de um missionário que torna o progresso muito mais fácil e claro, às vezes sinto que não estou progredindo nem um pouco.

Novos hábitos e nova esperança

Como continuei lutando contra esses sentimentos, senti muito claramente que deveria implementar um hábito que tinha em minha missão. Como missionária, aprendi como é importante estar em contato com o Pai Celestial todas as noites por meio da oração e avaliar honestamente minhas ações a cada dia. Eu perguntava ao Pai Celestial o que tinha feito de bom, pedia perdão de meus pecados e forças para superar minhas imperfeições e depois perguntava a Ele como poderia melhorar no dia seguinte.

A princípio, fiquei com medo de começar a fazer isso depois da missão, especialmente porque eu achava que já estava falhando comigo mesma e com o Pai Celestial. Não queria me sentir ainda pior com relação às minhas falhas. Mas me lembrei do que tinha aprendido na missão: o arrependimento traz alegria. Como explicou o élder Craig C. Christensen, dos Setenta: “[Arrepender-se] diariamente e se achegar a Jesus Cristo é o caminho para sentir alegria — alegria além do que podemos imaginar [ver 1 Coríntios 2:9]. É por isso que estamos aqui na Terra. É por isso que Deus preparou Seu grande plano de felicidade para nós”.1

Sinto-me muito grata por essa inspiração — o fato de conversar com o Pai Celestial todos os dias mudou muita coisa para mim. Perceber que o Pai Celestial e Jesus Cristo me dão a oportunidade de me tornar melhor a cada dia me ajuda a ter mais autocompaixão — se Eles acreditam em mim o suficiente para continuar me dando mais oportunidades, por que eu não deveria acreditar em mim também?

Como o presidente Russel M. Nelson ensinou: “Nada é mais libertador, mais enobrecedor ou mais crucial para nosso progresso individual do que um enfoque constante, diário no arrependimento. (…) Ele é a chave para a felicidade e a paz de consciência”.2

Arrependimento é progresso

As verdades que aprendi sobre o arrependimento me ajudaram a descobrir como continuar progredindo. Como explicou o presidente Nelson: “O arrependimento é a chave para o progresso. A fé pura nos mantém no caminho do convênio”.3 Quando me arrependo, recebo orientação e consolo do Senhor. Quando me arrependo, sinto-me perto Dele.

Ter compaixão por mim mesma e pelos meus esforços me deu motivação para continuar progredindo. Sinto-me motivada a me arrepender quando acredito que vale a pena o esforço. Quero me aproximar mais do Pai Celestial e de Jesus Cristo quando acreditar que sou digna de Seu amor.

Realmente acredito que há muita alegria, paz e alívio no arrependimento, não importa o que estejamos passando. Aproxime-se do Pai Celestial e de Jesus Cristo. Ore ao Pai Celestial para saber o que você pode fazer para estar mais perto Dele e de Jesus Cristo e ser mais semelhante a Eles.

Sei que você vai sentir o amor e o apoio Deles — e mais compaixão por si mesmo.

A autora mora nas Filipinas.