2012
Poder na Oração
Julho de 2012


Poderna Oração

Imagem
youth in front of Cebu City Philippines Temple

Os adolescentes da Ilha de Cebu, nas Filipinas, contam como receberam respostas a suas orações.

Das dezenas de milhares de ilhas da Terra, um arquipélago com 7.107 delas compõe a nação insular das Filipinas, no Sudeste Asiático. Um comentário bem-humorado que se faz nas Filipinas é o de que embora haja 7.107 ilhas, isso é somente na maré baixa. Na realidade, o número de ilhas cai para 7.100 na maré alta, quando algumas submergem e ficam abaixo da superfície do oceano. E como as moças e os rapazes das Filipinas mantêm a cabeça fora da água quando se sentem sobrecarregados? Voltam-se ao Pai Celestial em oração.

Há ocasiões em nossa vida em que talvez nos sintamos sozinhos, mas se nos lembrarmos de que nosso Pai Celestial está sempre a nosso alcance, sempre pronto para ouvir e responder a nossas orações, podemos ter alento nesse fato e sentir a esperança e a confiança que esse conhecimento nos proporciona.

A Oração Proporciona Confiança

Joselito B. conta que foi designado a participar de um concurso de contar histórias quando tinha doze anos. Sua professora pediu-lhe que decorasse um roteiro de dez páginas que ele teria de apresentar perante centenas de alunos e professores. Essa pode ser uma tarefa assustadora para qualquer pessoa, quanto mais para o Joselito, que geralmente tem medo de subir ao palco.

“Então a primeira coisa que fiz foi orar e pedir orientação”, diz Joselito. “Em minha oração, pedi que, caso esquecesse parte do roteiro, eu conseguisse prosseguir e inventar trechos novos que se encaixassem em minha história. Ao terminar de orar, lembrei minha escritura favorita da Bíblia, que está no Velho Testamento, em Provérbios 3:6, que diz: ‘Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas’.”

Joselito estava nervoso. Mas, esforçou-se muito a semana inteira para decorar o roteiro. E orou bastante todos os dias. Por fim, chegou o dia do concurso.

Na abertura do concurso, Joselito ainda estava muito nervoso. “Mas durante a história, senti-me bem”, diz ele. “Simplesmente dei o melhor de mim e sabia que Deus me ajudaria. Fiquei tenso e com medo por haver tantos alunos, mas Deus respondeu a minhas orações.”

Joselito não apenas conseguiu lembrar o roteiro de sua história, mas se saiu tão bem que conquistou o primeiro lugar no concurso. Joselito declara: “A oração é a resposta quando não há ninguém por perto para nos consolar. Deus sempre está a nosso lado para nos ajudar”.

A Oração Proporciona Forças

Criado numa família de santos dos últimos dias ativos, Ken G. nunca teve muito problema para manter seus padrões elevados quando era menino. Mas, quando começou a escola secundária, as coisas ficaram mais difíceis, e Ken às vezes se sentia isolado da boa influência de sua família, principalmente na escola.

“Eu e meus colegas éramos muito unidos, mesmo que eles não fossem membros da Igreja”, conta Ken. “Ainda assim havia forte união entre nós. O problema foi que eles começaram a fazer coisas incompatíveis com os padrões de nossa Igreja.”

Em casa, Ken nunca tivera problemas para escolher o certo, mas conta que, quando foi para a escola e não tinha mais a família a seu lado para orientá-lo, começou a fazer escolhas erradas. “Admito que fiz coisas que destoavam dos padrões da Igreja, por isso, no seminário, eu sempre sentia que era sobre mim que a lição falava.”

Foi então que Ken se deu conta de que queria mudar, mas não se sentia forte o suficiente para fazer isso sozinho. “Por isso tomei a decisão de orar a Deus, pedindo que me desse a força e a coragem para dizer ‘não’ a meus amigos quando fizessem coisas ruins”, explicou ele. “E senti que Deus respondeu a minhas orações. Para mim, ficou mais fácil dizer ‘não’ sempre que meus amigos me pediam que fizesse algo errado ou me tentavam. Eu já tinha o conhecimento e sabia o que era certo e errado. Mas, por meio da oração, senti como se tivesse o poder e o dom de dizer ‘não’ e de fazer o que era certo.”

Ken diz que a coisa mais importante que aprendeu com isso foi que “a oração é um sinal de sua humildade, porque você tem que admitir para si mesmo que está fraco e que somente Deus pode ajudá-lo a ficar forte” (ver D&C 112:10).

A Oração Proporciona Bênçãos

Às vezes, precisamos mais do que apenas consolo e força. Às vezes, as bênçãos de que necessitamos são mais tangíveis. Tania D. lembra-se de uma ocasião assim. A família dela enfrentava uma época difícil em termos financeiros. “Numa noite de sábado, tínhamos apenas 40 pesos [cerca de 1 dólar] para o restante da semana, e não havia comida para o jantar nem sequer carvão para o fogão em casa”, diz Tania. “Minha mãe deu-me uma lista de todas as coisas necessárias, e precisávamos de 250 pesos para comprar tudo aquilo. A primeira coisa que precisávamos comprar era carvão para preparar o jantar.” Tania podia ver que não havia dinheiro suficiente para comprar tudo. Então, deu-se conta de que não teriam dinheiro para a passagem de ônibus para ir à Igreja no dia seguinte. “Eu disse a minha mãe que não tínhamos o bastante para tomar o ônibus para ir à Igreja. Mas minha mãe é muito fervorosa e me disse simplesmente: ‘Deus proverá’.

Fui chorando no caminho para a loja porque não tínhamos dinheiro suficiente para comprar tudo, e eu não sabia o que fazer”, conta Tania. Ao enrolar uma das notas de vinte pesos e colocá-la no bolso, fez a única coisa que achou que ajudaria: orou. “Fiz uma oração ao Pai Celestial para que de alguma forma pudéssemos suprir nossas necessidades.”

Mas, quando chegou à primeira loja, viu que o preço do carvão tinha subido de cinco para vinte pesos. “Fiquei hesitante em comprá-lo”, diz Tania, “mas senti o Espírito Santo sussurrar-me que o comprasse mesmo assim, então comprei. Restaram-me apenas vinte pesos, mas eu ainda tinha muitas coisas para comprar, inclusive fraldas para meu irmão e água potável. Então fui à loja seguinte comprar alimentos para nossa refeição, e era muito caro. Pus a mão no bolso onde tinha colocado os vinte pesos e encontrei cinco notas de vinte pesos no maço. Comecei a chorar bem em frente do dono da loja.

No final, consegui comprar todas as coisas de que necessitávamos”, diz Tania, “e tínhamos o suficiente para as passagens de ônibus para ir à Igreja no dia seguinte. Quando voltei para casa, fui a meu quarto e fiz uma oração a Deus para agradecer-Lhe pela bênção que nos concedera. Sei que Deus realmente vive e responde a nossas orações, sobretudo nos momentos em que mais precisamos Dele e fazemos uma oração sincera. Ele realmente vai responder a essa oração.”

A Oração Mantém-nos Próximos do Pai Celestial

Embora possamos ter certeza de que nosso Pai Celestial ouve e responde a nossas orações, precisamos lembrar que nossas orações nem sempre são respondidas imediatamente e nem sempre da maneira que queremos que sejam respondidas. Nossas orações são respondidas de acordo com a vontade e o tempo de Deus.

Cada um desses adolescentes da Ilha de Cebu, nas Filipinas, aprendeu que nos bons e maus momentos, quando estamos em uma multidão ou sozinhos, esteja a maré alta ou baixa, nosso Pai Celestial sempre está a nosso lado. E se O buscarmos em sincera oração, Ele sempre está pronto a abençoar-nos.