2017
O Poder Que Existe em Ensinar a Doutrina
Março 2017


Ensinar à Maneira do Salvador

O Poder Que Existe em Ensinar a Doutrina

Como podemos aumentar nossa capacidade de ensinar a doutrina com poder e autoridade?

Imagem
Woman in classroom

Quando eu era um novo presidente de missão, cheguei à nossa missão designada antevendo reuniões missionárias cheias de Espírito como as que eu lembrava de quando era um jovem missionário. Mas, após completar nossa primeira rodada de conferências de zona, fiquei decepcionado. O Espírito não tinha sido tão abundante quanto eu esperava, e alguns missionários pareciam apáticos.

Ao ponderar e orar com minha esposa sobre como propiciar uma maior presença do Espírito em nossa vida e na vida dos missionários, fomos guiados a concentrar nossos ensinamentos na doutrina de Cristo e em seu poder de transformar-nos. Ao buscarmos esse curso de ação ao longo dos meses seguintes, vários missionários me procuraram para contar o quanto lamentavam sua conduta prévia, expressando o desejo de ser mais diligentes no cumprimento das regras da missão e na aplicação prática do evangelho.

O Que Causou Essa Mudança?

O Presidente Boyd K. Packer (1924–2015), Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinava com frequência: “A verdadeira doutrina, quando compreendida, modifica atitudes e comportamento. O estudo das doutrinas do evangelho melhora o comportamento com mais rapidez do que o estudo do comportamento”.1 Eu já sabia disso, mas, depois do que vivenciei com os meus missionários, tive um apreço muito maior pelo poder e pela virtude da palavra de Deus para mudar corações (ver Alma 31:5). À medida que nossa missão prosseguia, continuando a concentrar-nos no ensino da doutrina, o coração deles mudou e o nosso também. Por entendermos a doutrina, compreendemos o “porquê” da obediência, e não apenas “o quê” e “como”.

Por Que o Ensino da Doutrina É Algo Tão Poderoso?

O Presidente Henry B. Eyring, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência, ensinou que “a palavra de Deus é a doutrina ensinada por Jesus Cristo e por Seus profetas”.2 A verdadeira doutrina está centralizada em Cristo. Sua doutrina, quando ensinada e recebida pelo Espírito, sempre vai aumentar a fé em Jesus Cristo (ver Alma 32:28–43; Morôni 7:25, 31–32).3 A fé é a “causa que move toda ação” ou conduta.4 À medida que o Pai e o Filho nos são revelados por meio de palavras cheias de Espírito, nossa fé cresce, nosso desejo de arrepender-nos e de obedecer aumenta, e mudamos.

O poder de mudar corações não está no professor, mas na “virtude da palavra de Deus” (Alma 31:5). As letras escritas numa página ou as ondas sonoras que saem de uma boca não têm o poder inerente de mudar corações, mas, quando palavras verdadeiras são inspiradas pelo Santo Espírito de Deus, podem causar uma vigorosa mudança no coração (ver 1 Coríntios 2:4; 1 Tessalonicenses 1:5; Mosias 5:2; Alma 5:7; D&C 68:4). Quando ensinamos Sua palavra pelo Espírito, o Espírito Santo leva luz e verdade para dentro do coração daquele que aprende (ver João 6:63; 2 Néfi 33:1; D&C 84:45). Quando aqueles que aprendem abrem o coração para receber a palavra, o Espírito lhes ilumina a mente e muda seu coração — suas motivações e condutas.

O Livro de Mórmon é uma vigorosa testemunha de que “a verdadeira doutrina, quando compreendida, modifica atitudes e comportamento”. Aqui estão apenas alguns exemplos:

  • O rei Benjamim ensinou a seu povo as palavras que ouviu de um anjo, e o Espírito efetuou tão grande mudança no coração do povo que eles “não [tinham] mais disposição para praticar o mal, mas, sim, de fazer o bem continuamente” (Mosias 5:2).

  • Quando Alma, o pai, ensinou o povo, “suas almas foram iluminadas pela luz da palavra eterna” e eles foram salvos (Alma 5:7; ver também versículo 9).

  • Os filhos de Mosias, “graças ao poder de sua palavra” (Alma 26:13), ajudaram a efetuar uma completa mudança de coração em milhares de lamanitas (ver Alma 17:14–17; 53:10).

Como Podemos Melhorar?

Há coisas que todos podemos fazer para aumentar nossa capacidade de ensinar a doutrina com poder e autoridade (ver Alma 17:3; Helamã 5:18). Não temos que fazer doutorado em didática ou estudos religiosos, mas precisamos pagar um preço. As seguintes sugestões podem ajudá-lo a convidar o poder da doutrina para seu ensino.

  1. Entesoure a palavra e viva de acordo com ela. Para ensinar com poder e autoridade, precisamos conhecer a doutrina. O Salvador disse a Joseph e Hyrum Smith que, antes de procurar declarar Sua palavra, eles precisavam primeiro buscar obtê-la. Então teriam Seu Espírito e Sua palavra, sim, “o poder de Deus para convencer os homens” (D&C 11:21). Esse tipo de entendimento “exige mais do que uma leitura displicente”, como ensinou o Presidente Howard W. Hunter (1907–1995). Exige estudo diário e concentrado.5

    Não basta estudar. Se quisermos conhecer a doutrina, precisamos vivê-la também (ver João 7:17; Alma 12:9). O estudo diligente e a aplicação das escrituras e das palavras dos profetas vivos são o modo pelo qual passamos a ter o poder de Sua palavra “em nós” (Alma 26:13; ver também Alma 17:2–3; 32:42).

  2. Ensine a doutrina. Precisamos tomar cuidado para ensinar somente a doutrina verdadeira. O Espírito Santo é o “Espírito de verdade” (João 15:26). Aqueles que aprendem podem sentir Seu testemunho confirmador quando “nada mais [declaramos] do que os profetas e apóstolos” (D&C 52:36) abstendo-nos de especulações e interpretações pessoais. Uma das melhores maneiras de nem sequer nos aproximarmos da doutrina falsa é manter nosso ensino simples (ver Mosias 25:22; 3 Néfi 11:39–40). Além disso, devemos relacionar os comentários e as experiências que os alunos relatarem com as doutrinas que estamos estudando.

  3. Ensine pelo Espírito. Precisamos lembrar que o ensino nunca deve concentrar-se em nós mesmos. Nossos olhos devem estar fitos em Deus. Nosso objetivo não é entreter nem nos estabelecer como uma luz. Paulo disse aos coríntios que estava com eles “em fraqueza, e em temor, e em grande tremor” (1 Coríntios 2:3; ver também versículo 4). Assim deduzimos que Paulo não usava uma apresentação bem ensaiada e roteirizada.

    Se quisermos ser instrumentos nas mãos de Deus para mudar corações, precisamos sair da frente e permitir que o Espírito Santo ensine a verdade. Ao preparar-se para ensinar, lembre que a coisa que mais importa em sua sala de aula é a presença do Espírito Santo. Faça tudo a seu alcance para propiciar a presença do Espírito em sua sala de aula. Ao ensinar, não tenha medo de fazer uma pausa para poder ouvir e sentir a orientação do Espírito.

Ao banquetear-nos em toda palavra de Deus e aplicá-la em nossa vida, ensinando somente a doutrina verdadeira pelo poder do Espírito Santo, veremos o Senhor mudando nosso coração e o coração de nossos alunos. Agradeço a Deus todos os dias pela mudança que Sua palavra efetuou em meu coração e pelos professores que me ensinaram a doutrina verdadeira com poder e autoridade.

Notas

  1. Boyd K. Packer, “Criancinhas”, A Liahona, janeiro de 1987, pp. 17–18.

  2. Henry B. Eyring, “A Força da Doutrina”, A Liahona, julho de 1999, p. 85.

  3. O Presidente Russell M. Nelson, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “A doutrina de Jesus Cristo foi elaborada pelo Senhor para ajudar-nos a aumentar nossa fé” (“Deixem Sua Fé Transparecer”, A Liahona, maio de 2014, p. 29).

  4. Lectures on Faith, 1985, pp. 1–2.

  5. Ver Howard W. Hunter, “Ler as Escrituras”, A Liahona, março de 1980, p. 94.