2015
O Salvador disse que o espírito de discórdia é do diabo. Qual é a diferença entre discordar de alguém e entrar em conflito?
Janeiro de 2015


O Salvador disse que o espírito de discórdia é do diabo (ver 3 Néfi 11:29). Qual é a diferença entre discordar e entrar em conflito?

É normal que as pessoas tenham visões diferentes, e há ocasiões em que os discípulos de Jesus Cristo precisam defender suas crenças diante da oposição. Mas devemos formular nossas posições de modo positivo e factual, sem ficarmos zangados, amargos e sem ofender. Então, como evitar conflitos e contendas?

Você já deve ter ouvido que podemos “discordar sem ser desagradáveis”. Para evitar contendas, devemos avaliar nossos motivos e desejos. As escrituras dizem que “da soberba só provém a contenda” (Provérbios 13:10). Se sua maior preocupação é “vencer uma discussão” ou “ter razão”, é quase certo que haverá espírito de discórdia.

O Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou algumas maneiras de evitarmos contendas: (1) “mostrar preocupação e compaixão pelos outros”; (2) “conter o impulso de falar ou escrever de maneira conflituosa para ganho ou glória pessoal”; e (3) “em humilde submissão, [amar] verdadeiramente a Deus”.1 Assim poderemos ter o Espírito do Senhor conosco, não o espírito de discórdia.

Nota

  1. Russell M. Nelson, “O Cancro da Discórdia”, A Liahona, julho de 1989, p. 74.