2018
2018-mutual-theme-peace-in-christ
January 2018


Tema da Mutual de 2018

Paz em Cristo

A despeito das circunstâncias, você sempre vai encontrar paz em Jesus Cristo.

Em um mundo repleto de tumulto, de choque de ideias, de tentações e de filosofias confusas, encontrar paz nem sempre é fácil. Entretanto a promessa do Salvador em Doutrina e Convênios 19:23 (tema da Mutual de 2018) mostra o caminho que conduz à paz: “Aprende de mim e ouve minhas palavras; anda na mansidão de meu Espírito e terás paz em mim”.

Como membros da presidência geral dos Rapazes e da presidência geral das Moças, testificamos que isso é verdade. Temos visto isso acontecer em nossa vida e, se vocês seguirem esse padrão, Deus vai cumprir a promessa Dele de conceder paz para sua vida também.

Muitos de vocês podem se sentir ansiosos ou preocupados sobre como será seu futuro. Muitos de vocês estão preocupados com sua aparência física, suas habilidades e seu potencial. No entanto, a despeito da dificuldade que estiverem enfrentando, vocês podem encontrar paz. Isso não significa que todos esses problemas ou preocupações vão imediatamente se dissipar, mas vocês podem sentir a calma certeza de que as coisas vão dar certo. Acima de tudo, vocês podem sentir o amor de Jesus Cristo em sua própria vida, e isso traz grande paz.

Vamos conversar um pouco sobre cada um dos elementos desse versículo:

Aprende de Mim

Conhecer o Pai Celestial e Jesus Cristo é uma parte crucial de sua jornada de vida. O Senhor disse: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3). À medida que vocês conhecerem melhor a Cristo, vão compreender o quanto Ele é bom, sábio, gentil e amoroso. Sua fé Nele vai crescer e vocês vão ter um grande desejo de seguir a Ele e ao Pai Celestial.

Ouve minhas palavras

Jesus Cristo fala a nós por meio das escrituras, de Seus profetas vivos e do Espírito Santo. Precisamos nos banquetear, ponderar e aplicar essas palavras em nossa vida. Em seu estudo das palavras do Salvador, concentrem-se no Livro de Mórmon, pois ele é “o mais correto de todos os livros da Terra e a pedra fundamental de nossa religião”, ensinou Joseph Smith, “e que seguindo seus preceitos o homem se aproximaria mais de Deus do que seguindo os de qualquer outro livro”.1 O veemente convite feito pelo presidente Thomas S. Monson na Conferência Geral de Abril de 2017 para lermos o Livro de Mórmon todos os dias vai nos ajudar a ouvir e a compreender as palavras de Cristo.2

Anda na mansidão de Meu Espírito

Ouvir as palavras do Salvador somente começa a nos modificar quando estivermos dispostos a segui-las. Isso requer mansidão de nossa parte. Exige que desistamos de nosso caminho e trilhemos os caminhos Dele. Às vezes pensamos que do nosso jeito é melhor. Mas, quando somos mansos e O seguimos para onde quer que Ele nos conduza, sempre estamos no melhor caminho.

Terás paz em Mim

Essa é a grande promessa, se fizerem estas três coisas: aprender, ouvir e andar com o Salvador, vão sentir grande paz em sua vida. Vão ter a certeza de que Deus está a seu lado e que Ele vai cuidar de vocês, mesmo com os medos, as incertezas e as fraquezas que vocês venham a ter. Vocês podem confiar, não apenas em si mesmos, mas também em Jesus Cristo e no amor e no poder Dele.

Convidamos todos os jovens da Igreja a memorizar esse versículo. Usem-no como um guia em sua vida. Quando as névoas da escuridão se moverem sobre vocês e parecerem avassaladoras, vocês poderão se lembrar desse versículo, seguir seu conselho e se apoiarem no alicerce seguro e firme de Jesus Cristo.

NOTAS

  1. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 68.

  2. Ver Thomas S. Monson, “O poder do Livro de Mórmon”, A Liahona, maio de 2017, p. 86.