2010
Perguntas e Respostas
Agosto de 2010


Perguntas e Respostas

“Como devo reagir quando for ridicularizado por ser membro da Igreja e por tentar manter meus padrões?”

Em virtude da Luz de Cristo, os filhos de Deus sabem o que é certo e errado, mas infelizmente alguns optam por ignorar esse conhecimento e ridicularizar as pessoas que tentam escolher o certo. Sempre que possível, tente prestar testemunho a essas pessoas e explicar as bênçãos que recebeu ao viver os padrões do evangelho.

Sua forma de reagir às zombarias afetará a imagem que as pessoas terão de você e da Igreja. Nunca discuta ou reaja com raiva ou grosseria. Às vezes, basta ignorar o que os outros dizem e seguir o conselho do Salvador de amá-los e orar por eles (ver 3 Néfi 12:44). Recorde que você deve ser “o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza” (I Timóteo 4:12).

Por fim, não se envergonhe de seu testemunho do evangelho (ver Romanos 1:16). Seu exemplo de firmeza será um testemunho vigoroso da veracidade do evangelho para as pessoas a sua volta. Ao defender suas crenças de modo caridoso e confiante você também pode fortalecer as pessoas que não têm a coragem de fazer o que é certo.

Explique Suas Crenças

Há algum tempo, eu participava de uma equipe de basquete que costumava jogar aos domingos. Quando as partidas eram aos domingos, porém, eu não participava, e meus companheiros de equipe caçoavam de mim por isso. Quando me perguntaram por que eu não jogava aos domingos, respondi: “Sou membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e aprendi a santificar o Dia do Senhor e a não praticar esportes nesse dia. Sigo os princípios do evangelho porque sei que Deus quer o melhor para nós”. Depois disso, meus colegas de equipe passaram a respeitar minhas crenças e cessaram as zombarias.

Nicolás B., 19 anos, Córdoba, Argentina

Ore por Eles

Ver suas crenças serem ridicularizadas costuma ser desanimador. Contudo, tento lembrar que os escarnecedores estão deixando de ganhar as bênçãos do evangelho. Assim, oro para que o Pai Celestial transforme o coração deles e os ajude a compreender a importância do evangelho. Sei que, se eu viver de modo exemplar, isso poderá ajudá-los a mudar.

Itaobong O., 20 anos, Rivers, Nigéria

Não Sinta Vergonha

Se alguém o ridicularizar por ser membro da Igreja, diga simplesmente que você tem um testemunho dela e que gosta de ir à Igreja. Diga que sente que o Pai Celestial está próximo. Não tenha vergonha ou medo de dizer o que é certo!

Laura A., 12 anos, Hesse, Alemanha

Fale com Amor

Li o artigo do Élder Robert D. Hales sobre a coragem cristã, que ensina que não devemos responder com agressividade, mas com amor, aos opositores da Igreja.1 Se mostrarmos que nos importamos, a maioria das pessoas vai parar de nos tratar com tanta hostilidade. Devemos sempre tratar as pessoas com respeito e amor, pois esse tratamento infalivelmente voltará para nós. Se alguém o convidar a fazer algo contrário a seus padrões, calmamente recuse e diga: “Sou membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e creio que não me convém fazer isso”. Você pode até sugerir uma nova atividade que esteja de acordo com seus padrões.

Lucas H., 15 anos, Arizona, EUA

Seja um Bom Amigo

Em primeiro lugar, eu pensaria no exemplo do Senhor. Quando deu a vida por mim, Ele não tinha faltas nem merecia de modo algum o que sofreu. Em segundo lugar, pensaria no exemplo de Joseph Smith, que soube ser forte e corajoso para permitir que hoje eu tenha orgulho de pertencer à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Em terceiro lugar, eu continuaria a seguir meus princípios sendo bondoso e prestando serviço. Eu mostraria meu amor por eles sendo o melhor amigo e exemplo que eles poderiam ter. Eu lhes mostraria as bênçãos que a obediência aos princípios do evangelho pode lhes proporcionar. Afinal de contas, somos todos filhos de um Pai amoroso e misericordioso.

Auguste R., 15 anos, Taiti, Polinésia Francesa

Deixe Sua Luz Resplandecer

Devemos recordar por que e por quem vivemos nossos padrões. Se tivermos sempre em mente o exemplo do Salvador, estaremos preparados para enfrentar essas situações com mansidão, sem espírito de discórdia e sem sentir vergonha dos padrões que escolhemos viver. Ao agirmos dessa forma, deixamos resplandecer nossa luz diante dos homens, e eles verão nossas boas obras e glorificarão nosso Pai, que está no céu (ver Mateus 5:16).

Lara M., 21 anos, Paraíba, Brasil

Preste Testemunho

Na universidade onde eu estudava, havia um rapaz que me perseguia por eu ser membro da Igreja. Ele sempre queria entrar em contendas, e por isso eu o evitava. Então, certo dia prestei-lhe meu testemunho, e ele parou de me perseguir. Devemos sempre permanecer firmes e recordar como obtivemos nosso testemunho. Devemos ter autocontrole, a fim de que o Espírito Santo permaneça sempre conosco e nos fortaleça, a despeito do que digam ou pensem os outros. Devemos orar por essas pessoas para que um dia aceitem Jesus Cristo.

Brezka E., 21 anos, Valparaíso, Chile

Converse com Amigos da Igreja

Descobri que ler minha bênção patriarcal é muito bom. Isso me ajuda a compreender melhor quem sou e quais são meus pontos fortes e fracos, para eu lidar melhor com tribulações como essas. Tenho apenas dois amigos membros da Igreja, mas converso com eles com frequência sobre como superar essas dificuldades. Acho que isso certamente ajudaria você. Outra boa maneira de enfrentar esse problema é simplesmente ser bondoso e um exemplo em tudo o que fizer. Certamente não é possível forçar as pessoas a mudar de opinião, mas ser gentil e não se irritar com facilidade talvez seja a melhor maneira de mostrar o quanto a Igreja é importante para você.

William L., 17 anos, Nevada, EUA

Nota

  1. Ver Robert D. Hales, “Coragem Cristã: O Preço de Seguir a Jesus”, A Liahona, novembro de 2008, p. 72; “That Is Christian Courage”, New Era, julho de 2009, p. 2.