Força dos Jovens
Sou discípulo de Jesus Cristo
Janeiro de 2024


“Sou discípulo de Jesus Cristo”, Força dos Jovens, janeiro de 2024.

Tema dos jovens de 2024

Sou discípulo de Jesus Cristo

Você pode seguir o Salvador e compartilhar Sua palavra com outras pessoas.

Imagem
Logotipo do tema dos jovens de 2024

Você já se perguntou por que, depois de curar as pessoas, Jesus disse a algumas delas que não contassem a ninguém (ver Marcos 7:36)? Um dos motivos pode ter a ver com o tipo de seguidores de que Ele precisava. Você pode pensar que, se as pessoas conversassem sobre sua cura, seria uma boa maneira de Jesus atrair seguidores. No entanto, Jesus não precisava apenas de seguidores. Ele precisava de discípulos.

Jesus disse a Pedro e André: “Vinde após mim” (Mateus 4:19). A Tradução de Joseph Smith do versículo diz: “Eu sou aquele sobre quem foi escrito pelos profetas; segui-me” (Tradução de Joseph Smith, Mateus 4:18, em Mateus 4:19, nota de rodapé a). O convite não era para que ficassem com Ele só por pouco tempo. Ele queria que eles se tornassem Seus discípulos para sempre.

Ele não queria apenas que eles o vissem ensinar as pessoas, amar as pessoas e realizar milagres. Ele queria que eles fizessem o mesmo. Ele queria que Sua obra se tornasse a obra deles. Escolher a Cristo significava que eles aprenderiam a servir como Ele servia e a pensar como Ele pensava. Eles procurariam viver como Ele vivia, e Ele os ensinaria e lhes daria a ajuda de que precisavam para se tornarem mais semelhantes a Ele.

Imagem
Jesus Cristo

A palavra grega para discípulo é mathetes. Significa mais do que ser seguidor ou aluno. Muitas vezes é traduzida como aprendiz. Na época de Cristo, os discípulos geralmente escolhiam o mestre de quem queriam aprender, com o objetivo de se tornarem eles mesmos mestres. Cristo não seguiu a prática habitual. Em vez disso, Ele fez o contrário e procurou Seus discípulos. Hoje, Cristo nos chama para nos achegarmos a Ele. Ele nos chama para ser Seus discípulos e declarar Sua palavra entre Seu povo a fim de que tenham vida eterna (ver 3 Néfi 5:13).

Uma moça do Haiti, no Caribe, demonstrou seu desejo de ser discípula de Cristo convidando sua amiga, que não era membro da Igreja, para ir com ela a uma conferência FSY. Inicialmente, o pai de sua amiga não queria permitir que a filha fosse. Os líderes da Igreja explicaram sobre as experiências positivas que a aguardavam e os maravilhosos jovens adultos consultores que cuidariam dela. O pai deu permissão para que sua filha participasse e, depois de ver a diferença que isso fez em sua vida, ele também permitiu que ela frequentasse as reuniões da Igreja e — seis meses depois — fosse batizada.

Um rapaz da Argentina, na América do Sul, demonstrou seu desejo de ser discípulo de Cristo compartilhando alguns doces com um amigo enquanto iam de ônibus para a escola. Quando viu um doce com sabor de café, ele explicou que nunca havia provado desse sabor, já que ninguém em sua família bebia café. Isso deu início a uma conversa sobre a Igreja, que levou a um convite para ir às reuniões e que acabou fazendo com que seu amigo se filiasse à Igreja e servisse missão no Chile.

Nem todos com quem falamos sobre a Igreja ou convidamos para uma atividade da Igreja vão querer participar. Isso é normal. Nem todos com quem Cristo falou durante Seu ministério terreno tampouco se uniram a Ele. Ainda assim, ao escolhermos ser discípulos de Jesus Cristo e declarar Sua palavra, Ele nos dará coragem e ajuda divina. Vamos aprender a nos tornarmos mais semelhantes a Ele, e é isso que os discípulos fazem.