2010
Perguntas e Respostas
Junho de 2010


Perguntas e Respostas

“Orei e estudei as escrituras por muito tempo, mas parece que não consigo receber respostas para minhas dúvidas. Por que o Senhor não me abençoa com um testemunho?”

Algumas pessoas descrevem experiências extraordinárias, até mesmo milagrosas, por meio das quais obtiveram seu testemunho. Contudo, o testemunho tende a vir gradualmente, de modo sereno e discreto. Caso não tenha recebido um testemunho espiritual arrebatador, não desanime. O simples fato de desejar crer constitui o primeiro passo para ganhar um testemunho (ver Alma 32:27). O Pai Celestial o ama e quer abençoá-lo com um testemunho — mas em Seu próprio tempo e a Seu próprio modo (ver D&C 88:68).

Nem todos recebem um testemunho da mesma forma. Alguns sentem um “ardor no peito” (ver D&C 9:8). Outros sentem o Espírito Santo enunciar-lhes verdades na mente e no coração (ver D&C 8:2). Seu testemunho também poderá vir por meio da voz mansa e delicada do Espírito. Peça ao Pai Celestial que o ajude a reconhecer esses suaves sussurros.

Uma maneira excelente de adquirir um testemunho é aproveitar oportunidades de partilhar o evangelho com as pessoas. Ao ensinar as verdades do evangelho, o Espírito pode prestar testemunho a você, bem como aos outros, da veracidade de suas palavras.

Continue a orar com fé e sinceridade, esperando pacientemente a resposta do Senhor. Se guardar os mandamentos, será digno da companhia do Espírito Santo, a fonte do testemunho.

Ore Sempre

Entendo perfeitamente sua situação. Já passei por momentos difíceis em que meu testemunho foi posto à prova. Minha estratégia para superar esses problemas — e adquirir o forte testemunho que tenho hoje — foi estudar as escrituras constantemente e orar. Lia as escrituras a cada oportunidade. Orava de manhã e à noite, esforçando-me para sentir o Espírito. No entanto, tudo parecia em vão. Um dia, porém, ao chegar da escola, ajoelhei-me ao lado da cama. Não sei quanto tempo demorou minha oração, mas recebi uma resposta. Simplesmente ore sempre. Estude as escrituras. Achará a resposta que busca.

Christopher W., 15 anos, Nevada, EUA

Seja Sincero

O Pai Celestial conhece seu coração antes mesmo de você formular um pedido ou pergunta; Ele simplesmente espera que você Lhe apresente as questões em oração sincera. Tenho um testemunho pessoal de que Ele atende a nossas preces. Pode ser que receba uma resposta imediata ou que demore um pouco, mas sei com certeza que Ele atenderá. Seja paciente e continue a demonstrar fidelidade.

Sharon F., 20 anos, Lagos, Nigéria

Dê Ouvidos ao Espírito Santo

Ore pedindo orientação na busca de sabedoria pessoal. O Pai Celestial ouve todas as nossas orações e responde a elas. As respostas vêm por meio dos sussurros do Espírito Santo. Peça com fé, seja humilde, guarde os mandamentos, tome o sacramento dignamente, reserve algum tempo para refletir sobre as escrituras e busque pacientemente a vontade de Deus.

Ana Mae R., 20 anos, Davao Oriental, Filipinas

Preste Testemunho

Os líderes da Igreja ensinam que, além de pedir, devemos prestar testemunho do que desejamos saber, mesmo que ainda não tenhamos recebido uma resposta definitiva. Orei, muitas vezes, para receber um testemunho, mas só obtive a certeza do que buscava, depois de prestar testemunho do evangelho e da Restauração. Embora ainda não tivesse um testemunho inabalável, recebi a confirmação clara, suave e contundente do Espírito Santo. Sei que se você prestar testemunho, o Senhor o fortalecerá.

Aura O., 18 anos, Huila, Colômbia

Jejue e Ore

A oração e o jejum prepararão o terreno espiritual no qual florescerá seu testemunho e ele será uma força e uma âncora que o ajudará a suportar todas as provações e tentações. Alcança-se um testemunho por meio da constância; nossa diligência ajuda-nos a sentir a verdade. Muitas vezes precisamos jejuar como Alma (ver Alma 5:45–46). Pode ser que no início seu testemunho seja pequeno, mas se você continuar a orar e a examinar as escrituras, começará a ver os frutos de sua fé.

Élder Zubieta, 20 anos, Missão Colômbia Cali

Busque Revelação divina

Ainda recém-conversa, tive a oportunidade de ir ao templo para realizar batismos por meus antepassados. Ao entrar na água para efetuar essas ordenanças sagradas, tive o forte sentimento de que o batismo pelos mortos é divino. Aquele dia foi a base sobre a qual se desenvolveu meu testemunho dos batismos vicários. A meu ver, a definição de testemunho é revelação divina para as pessoas de fé. Para adquirir um testemunho, devemos orar, estudar as escrituras e obedecer aos ensinamentos de Jesus Cristo. A retidão é requisito para qualquer testemunho; do contrário, o Espírito não pode testificar da obra do Senhor em nossa época.

Mariam N., 19 anos, Accra, Gana

Nunca Desista

A aquisição de um testemunho pode levar tempo. Há muitas coisas que você pode fazer para conseguir um testemunho inabalável. Só nunca desista de pedir ao Pai Celestial respostas para suas orações.

Wilben G., 18 anos, Benguet, Filipinas

Tenha Paciência

Às vezes nossas orações não são respondidas de imediato. As respostas podem demorar a chegar e virão segundo os desejos de nosso coração. Uma das qualidades de um santo é a paciência. Continue a orar, a estudar as escrituras, a guardar os mandamentos e a ouvir o testemunho de outras pessoas. Preste também atenção aos sussurros do Espírito Santo. A resposta pode vir quando você menos esperar.

Chioma O., 15 anos, Abia, Nigéria

Mantenha a Serenidade

O Pai Celestial está sempre disposto a nos atender, mas algo dentro de nós às vezes pode impedir-nos de receber as respostas que buscamos. Acho que a melhor maneira de receber um testemunho é manter a serenidade, tanto espiritual quanto física. Dessa forma, quando orarmos e lermos as escrituras, estaremos prontos para receber a resposta.

Monica N., 19 anos, Lima, Peru