2012
Perguntas e Respostas
Junho de 2012


Perguntas e Respostas

“Às vezes me sinto sobrecarregado quando penso em tudo o que preciso fazer para viver o evangelho. Por onde devo começar?”

A vida pode tornar-se um fardo pesado quando tentamos fazer coisas demais ao mesmo tempo. Se você tentasse, por exemplo, ir ao seminário, à escola, ao trabalho, ao templo e à Mutual num mesmo dia, certamente se sentiria sobrecarregado. Mas se der prioridade às atividades do evangelho e programar tempo para elas, você progredirá. As atividades do evangelho, como o seminário, a oração e o Dever para com Deus ou o Progresso Pessoal, são algumas das coisas mais importantes que você pode fazer na adolescência. É verdade que elas tomam certo tempo, mas você será abençoado por todos os sacrifícios que fizer para ser obediente.

Para saber como conseguir tempo para essas atividades, busque inspiração, orando e avaliando como utiliza seu tempo. O domingo é um bom dia para planejar as atividades do evangelho e outras coisas importantes para a semana. Também seria proveitoso discutir essa questão com seus pais e líderes da Igreja.

Ao pensar em tudo o que precisa fazer, lembre-se de que as classes, os programas e as atividades da Igreja são inspirados — vão ajudá-lo a fortalecer seu testemunho, a guardar os mandamentos e a preparar-se para a missão e o casamento no templo.

Ao empenhar-se para ser fiel no evangelho, o Senhor vai “preparar um caminho” ( 1 Néfi 3:7) para ajudá-lo a guardar os mandamentos Dele, mesmo que se sinta sobrecarregado. A observância dos mandamentos garantirá a presença do Espírito em sua vida. E ao sentir o Espírito você saberá que está no caminho certo espiritualmente.

Fazer as Coisas Pequenas e Simples

O Senhor não espera que sejamos perfeitos em todas as coisas ainda, mas deseja que façamos o máximo que pudermos. Se isso significa começar com o básico, como o estudo diário das escrituras e a oração, Ele ficará satisfeito com nossos esforços. Se estivermos dispostos a viver o evangelho e a fazer as coisas pequenas e simples que são exigidas de nós, todas as coisas aparentemente difíceis que Ele nos pede não serão mais tão difíceis.

Hunter D., 17 anos, Tennessee, EUA

Viva o Evangelho com Sua Família

É muito importante viver o evangelho junto com nossa família. Podemos começar a fazê-lo por meio da oração familiar, do estudo das escrituras em família, da noite familiar e do trabalho de história da família. Esses princípios básicos são de grande valia para compreendermos profundamente o que o evangelho de Jesus Cristo pode fazer em nossa vida.

Cherry O., 19 anos, Davao, Filipinas

Dê o Melhor de Si

Aprendi que quando tentamos fazer tudo, podemos ficar estressados. Se simplesmente tentarmos dar o melhor de nós a cada dia, tudo ficará bem. Se você der ouvidos ao Espírito Santo e permanecer próximo do Senhor por meio da oração e do estudo das escrituras, tudo vai se encaixar e em breve você será a pessoa que o Senhor pretende que seja. Antes eu tentava ser quase perfeita e me preocupava por não ser boa o suficiente, mas não é isso que o Senhor deseja. Sentir-se incapaz e deprimido não é do Senhor. Então basta dar-Lhe o melhor de si e você encontrará paz e alegria em sua vida.

Zandi C., 16 anos, Wyoming, EUA

Busque a Ajuda do Senhor

Leia as escrituras e ore diariamente. Procure estar sempre em sintonia com o Espírito Santo. O Pai Celestial vai ajudá-lo a viver o evangelho. Sempre procure a ajuda Dele. Peça-Lhe orientação a fim de fazer o que Ele espera de você. A cada escolha correta que fizer, sentirá a presença do Espírito. Isso vai dar-lhe vontade de fazer mais escolhas corretas.

Thaís S., 15 anos, Rio Grande do Sul, Brasil

Confie no Senhor

O evangelho existe para nos ajudar, não para nos preocupar. Se tivermos confiança no Senhor, poderemos ter confiança em Seu evangelho. Quando tivermos confiança, viver o evangelho não parecerá tão difícil, pois compreenderemos por que o vivemos.

Charlotte R., 14 anos, Utah, EUA

Concentre-se no Que Estiver Fazendo

Não pense em todas as coisas que você precisa fazer no decorrer de sua vida, pense no que precisa ser feito agora. Faça o melhor que puder, e o Pai Celestial Se encarregará do restante. Por exemplo, enquanto estava me preparando para dar uma aula no seminário sobre o Presidente Thomas S. Monson, não sabia como conseguiria prender a atenção de sete jovens (todos mais velhos que eu) para que escutassem, ouvissem e permanecessem interessados. Decidi que tentaria conseguir o máximo de articipação possível. E deu certo! Então basta dar o melhor de si no trabalho que estiver fazendo no momento.

Bethany F., 15 anos, Kentucky, EUA

Melhore Gradualmente

O Senhor disse que nos dará doutrina “linha sobre linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco ali” (2 Néfi 28:30). Não podemos esperar compreender o evangelho todo de uma vez, mas se começarmos com os princípios básicos — fé, esperança e caridade — e se estudarmos as escrituras, se as aplicarmos no cotidiano e se orarmos sempre, vamos melhorar pouco a pouco e veremos que nos aproximaremos de Cristo cada vez mais.

Riley C., 16 anos, Utah, EUA