2010
O Livro de Mórmon Como Guia Pessoal
Setembro de 2010


Mensagem da Primeira Presidência

O Livro de Mórmon Como Guia Pessoal

Imagem
President Henry B. Eyring

Todos sentimos, em nossos melhores momentos, o desejo de voltar a viver com Deus. Ele nos concedeu a dádiva de Seu Filho Amado como nosso Salvador para prover o caminho e nos ensinar a trilhá-lo. Deu-nos profetas para indicar-nos o rumo a seguir. O Profeta Joseph Smith foi inspirado a traduzir o registro escrito por profetas que se encontra no Livro de Mórmon. Ele é nosso guia seguro para o caminho de volta a Deus.

Joseph Smith declarou o seguinte sobre esse livro precioso: “Eu disse aos irmãos que o Livro de Mórmon era o mais correto de todos os livros da Terra, e a pedra angular de nossa religião, e que um homem poderia aproximar-se mais de Deus seguindo seus preceitos do que os de qualquer outro livro”.1

Os preceitos que encontramos no Livro de Mórmon são mandamentos de Deus. Alguns são mandamentos dados diretamente pelo Salvador por intermédio de Seus profetas referentes ao modo como devemos ser e a pessoa que devemos nos tornar. O Livro de Mórmon nos dá o exemplo deixado pelo Salvador para aumentar nossa fé e determinação de obedecer ao mandamento de segui-Lo. O livro está repleto da doutrina de Cristo para guiar-nos. Eis um exemplo tirado de 2 Néfi:

“[Jesus] disse aos filhos dos homens: Segui-me. Portanto, meus amados irmãos, poderemos nós seguir a Jesus se não estivermos dispostos a guardar os mandamentos do Pai?

E disse o Pai: Arrependei-vos, arrependei-vos e sede batizados em nome do meu Filho Amado” (2 Néfi 31:10–11).

O livro deixa bem claro que precisamos receber o Espírito Santo, como um batismo de fogo, para ajudar-nos a permanecer no caminho estreito e apertado. Foi-nos ensinado que precisamos orar sempre em nome de Cristo, sem desanimar, e que se fizermos isso contaremos com esta promessa: “Deveis, pois, prosseguir com firmeza em Cristo, tendo um perfeito esplendor de esperança e amor a Deus e a todos os homens. Portanto, se assim prosseguirdes, banqueteando-vos com a palavra de Cristo, e perseverardes até o fim, eis que assim diz o Pai: Tereis vida eterna” (2 Néfi 31:20).

O Livro de Mórmon indica claramente, no maravilhoso sermão do rei Benjamim, o que significa ter amor a Deus e a todos os homens. Quando nossa natureza for transformada pelo poder da Expiação e por nossa obediência fiel aos mandamentos, estaremos cheios do amor de Deus (ver Mosias 4:1–12).

O Livro de Mórmon também nos dá a certeza de que podemos ser purificados nesta vida para não termos mais o desejo de praticar o mal (ver Mosias 5:2). Essa esperança nos traz coragem e consolo, enquanto Satanás procura tentar-nos e desanimar-nos ao longo do caminho.

Sempre que leio nem que sejam umas poucas linhas do Livro de Mórmon, sinto fortalecer-se meu testemunho de que o livro é verdadeiro, de que Jesus é o Cristo, de que podemos segui-Lo de volta ao lar e de que podemos levar nossos entes queridos conosco. Para mim ele tem sido o livro dos livros. É a palavra de Deus.

Oro para que nós e todos os nossos entes queridos nos banqueteemos farta e diariamente com esse livro. Testifico, em nome de Jesus Cristo, que ele é um guia verdadeiro.

Nota

  1. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 68.

Cristo na Terra de Abundância, de Simon Dewey © 2003 IRI

À esquerda: ilustração fotográfica de Craig Dimond; ilustrações de Steve Kropp