Seminários e Institutos
Lição 8: Jesus Cristo Cumpriu Toda a Justiça


Lição 8

Jesus Cristo Cumpriu Toda a Justiça

Introdução

Jesus Cristo viveu de forma perfeita, sujeitando-Se em tudo à vontade do Pai Celestial. Os profetas modernos testificaram: “Embora jamais tivesse cometido pecado, [Jesus Cristo] foi batizado para cumprir toda a justiça” (“O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos”, A Liahona, abril de 2000, p. 2). Assim como o Salvador, cumprimos a justiça quando nos sujeitamos às ordenanças e aos convênios do evangelho eterno. Esta lição estuda como o Salvador sujeitou-Se ao evangelho eterno e como podemos seguir Seu exemplo.

Leitura Preparatória

  • Robert D. Hales, “O Convênio do Batismo: Estar no Reino e Ser do Reino”, A Liahona, janeiro de 2001, p. 6

Sugestões Didáticas

Mateus 3:13–17; 2 Néfi 31:4–9

O batismo de Jesus Cristo

Peça aos alunos que reflitam sobre a seguinte situação:

Durante uma conversa com um amigo, surge o assunto do batismo. Depois de explicarem por que foram batizados, seu amigo pergunta: “Eu sei que somos batizados para ser purificados do pecado; mas Jesus era perfeito, não tinha pecados! Então, por que Ele foi batizado?

Deixe que os alunos ponderem essa pergunta e, depois, peça-lhes que respondam.

Depois de algum tempo de debate, peça que um aluno leia Mateus 3:13–17 em voz alta, ou mostre O Salvador Encontra João Batista e É Batizado (2:55) do site A Vida de Jesus Cristo — Vídeos da Bíblia (baixe e assista ao vídeo antes da aula). Caso utilize o vídeo, peça que os alunos o acompanhem lendo o texto correspondente das escrituras.

Depois do vídeo, pergunte:

  • Que motivo Jesus dá para ser batizado? (Escreva a seguinte doutrina no quadro: Jesus Cristo foi batizado para cumprir toda a justiça.)

  • Em sua opinião, o que significa afirmar que Jesus foi batizado para “cumprir toda a justiça”? (Mateus 3:15.)

Para ajudar os alunos a responderem a essa pergunta, dê-lhes tempo para consultar as escrituras. Você poderia sugerir-lhes que anotem 2 Néfi 31:4–9 na margem das escrituras, ao lado de Mateus 3:15. Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa de 2 Néfi 31:5–6 e observem a pergunta feita por Néfi. Dê-lhes tempo suficiente para terminar e, depois, diga-lhes que Néfi respondeu a essa pergunta em 2 Néfi 31:7–9. Peça que um aluno leia esses versículos em voz alta e que os demais acompanhem a leitura para identificar de que maneiras o Salvador cumpriu toda a justiça ao ser batizado. Você pode sugerir-lhes que marquem o que encontrarem. Enquanto os alunos comentam o que encontraram, escreva estas afirmações no quadro:

Ele foi humilde perante o Pai.

Testificou ao Pai que obedeceria a Seus mandamentos.

Mostrou aos filhos dos homens a porta pela qual precisavam entrar para alcançar o reino celestial.

Deu o exemplo para nós.

(Observação: Essa atividade permite que os alunos pratiquem a habilidade de preparar listas, o que os ajuda a identificar nas escrituras os pontos-chave que o profeta que as registrou queria salientar.)

Lembre aos alunos a pergunta feita por Néfi (ver o versículo 6). Depois pergunte:

  • Tendo em mente as afirmações do quadro, como o batismo de Jesus Cristo serve de exemplo do que é agir com retidão?

Enquanto os alunos respondem, certifique-se de que reconheçam e discutam as seguintes ideias (você pode apagar o que está no quadro e escrevê-las em seu lugar):

Obedecer humildemente à vontade do Pai faz parte de viver em justiça (ou em retidão).

Fazer convênios com o Pai e obedecer aos mandamentos faz parte de viver em justiça (ou em retidão).

Receber as ordenanças de salvação faz parte de viver em justiça (ou em retidão).

Seguir o exemplo de Jesus Cristo faz parte de viver em justiça (ou em retidão).

Pergunte à classe:

  • Como podemos aplicar a nossa vida o exemplo de retidão dado por Jesus?

Testifique à classe que, assim como nós, Jesus estava sujeito a todos os termos e condições do plano do Pai Celestial. A vida perfeita que Ele levou é um exemplo que devemos esforçar-nos por seguir.

2 Néfi 31:10–21

Seguir o exemplo do Salvador

Peça a um aluno que leia 2 Néfi 31:10–12 em voz alta. Pergunte à classe:

  • No versículo 10, que convite o Salvador nos faz?

  • De acordo com esses versículos, o que Jesus diz que temos que fazer para segui-Lo?

Peça aos alunos que leiam 2 Néfi 31:16–17 em silêncio. Depois pergunte:

  • O que mais precisamos fazer para seguir o exemplo do Salvador?

  • O que significa perseverar até o fim e seguir “exemplo do Filho do Deus vivente”? (Versículo 16.) (Saliente o verbo fazer encontrado no versículo 17. Saliente também este princípio: Quando seguimos o exemplo de Jesus Cristo, cumprimos toda a justiça, como Ele cumpriu.)

Diga aos alunos que as escrituras que leram em 2 Néfi 31 contêm a essência do evangelho eterno que o Pai Celestial preparou desde antes da criação do mundo.

Peça aos alunos que analisem Romanos 6:3–6 e identifiquem palavras ou frases-chave que confirmem que, para seguir o exemplo de Jesus Cristo, é preciso fazer mais do que ser batizado. Você pode sugerir-lhes que marquem o que encontrarem.

Dê a cada aluno uma cópia desta declaração do Élder Robert D Hales, do Quórum dos Doze Apóstolos, e peça-lhes que a leiam em silêncio. Peça-lhes que meditem sobre como o próprio batismo influenciou a vida de cada um deles.

Imagem
Élder Robert D. Hales

“Quando compreendermos nosso convênio batismal e o dom do Espírito Santo, nosso batismo modificará nossa vida e estabelecerá nossa total fidelidade ao reino de Deus. Quando as tentações nos confrontarem, se abrirmos os ouvidos, o Espírito Santo nos fará lembrar que prometemos recordar nosso Salvador e guardar os mandamentos de Deus. (…)

Ao seguirmos o exemplo de Jesus, nós também demonstramos que nos arrependeremos e seremos obedientes aos mandamentos de nosso Pai Celestial. Humilhamo-nos com o coração quebrantado e o Espírito contrito, ao reconhecermos nossos pecados e buscarmos o perdão de nossas ofensas (ver 3 Néfi 9:20). Fazemos convênio de que estamos dispostos a tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo e recordá-Lo sempre. (…)

Oro para que cada um de nós, como membros de Seu reino, compreenda que nosso batismo e confirmação são a porta de entrada em Seu reino. Quando ingressamos, fazemos o convênio de sermos de Seu reino, para sempre!” (“O Convênio do Batismo: Estar no Reino e Ser do Reino”, A Liahona, janeiro de 2001, p. 6).

Faça as seguintes perguntas aos alunos:

  • Como o batismo os ajudou a seguir o exemplo de Jesus Cristo, que cumpriu toda a justiça?

Dê-lhes tempo para refletir sobre como estão cumprindo o padrão de retidão estabelecido pelo Salvador ao batizar-Se. Peça-lhes que pensem sobre o que mais poderiam fazer para serem obedientes ao Pai Celestial.

Leituras Sugeridas aos Alunos