2006
Consolo e Coragem nas Escrituras
Setembro de 2006


Tempo de Compartilhar

Consolo e Coragem nas Escrituras

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei?” (Salmos 27:1).

Os filisteus e os israelitas estavam em guerra. Golias, um gigante guerreiro filisteu, desafiou qualquer um dos israelitas a lutar com ele. Um jovem chamado Davi perguntou se poderia lutar contra aquele homem. Davi tinha grande coragem e fé.

Quando Davi entrou no campo de batalha, Golias zombou dele por ser tão jovem. Davi disse: “Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel” (I Samuel 17:45).

Davi pôs uma pedra em sua funda e lançou-a contra Golias. A pedra atingiu Golias na testa, e ele caiu ao chão.

Hoje há muitos “Golias” à nossa volta. São coisas más que nos tentam: bebidas alcoólicas e drogas; programas de televisão e filmes impróprios; até a preguiça e o egoísmo.

O Presidente Thomas S. Monson, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência, disse: “Davi foi ao ribeiro e deliberadamente escolheu cinco pedras apropriadas lisas com as quais poderia enfrentar seu inimigo. (…) Assim como Davi foi ao ribeiro, devemo-nos dirigir à nossa fonte de poder: o Senhor. Que pedras polidas escolhereis para vencer [o seu] Golias?” O Presidente Monson sugere que escolhamos as pedras da coragem, esforço, humildade, oração e amor ao dever (ver “Enfrentai Vossos Golias”, A Liahona, maio de 1987, pp. 2–5).

Demonstramos coragem quando fazemos o que é certo. Mostramos esforço quando trabalhamos arduamente. Mostramos humildade ao confiar no Senhor e orar pedindo Sua ajuda. Cumprimos nosso dever honrando nossos compromissos e convênios batismais. Se usarmos essas cinco pedras e outras, como o estudo das escrituras e a reunião de noite familiar, poderemos derrotar os Golias de nossa vida.

Davi e Golias Ponto a Ponto

Ligue os pontos para formar uma gravura de como devem ter sido Davi e Golias. Você pode colorir a gravura e pendurá-la onde possa ser vista com freqüência. Ao ver a gravura, você se lembrará de derrotar seu próprio Golias!

Idéias para o Tempo de Compartilhar

  1. 1. Convide um adulto a representar uma das pessoas de Alma em Mosias 24:8–15. Peça-lhe que traga consigo uma mochila e conte a história. Entregue às crianças uma folha de papel e peça-lhes que escrevam uma provação ou desafio que as crianças enfrentam hoje em dia, como roupas pouco recatadas, coisas impróprias nos meios de comunicação, etc. (As crianças pequenas podem fazer desenhos.) À medida que as crianças forem descrevendo cada provação, peça-lhes que usem o papel para embrulhar uma pequena pedra e coloque a pedra na mochila. Passe a mochila para algumas crianças. Discuta maneiras pelas quais o Pai Celestial as ajuda em suas provações. A cada sugestão, remova várias pedras. Passe a mochila novamente. Cante um hino sobre o Salvador. Explique às crianças que Jesus sempre nos ajudará e consolará.

  2. 2. Convide dois irmãos aprovados pelo bispo ou presidente do ramo para estarem preparados para contar (1) a história da Liahona guiando o navio rumo à terra da promissão (ver 1 Néfi 18:8–22) e (2) a história do sonho de Leí e da barra de ferro que conduz as pessoas à árvore da vida (ver 1 Néfi 8). Pergunte às crianças o que as pessoas tinham que fazer para demonstrar fé e receber orientação. O que são a Liahona e a barra de ferro de nossos dias? Leia Alma 37:44 e 1 Néfi 11:25 (palavras de Cristo, palavra de Deus). Como recebemos as palavras de Cristo? Diga às crianças que você lhes dará dicas por meio de músicas, para que respondam a essa pergunta. A cada hino, toque os primeiros compassos e peça às crianças que adivinhem qual é o hino e sua mensagem. A mensagem nos dirá onde devemos procurar para ouvir as palavras de Cristo. Toque hinos sobre profetas, o Espírito Santo e as escrituras. Saliente que precisamos fazer as mesmas coisas que fez o povo de Néfi para sermos guiados hoje.