2017
Abençoado por Minha Irmã Fiel
Março 2017

O autor mora em Nova York, EUA.

Eu não seria o homem que sou hoje sem a influência virtuosa de minha irmã mais velha.

Imagem
Thelma and Rafael

Sou abençoado por ter mulheres justas em minha vida: uma mãe carinhosa e corajosa, irmãs sábias e fiéis e uma esposa amorosa e solidária. Desejo honrar uma dessas mulheres que tanto me influenciam: minha irmã mais velha Thelma, pelo impacto que causou em mim com seu bom exemplo.

Quando eu era jovem, meu pai ensinou-me a seguir o exemplo de Thelma na ausência dele e de mamãe, e sou muito grato por esse conselho.

Ter a Determinação de Aprender

Três de meus oito irmãos filiaram-se à Igreja em El Salvador na mesma época que eu. Thelma tinha 14 anos de idade e era a mais velha entre os que se batizaram. Eu tinha 8 anos na época e era o mais jovem da família, então ela era a nossa líder.

Fomos apresentados à Igreja por nosso vizinho que cantava músicas que mais tarde soubemos ser hinos. Ele contou-nos sobre um lugar maravilhoso chamado Primária, onde as crianças aprendiam a cantar. Os missionários foram contatados e começaram a visitar nossa casa e nos ensinar.

Mas meu pai tinha fortes sentimentos contra a Igreja e sobre seus filhos serem ensinados pelos missionários. Como ainda era menino, nunca entendi pelo que aqueles élderes passaram para levar o evangelho à nossa vida. Papai colocava-os para fora ao encontrá-los em nossa casa e deliberadamente apagava as luzes se os élderes nos visitassem à noite. Assim como meu pai era incansável ao tentar impedir os missionários de ensinar-nos, Thelma era duas vezes mais determinada a aprender sobre o evangelho e ler o Livro de Mórmon. Thelma e os élderes nunca desistiram e sou grato por isso.

Ir à igreja era uma luta porque papai tentava impedir-nos usando várias táticas, como pedir que fizéssemos tarefas antes de sairmos para a reunião.

Um domingo de manhã foi particularmente difícil. Ele não queria que saíssemos, mas nos recusamos a ser impedidos. Ele chutou uma lata de lixo e espalhou seu conteúdo por todo o chão que havíamos acabado de limpar. Thelma silenciosamente começou a pegar o lixo sem reclamar. Após limpar o chão novamente, ela perguntou se poderíamos ir à igreja. Havíamos terminado todas as tarefas, mas ele ainda não queria dar permissão. Por fim, ele perguntou abruptamente: “Por que vocês insistem em ir a essa igreja de qualquer maneira?” Thelma então prestou um testemunho contundente da veracidade do evangelho e da mensagem da Restauração. Quando ela terminou, meu pai, com um gesto, deu permissão.

Papai nunca mais tentou impedir-nos depois disso e, no final, apesar de não gostar da ideia, consentiu que nos filiássemos à Igreja.

Servir desde o Início

Eu não tinha problema em ir à igreja no domingo, mas não ficava animado para ir à Primária porque a reunião era no sábado de manhã naquela época. Quando eu tinha 10 anos, Thelma chegou em casa certo sábado e contou a meus outros irmãos sobre um ótimo jogo de futebol entre os diáconos e os escoteiros de 11 anos. Ela explicou a eles o quanto eu perdera por não ver o jogo porque faltei à Primária. Nem é necessário dizer que no sábado seguinte fui à reunião (de chuteiras) e nunca mais faltei.

Quando Thelma fez 16 anos, foi chamada para ser a presidente da Primária. Nosso bispo vinha tentando encontrar alguém para lidar com os muitos desafios que nossa Primária enfrentava. A ala abrangia uma área extensa e era difícil e caro para muitas famílias com crianças pequenas ir de ônibus à igreja aos sábados, para a Primária, e aos domingos. Muitas crianças não iam à Primária e os líderes não encontravam uma solução. O bispo havia sido inspirado a chamar Thelma, mas não o fizera porque ela era muito jovem. A inspiração continuou e, depois de receber aprovação do presidente da estaca, o bispo fez o chamado a minha irmã.

A decisão mostrou-se inspirada e abençoou muitas crianças, inclusive a mim. Thelma magnificou o chamado ao seguir a inspiração, o bom senso e implementar ideias inovadoras para desenvolver programas de treinamento com o propósito de ensinar o evangelho às crianças. Pediu às conselheiras e aos professores que fizessem as reuniões da Primária em vários lugares próximos ao lar deles e forneceu treinamento contínuo para os professores. Tal solução permitiu que os membros economizassem tempo e dinheiro e ofereceu às crianças que não frequentavam a Primária as bênçãos dessa maravilhosa organização.

Estabelecer um Exemplo de Fé

Imagem
Thelma and Rafael

Meus irmãos e eu continuamos a seguir o exemplo de Thelma com o passar do tempo. Fazíamos noites familiares e íamos a todas as reuniões da Igreja. Logo depois que fui ordenado diácono, Thelma virou-se para mim durante uma noite familiar e reconheceu-me como o portador do sacerdócio na família. Esse acontecimento ensinou-me uma lição valiosa a respeito do sacerdócio.

Ela também se assegurou de que nunca me faltasse o apoio e incentivo adequados para eu frequentar as reuniões do sacerdócio ou cumprir minhas responsabilidades. Por exemplo, Thelma usava de todos os meios barulhentos e vibrantes para que eu acordasse e fosse às reuniões do sacerdócio aos domingos de manhã. Também me ensinou a esperar com entusiasmo os avançamentos no Sacerdócio Aarônico.

Na Mutual e no Seminário, eu não me importava de ser conhecido como o “irmão de Thelma”. Alguns de meus amigos recebiam o apoio dos pais na Igreja, mas eu tinha meu bispo, os líderes dos Rapazes e Thelma.

Thelma continuou a ser um exemplo para mim em seus vários chamados até partir para a missão. Ela serviu com honra na Missão Guatemala Quetzaltenango e entre os frutos de seu trabalho estava o batismo de nossa mãe dois dias depois de Thelma voltar para casa. Nossa alegria foi completa quando eu, então um sacerdote, realizei essa ordenança sagrada. Seguindo o exemplo de Thelma, comecei a preparar-me para servir missão.

Após a missão, Thelma mudou-se para os Estados Unidos para estudar na Universidade Brigham Young apesar de nossa precária situação econômica. Ela continuou a exercer uma forte influência sobre mim apesar da distância.

Quando voltei para casa depois de servir na Missão Guatemala Cidade da Guatemala, também viajei para Provo, Utah, para estudar na BYU. Sou grato pela bondade e pelo apoio de tantas pessoas que me ajudaram a chegar lá. Entretanto, o dinheiro ainda era pouco.

Logo depois que cheguei a Provo, Thelma e eu analisamos nossa situação financeira. Chegamos à conclusão de que, mesmo com meu trabalho de meio período, não haveria dinheiro suficiente para pagar meu aluguel e o dela durante o ano escolar. Contudo, Thelma nunca duvidou de que venceríamos esse desafio. Ela acreditava que o Senhor proveria uma maneira. Dias depois, Thelma recebeu uma carta do departamento de espanhol da BYU. Ao abrir a carta, ela virou-se para mim e exclamou: “É isso! É dessa maneira que vamos pagar o aluguel!” A carta informava que ela fora aceita como professora assistente, o que aumentaria sua renda.

Lidar com um Desafio de Saúde

No decorrer dos anos, Thelma continua a ser uma fonte de inspiração. Ela lida com a adversidade melhor do que qualquer pessoa que conheço. Cuida de seu maravilhoso filho que tem síndrome de Down, de nossa mãe idosa e do marido com sérios problemas de saúde. Se tudo isso não bastasse, ela própria luta com questões de saúde.

Há alguns anos, Thelma passou por uma cirurgia para liberar a pressão de um cisto no cérebro. Devido às necessidades de seus entes queridos, a perspectiva de qualquer complicação era assustadora. Ela orou pedindo ajuda e inspiração e foi ao templo. Em meio a tanta coisa, sua fé não vacilou, mas Thelma tinha restrições sobre colocar sua vida nas mãos do médico que faria a delicada cirurgia. Thelma visitou uma amiga querida nesse período e contou a ela suas preocupações sobre a cirurgia. A amiga perguntou a Thelma o nome do médico e, quando ouviu o nome, disse que o médico era membro de sua ala. Ela disse a Thelma que ele era um membro fiel da Igreja e um digno portador do sacerdócio. Com frequência ele colocava hinos da Igreja para ouvir durante as cirurgias. Apesar de ser uma informação muito simples, foi uma resposta terna às orações de Thelma. A vida e as experiências espirituais de Thelma são uma fonte de força e testemunho contínuos em minha vida.

Penso nos garotos que talvez tenham uma criação semelhante à minha. Penso nos que não têm um exemplo masculino para seguir em casa, que somente encontram refúgio na Igreja ou vivem em países conturbados. Para eles, digo: Nunca desistam; fiquem próximos do Senhor e de Seus servos. Sou grato ao Senhor por ter fornecido o apoio de que precisei para incentivar-me a realizar minhas metas e tornar-me a pessoa que sou hoje.