2009
A Influência das Mulheres Justas
Setembro de 2009


Mensagem da Primeira Presidência

A Influência das Mulheres Justas

Imagem
President Dieter F. Uchtdorf

As escrituras citam o nome de várias mulheres que abençoaram pessoas e gerações com seus dons espirituais. Eva, a mãe de todos os viventes, Sara, Rebeca, Raquel, Marta, Isabel e Maria, a mãe de nosso Salvador, todas serão sempre honradas e lembradas. As escrituras também mencionam mulheres cujo nome desconhecemos, mas que abençoaram nossa vida por meio de seu exemplo e seus ensinamentos, como a mulher samaritana que Jesus encontrou junto ao poço de Sicar (ver João 4), a mulher e esposa ideal descrita em Provérbios 31 e a mulher fiel que foi curada por ter apenas tocado as roupas do Salvador (ver Marcos 5:25–34).

Ao analisarmos a história desta Terra e a história da Igreja restaurada de Jesus Cristo, fica evidente que as mulheres ocupam um lugar especial no plano de nosso Pai para o eterno bem-estar e felicidade eterna de Seus filhos.

Espero que minhas queridas irmãs no mundo inteiro — avós, mães, tias e amigas — jamais subestimem o poder de sua influência positiva, especialmente na vida de nossas preciosas crianças e nossos jovens!

O Presidente Heber J. Grant (1856–1945) disse: “Sem a devoção e o testemunho absoluto do Deus vivo que há no coração de nossas mães, esta Igreja morreria”.1 E o autor de Provérbios disse: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).

O Presidente Gordon B. Hinckley aconselhou o seguinte às mulheres da Igreja:

“É de tremenda importância que as mulheres da Igreja permaneçam firmes e inamovíveis quanto ao que é correto e adequado de acordo com o plano do Senhor. (…)

Convocamos as mulheres da Igreja para que juntas defendam a retidão. Devem começar por sua própria casa. Elas precisam ensiná-la nas salas de aula. Precisam defendê-la em sua comunidade.”2

Há um ditado que diz que os grandes portões se movem por meio de pequenas dobradiças. Irmãs, seu exemplo em coisas aparentemente pequenas fará uma grande diferença na vida de nossos jovens. O modo como se vestem e se arrumam, seu modo de falar, seu modo de orar, seu modo de testificar e seu modo de viver o dia-a-dia farão a diferença. Isso inclui os programas de televisão que veem, suas músicas preferidas e como utilizam a Internet. Se vocês gostam imensamente de ir ao templo, os jovens que valorizam seu exemplo farão o mesmo. Se vocês adaptam suas roupas para o garment do templo, e não o contrário, eles saberão o que vocês consideram importante e aprenderão com vocês.

Vocês são irmãs maravilhosas e um grande exemplo. Nossos jovens são abençoados por vocês, e o Senhor as ama por isso.

Um Exemplo de Fé

Gostaria de compartilhar alguns pensamentos a respeito da irmã Carmen Reich, minha sogra, que foi realmente uma mulher eleita. Ela aceitou o evangelho em uma época muito difícil e sombria de sua vida, livrando-se da dor e do sofrimento.

Quando jovem viúva e mãe de duas meninas, libertou-se de um mundo de antigas tradições e mudou-se para um mundo cheio de grande espiritualidade. Aceitou rapidamente os ensinamentos do evangelho, com todo o vigor intelectual e espiritual que há neles. Quando os missionários lhe deram o Livro de Mórmon e a convidaram a ler os versículos que eles marcaram, ela leu o livro inteiro em apenas alguns dias. Aprendeu coisas que estavam além da compreensão das pessoas de seu convívio porque as aprendeu pelo Espírito de Deus. Foi a mais humilde das humildes, a mais sábia das sábias, porque estava disposta e era pura o suficiente para acreditar quando Deus falava.

Foi batizada em 7 de novembro de 1954. Poucas semanas após seu batismo, o missionário que a batizou lhe pediu que escrevesse seu testemunho. Ele queria usar o testemunho dela ao ensinar para ajudar outras pessoas a sentir o verdadeiro espírito da conversão. Felizmente, o missionário guardou o manuscrito original por mais de 40 anos, e depois o devolveu a ela como um presente muito especial e carinhoso.

Um Testemunho Nascido do Espírito

Gostaria de compartilhar com vocês alguns trechos do testemunho que ela escreveu. Lembrem-se de que ela escreveu estas palavras poucas semanas após ter conhecido o evangelho. Antes da chegada dos missionários, ela nunca tinha ouvido falar do Livro de Mórmon, de Joseph Smith ou dos mórmons de modo geral. Em 1954, não havia templos fora da parte continental dos Estados Unidos, exceto no Canadá e no Havaí.

Esta é a tradução do testemunho escrito pela irmã Reich:

“As características especiais da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que não estão presentes em outras comunidades religiosas incluem, acima de tudo, a revelação moderna dada por intermédio do Profeta Joseph Smith.

O Livro de Mórmon com sua linguagem clara e pura é outra característica, com todas as instruções e promessas para a Igreja de Jesus Cristo. Ele é realmente uma segunda testemunha, juntamente com a Bíblia, de que Jesus Cristo vive.

Estamos unidos pela fé em um Deus pessoal, ou seja, Deus, o Pai, Deus, o Filho, e o Espírito Santo, que facilita a oração e nos influencia pessoalmente.

Além disso, a fé na vida pré-mortal, na pré-existência, no propósito de nossa vida terrena e em nossa vida após a morte é extremamente valiosa para nós e particularmente interessante e informativa. Tudo está claramente explicado, e nossa vida ganha novo significado e direção.

A Igreja nos deu a Palavra de Sabedoria como guia para manter nosso corpo e espírito nas melhores condições possíveis para atingir nossos anseios e nossas metas. Portanto, mantemos nosso corpo saudável e o melhoramos. Tudo isso devido ao conhecimento de que o receberemos novamente após a morte, em sua mesma forma.

Algo totalmente novo para mim, evidentemente, foi o trabalho do templo, com suas muitas ordenanças sagradas para unir a família para sempre. Tudo isso nos foi dado por meio de revelação ao Profeta Joseph Smith.”

Carmen Reich, minha querida sogra, faleceu em 2000, aos 83 anos de idade.

Uma Identidade Feminina Ímpar

A vida das mulheres da Igreja é um vigoroso testemunho de que os dons espirituais, as promessas e bênçãos do Senhor são concedidos a todos que se qualificarem, “para que sejam beneficiados todos” (D&C 46:9; ver versículos 9–26). A doutrina do evangelho restaurado cria uma maravilhosa e “ímpar identidade feminina que incentiva as mulheres a desenvolverem suas habilidades” como filhas verdadeiras e literais de Deus.3 Por meio do serviço na Sociedade de Socorro, Moças e Primária, sem mencionar seus próprios atos de amor e serviço, as mulheres sempre desempenharam e sempre desempenharão um papel importante no trabalho de “trazer à luz e estabelecer a causa de Sião” (D&C 6:6). Elas cuidam dos pobres e dos enfermos, servem em missões de proselitismo, de bem-estar, humanitárias e outras; ensinam crianças, jovens e adultos e contribuem para o bem-estar físico e espiritual dos santos de muitas outras maneiras.

Por seu potencial para o bem ser tão grande, e seus dons, tão diversificados, as mulheres ocupam papéis que variam de acordo com sua situação na vida. Algumas mulheres, na verdade, precisam desempenhar muitos papéis ao mesmo tempo. Por esse motivo, as mulheres SUD são incentivadas a adquirir instrução e treinamento que as qualifiquem tanto para o trabalho no lar e a criação de uma família justa quanto para a aquisição de seu sustento fora do lar, se a ocasião assim o exigir.

Estamos vivendo numa época excelente para as mulheres da Igreja. Irmãs, vocês são uma parte essencial do plano de nosso Pai Celestial para nossa felicidade eterna. Vocês receberam um legado divino. Vocês são verdadeiras edificadoras de nações, onde quer que estejam morando, porque lares fortes cheios de amor e paz proporcionam segurança para qualquer nação. Espero que compreendam isso, e espero que os homens da Igreja também o compreendam.

O que vocês, irmãs, fazem hoje vai determinar como os princípios do evangelho restaurado poderão influenciar as nações do mundo amanhã. E também como esses raios celestes do evangelho vão iluminar todas as terras no futuro.4

Embora falemos muito da influência das mulheres nas gerações futuras, não subestimem a influência que vocês podem exercer hoje. O Presidente David O. McKay (1873–1970) disse que o principal motivo pelo qual a Igreja foi organizada foi o de “tornar a vida agradável hoje, proporcionar alegria ao coração hoje, levar a efeito a salvação hoje. (…)

Alguns anseiam por uma ocasião futura, a salvação e a exaltação no mundo vindouro, mas o presente faz parte da eternidade”.5

Bênçãos Maiores do que Podem Imaginar

Se vocês viverem à altura dessa missão, sejam quais forem as circunstâncias em que se encontrem, como esposa, mãe, mãe que cria os filhos sozinha, divorciada, viúva ou solteira, o Senhor nosso Deus vai proporcionar-lhes responsabilidades e bênçãos maiores do que podem imaginar.

Quero pedir-lhes que se elevam até o potencial que têm dentro de si. Mas não se esforcem além de sua capacidade. Não estabeleçam metas que estejam além de sua capacidade de atingir. Não se sintam culpadas nem alimentem sentimentos de fracasso. Não se comparem com outras. Façam o melhor que puderem, e o Senhor providenciará o restante. Tenham fé e confiança Nele e, então, verão milagres acontecerem em sua vida e na vida de seus entes queridos. A virtude de sua própria vida será uma luz para os que estão em trevas, porque vocês são um testemunho vivo da plenitude do evangelho (ver D&C 45:28). Onde quer que tenham sido colocadas neste belo, porém frequentemente conturbado mundo, vocês podem ser aquelas que “socorrem os fracos, erguem as mãos que pendem e fortalecem os joelhos enfraquecidos” (D&C 81:5).

Minhas queridas irmãs, ao viverem seu dia-a-dia com todas as suas bênçãos e seus desafios, quero assegurar-lhes que o Senhor as ama. Ele conhece vocês. Ouve suas orações e responde a elas, onde quer que vocês estejam neste mundo. Ele quer que tenham sucesso nesta vida e na eternidade.

Irmãos, oro para que nós, como portadores do sacerdócio, como maridos, pais, filhos, irmãos e amigos dessas mulheres especiais, possamos vê-las como o Senhor as vê: filhas de Deus com um potencial sem limites para influenciar o mundo de modo positivo.

Nos primeiros dias da Restauração, o Senhor falou a Emma Smith por meio de seu marido, o Profeta Joseph Smith, dando-lhe instruções e bênçãos: “[Sê] fiel e [anda] nos caminhos da virtude perante mim (…). Não precisas temer (…). Deverás deixar as coisas deste mundo e buscar as coisas de um melhor. (…) Rejubila-te e alegra-te (…). E receberás uma coroa de retidão” (D&C 25:2, 9, 10, 13, 15).

A respeito dessa revelação, o Senhor declarou: “Esta é minha voz para todos” (versículo 16).

Mais tarde, o Profeta Joseph Smith disse às irmãs: “Se vocês viverem de modo a estar à altura de seus privilégios, não se poderá impedir que os anjos lhes façam companhia”.6

Presto testemunho dessas verdades e deixo com vocês meu amor e minhas bênçãos, como Apóstolo de nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Notas

  1. Heber J. Grant, Gospel Standards, comp. G. Homer Durham (1941), p. 151.

  2. Gordon B. Hinckley, “Permanecer Firmes e Inamovíveis”, Reunião Mundial de Treinamento de Liderança, 10 de janeiro de 2004, p. 20.

  3. “Women, Roles of: Historical and Sociological Development”, Daniel H. Ludlow, ed., Encyclopedia of Mormonism, 5 vols. (1992), volume 4, p. 1574.

  4. Ver “Povos da Terra,Vinde, Escutai!” Hinos, nº 168.

  5. David O. McKay, Pathways to Happiness, comp. Llewelyn R. McKay, 1957, pp. 291–292.

  6. History of the Church, Volume 4, p. 605.

Por Este Menino Orava Eu, de Elspeth Young; fundo © Getty Images

Ilustrações fotográficas: Matthew Reier; inserção: Pão da Vida, de Julie Rogers

Inserção: Semente de Fé, de Jay Bryant Ward