2007
Perguntas e Respostas
Junho de 2007


Perguntas e Respostas

“Voltei para a Igreja e estou tentando começar uma nova vida depois de ter cometido alguns erros, mas tenho medo de cair de novo. Como posso vencer esse medo?”

  • Para vencer seu medo de cair, “prossiga com firmeza” no caminho estreito e apertado.

  • Obedeça à palavra de Deus, que se encontra nas escrituras e nos ensinamentos dos profetas modernos.

  • Adore a Deus, procure sentir Seu amor e arrependa-se para que o Salvador possa fortalecê-lo.

  • Não dê atenção às pessoas que zombam de você por tentar fazer o que é certo.

A Liahona

Você não está sozinho nesse desafio. Todos cometemos erros e todos podemos cair, se não tomarmos cuidado. Você pode encontrar algumas respostas para sua dúvida em 1 Néfi 8, uma descrição da visão de Leí. Eis algumas coisas que Leí viu e que podem ajudá-lo:

Ele viu pessoas se esforçando para manter-se no caminho estreito e apertado, ou seja, tentando ser fiéis. Mas algumas delas “se extraviaram (…) e perderam-se” (versículo 23). Algumas chegaram à árvore da vida mas então “ficaram [envergonhadas], por causa dos que zombavam [delas], e desviaram-se por caminhos proibidos e perderam-se” (versículo 28). Outras tiveram sucesso. “[Avançaram], continuamente agarradas à barra de ferro, até que chegaram; e prostraram-se e comeram do fruto da árvore” (versículo 30). O fruto da árvore representa o amor de Deus: as bênçãos da Expiação de Jesus Cristo.

Observe o que elas fizeram para ter sucesso. Se você fizer essas coisas, poderá vencer seu medo de cair novamente.

  1. 1. Prosseguir com firmeza. Néfi explicou: “Deveis, pois, prosseguir com firmeza em Cristo, tendo um perfeito esplendor de esperança e amor a Deus e a todos os homens. Portanto, se assim prosseguirdes, banqueteando-vos com a palavra de Cristo, e perseverardes até o fim, eis que assim diz o Pai: Tereis vida eterna” (2 Néfi 31:20).

  2. 2. Agarrar-se à barra de ferro. Néfi disse que a barra de ferro é a “palavra de Deus; e todos os que dessem ouvidos à palavra de Deus e a ela se apegassem, jamais pereceriam; nem as tentações nem os ardentes dardos do adversário poderiam dominá-los até a cegueira, para levá-los à destruição” (1 Néfi 15:24).

  3. 3. Comer do fruto da árvore. Comer do fruto da árvore significa sentir o amor de Deus em sua vida. Você pode orar para sentir esse amor e pode arrepender-se, permitindo que a Expiação abençoe sua vida.

  4. 4. Não dar atenção aos que zombam de você por fazer o que é certo. No sonho de Leí, aqueles que se importaram com as pessoas que zombavam no grande e espaçoso edifício acabaram caindo. O edifício representa o orgulho e as crenças do mundo. Como o edifício não tinha alicerces, “ele caiu e sua queda foi muito grande” (1 Néfi 11:36). O orgulho do mundo é temporário; fazer o que é certo vai abençoá-lo para sempre.

Essas quatro coisas vão ajudá-lo a edificar sobre o alicerce do evangelho de Jesus Cristo, “que é um alicerce seguro; e se os homens edificarem sobre esse alicerce, não cairão” (Helamã 5:12).

Leitores

Há três anos eu estava fora da Igreja. Senti tristeza no coração por causa de meus erros e decidi voltar para a Igreja. Tinha medo de errar outra vez, por isso decidi ajoelhar-me e fazer o que não não fazia havia muito tempo: orar ao nosso Pai Celestial. Pedi-Lhe que me ajudasse a sobrepujar as tentações para que o mal não tivesse lugar em meu coração, porque ele destruía a minha paz e entristecia a minha alma. Depositei minha confiança no Senhor para que iluminasse o meu caminho. Hoje tenho paz no coração. Se você sentir tristeza pelos seus pecados e erros, leia 2 Néfi 4:17–35.

Élder John Sanchez, 21, Missão Peru Piura

Somos tentados e cometemos erros todos os dias, mesmo que estejamos na Igreja. Mas o importante é nos arrependermos sinceramente das coisas que fizemos e nos esforçarmos constantemente contra a tentação e, acima de tudo, sermos dignos e orarmos constantemente e pedirmos a nosso Pai Celestial que nos ajude, porque Ele nunca se esquece de nós. Se quisermos realmente mudar, Ele nos ajudará porque nos ama imensamente.

Denise E., 18, Rancagua, Chile

Quando você sentir medo, ore, jejue e principalmente estude as escrituras. A palavra do Senhor está nelas, e as respostas para suas dúvidas também. Lembre-se de que o Senhor não nos dá nenhum mandamento sem antes preparar o caminho para que possamos cumpri-lo. E Ele nos ama tanto que nos perdoa quando nos arrependemos.

Ana A., 16, Falcón, Venezuela

Em primeiro lugar, precisamos compreender que o Pai Celestial nos ama, mesmo que tenhamos caído. O mais importante é levantar-nos e continuar tentando. Em segundo lugar, compreendermos que o desânimo é uma ferramenta de Satanás para impedir-nos de alcançar a verdadeira felicidade que só pode ser encontrada no evangelho de Jesus Cristo. Um dos truques do diabo é manter nossa atenção concentrada nos pecados ou erros do passado e no medo de que voltem a acontecer no futuro. Essa linha de raciocínio só nos impede de seguir adiante e de melhorar nossa vida. Por fim, eis uma citação que devemos adotar como lema: “Não deixe que o medo de perder o impeça de entrar no jogo”. Somos filhos do Pai Celestial, e com a ajuda Dele, vamos ter sucesso.

Chad C., 20, Utah, USA

Em suas orações pessoais, expresse todos os seus temores de que possa vir a cair. Leia as escrituras diariamente para adquirir conhecimento do evangelho e sentir o Espírito. Assista a todas as reuniões da Igreja, participe de todas as caravanas ao templo e de todas as atividades que puder, para que sinta o Espírito o máximo possível. Seria também sensato procurar o conselho de seu bispo e de seus pais.

Jaclyn B., 17, Kansas, USA

Sei como você se sente. Voltei para a Igreja, e agora estou participando ativamente de todas as atividades da Igreja, inclusive do trabalho missionário. Uma das lições que aprendi foi ter uma fé inabalável em Jesus Cristo. Se tivermos fé Nele, ela nos ajudará a ser fortes. Sei que Jesus Cristo é nosso único alicerce seguro, como lemos em Helamã 5:12.

Cheenee L., 17, Bulacan, Filipinas

Nosso Pai Celestial nos ama e nos compreende. Ele sabe que não somos perfeitos e que estamos sujeitos a cair. Sei que meu Pai Celestial me ama e me dá forças para prosseguir, por meio das escrituras, oração e jejum. Quando caímos, temos sempre que nos erguer.

Celeste S., 20, Oslo, Noruega

As respostas são auxílios e pontos de vista, e não declarações de doutrina da Igreja.

Imagem

“O poder de seus convênios é maior do que o poder da tentação. Não deixm que o temor de transgressões passadas enfraqueça sua determinação de arrepender-se delas e de abandoná-las. Lembrem-se! Deus prometeu livrá-los ‘da mão daquele que [o] odiava, e [remi-lo] da mão do inimigo’ (Salmos 106:10)”.

Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, “O Que Eu Gostaria Que Todo Membro Novo Soubesse — e Que Todo Membro Antigo Lembrasse”, A Liahona, outubro de 2006, p. 14.