Conferência Geral
“Nada pode haver tão belo e doce como o foi minha alegria”
Conferência Geral de Abril de 2023


“Nada pode haver tão belo e doce como o foi minha alegria”

Arrepender-se diariamente e se achegar a Jesus Cristo é o caminho para sentir alegria — alegria além do que podemos imaginar.

Durante Seu ministério mortal, o Salvador demonstrou grande compaixão por todos os filhos de Deus, especialmente por aqueles que estavam sofrendo ou que haviam se afastado. Quando foi criticado pelos fariseus por Se associar e comer com pecadores, Jesus respondeu ensinando três parábolas bem conhecidas.1 Em cada uma dessas parábolas, Ele enfatizou a importância de buscarmos aqueles que se perderam e a alegria que sentimos quando eles retornam. Por exemplo, na parábola da ovelha perdida, Ele disse: “Haverá [grande] alegria no céu por um pecador que se arrepende”.2

Hoje, desejo fortalecer a conexão entre alegria e arrependimento — especialmente, a alegria que sentimos quando nos arrependemos e os sentimentos de alegria que temos quando convidamos outras pessoas a se achegarem a Cristo e a receberem Seu sacrifício expiatório em sua vida.

Os homens existem para que tenham alegria

Nas escrituras, a palavra alegria normalmente significa muito mais do que momentos de contentamento ou mesmo sentimentos de felicidade. Alegria nesse contexto é um atributo divino, encontrado em sua plenitude quando voltamos a habitar na presença de Deus.3 É mais profundo, edificante, duradouro e transformador do que qualquer prazer ou conforto que este mundo possa oferecer.

Fomos criados para ter alegria. Esse é o destino que desejamos como filhos de um amoroso Pai Celestial. Ele deseja compartilhar Sua alegria conosco. O profeta Leí ensinou que o plano de Deus para cada um de nós é que “[tenhamos] alegria”.4 Como vivemos em um mundo decaído, a alegria duradoura e eterna geralmente parecem estar além de nosso alcance. No entanto, no versículo seguinte, Leí continua ao explicar que “o Messias [veio] (…) para [nos] redimir da queda”.5 A redenção, por intermédio do Salvador Jesus Cristo, torna a alegria possível.

A mensagem do evangelho é uma mensagem de esperança, as “novas de grande alegria”,6 e a maneira pela qual todos podem sentir paz e momentos de alegria nesta vida e receber a plenitude da alegria na vida futura.7

A alegria da qual falamos é um dom dado aos fiéis, porém tem um preço. A alegria não é gratuita nem dada casualmente. Na verdade, ela é comprada “com o precioso sangue de [Jesus] Cristo”.8 Se de fato entendêssemos o valor da verdadeira alegria divina, não hesitaríamos em sacrificar qualquer coisa mundana ou fazer qualquer mudança necessária em nossa vida para recebê-la.

Um rei poderoso, porém humilde, no Livro de Mórmon entendia isso. “Que deverei fazer”, ele perguntou, “para nascer de Deus, arrancar este espírito iníquo de meu peito e receber o Espírito de Deus, a fim de encher-me de júbilo (…)? Eis que, disse ele, renunciarei a tudo quanto possuo; sim, abandonarei o meu reino para poder receber essa grande alegria”.9

Em resposta à pergunta do rei, o missionário Aarão disse: “Se desejas isto, [curva-te] diante de Deus, [e] te [arrependes] de todos os teus pecados”.10 O arrependimento é o caminho para a alegria11 porque ele é o caminho que leva ao Salvador Jesus Cristo.12

A alegria vem do arrependimento sincero

Para alguns, pensar em arrependimento como o caminho para a alegria pode ser contraditório. O arrependimento, às vezes, pode ser doloroso e difícil. Exige admitir que alguns de nossos pensamentos e ações — até mesmo algumas de nossas crenças — estão errados. O arrependimento também exige mudança, o que, às vezes, pode ser desconfortável. Mas alegria e conforto não são a mesma coisa. O pecado — inclusive o pecado da complacência — limita nossa alegria.

Como o salmista declarou: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”.13 Quando nos arrependemos de nossos pecados, precisamos nos concentrar na grande alegria que sentiremos. As noites podem ser longas, mas a manhã chegará; e, oh, quão maravilhosa é a paz e magnífica a alegria que sentimos quando a Expiação do Salvador nos liberta do pecado e do sofrimento.

Nada pode haver tão belo e doce

Considerem a experiência de Alma no Livro de Mórmon. Ele foi “torturado com eterno tormento” e sua alma estava “atribulada” por causa de seus pecados. Mas, quando ele se voltou para o Salvador em busca de misericórdia, ele “já não [se lembrou] de [suas] dores”.14

“E oh! que alegria”, ele declarou, “e que luz maravilhosa contemplei! Sim, (…) nada pode haver tão belo e doce como o foi minha alegria”.15

Esse é o tipo de alegria disponível para aqueles que se achegam a Jesus Cristo por meio do arrependimento.16 Conforme o presidente Russell M. Nelson ensinou:

“O arrependimento permite que tenhamos acesso ao poder da Expiação de Jesus Cristo. (…)

Quando decidimos nos arrepender, decidimos mudar! Permitimos que o Salvador nos transforme em uma versão melhor de nós mesmos. Escolhemos crescer espiritualmente e receber alegria — a alegria da redenção advinda Dele. Quando decidimos nos arrepender, decidimos nos tornar mais como Jesus Cristo!”17

O arrependimento traz alegria porque prepara nosso coração para receber a influência do Espírito Santo. Estar repleto do Espírito Santo significa estar repleto de alegria. E estar repleto de alegria significa estar repleto do Espírito Santo.18 Nossa alegria aumenta à medida que trabalhamos diariamente para termos sempre o Espírito em nossa vida. Conforme ensinado pelo profeta Mórmon: “Não obstante, jejuavam e oravam frequentemente e tornavam-se cada vez mais fortes em sua humildade e cada vez mais firmes na fé em Cristo, enchendo a alma de alegria e consolo”.19 O Senhor promete a todos os que se esforçam para segui-Lo: “Dar-te-ei (…) meu Espírito, o qual iluminará tua mente e encher-te-á a alma de alegria”.20

A alegria de ajudar outras pessoas a se arrependerem

Após termos sentido a alegria que advém do arrependimento sincero, é natural querermos compartilhar essa alegria com outras pessoas. E ao fazemos, nossa alegria se multiplica. Foi exatamente o que aconteceu com Alma.

“Esta é a minha glória”, ele disse, “que talvez possa ser o instrumento nas mãos de Deus para trazer alguma alma ao arrependimento; e esta é a minha alegria.

E eis que quando vejo muitos de meus irmãos verdadeiramente penitentes e vindo ao Senhor seu Deus, minha alma enche-se de alegria; lembro-me então do que o Senhor fez por mim, (…) sim, então me lembro de seu misericordioso braço, que se estendeu para mim”.21

Ajudar outras pessoas a se arrependerem é uma expressão natural de nossa gratidão para com o Salvador e uma fonte de grande alegria. O Senhor prometeu:

“Se (…) trouxerdes a mim mesmo que seja uma só alma, quão grande será vossa alegria com ela no reino de meu Pai!

E agora, se vossa alegria é grande com uma só alma que tiverdes trazido a mim (…), quão grande será vossa alegria se me trouxerdes muitas almas!”22

E quão grande é sua alegria pela alma que se arrepende

Acho útil tentar imaginar a alegria que o Salvador deve sentir cada vez que recebemos as bênçãos de Seu sacrifício expiatório em nossa vida.23 Como o presidente Nelson citou,24 o apóstolo Paulo, em sua epístola aos hebreus, compartilhou esta terna visão: “Deixemos todo (…) pecado que tão facilmente nos rodeia, (…) olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual pela alegria que lhe estava proposta suportou a cruz, (…) e assentou-se à destra do trono de Deus”.25 Frequentemente falamos da dor e do sofrimento no Getsêmani e no Calvário, mas raramente falamos da grande alegria que o Salvador deve ter antecipado ao oferecer Sua vida por nós. Claramente, Sua dor e Seu sofrimento foram por nós para que pudéssemos sentir a alegria de retornar com Ele à presença de Deus.

Após ensinar o povo na América antiga, o Salvador expressou Seu grande amor por eles dizendo:

“E agora, eis que minha alegria é grande, até a plenitude, por causa de vós (…); sim, e até o Pai se alegra e também todos os santos anjos. (…)

E [em vós] minha alegria é completa”.26

Vinde a Cristo e recebei Sua alegria

Irmãos e irmãs, concluo prestando meu testemunho pessoal, que considero um dom sagrado. Testifico que Jesus Cristo é o Salvador e Redentor do mundo. Sei que Ele ama todos nós. Seu foco singular — Sua “obra e [Sua] glória” —27 é nos ajudar a receber a plenitude da alegria Nele. Sou uma testemunha pessoal de que se arrepender diariamente e se achegar a Jesus Cristo é o caminho para sentir alegria — alegria além do que podemos imaginar.28 É por isso que estamos aqui na Terra. É por isso que Deus preparou Seu grande plano de felicidade para nós. Jesus Cristo verdadeiramente é “o caminho, e a verdade, e a vida”29 e o único “nome debaixo do céu pelo qual o homem possa ser salvo no reino de Deus”.30 Presto testemunho dessas coisas no sagrado nome de Jesus Cristo, amém.