2022
Como a BYU–Pathway ajudou esses jovens adultos a ter mais fé
Fevereiro de 2022


Apenas em formato digital: Jovens adultos

Como a BYU–Pathway ajudou esses jovens adultos a ter mais fé

A educação foi a solução para que esses três alunos transformassem as trevas em luz.

Imagem
mãos entrelaçadas em oração ao lado de um computador

Dúvida. Trevas. Divórcio. Depressão. Três jovens adultos de diferentes partes do mundo estavam enfrentando circunstâncias difíceis quando se matricularam no programa BYU–Pathway Worldwide. Por meio do programa de graduação on-line, eles não apenas melhoraram sua formação educacional, como encontraram maior paz e descobriram — ou redescobriram — a luz do evangelho.

O Senhor nos convida a “[procurar] conhecimento, sim, pelo estudo e também pela ” (Doutrina e Convênios 88:118, grifo do autor). Leia como esses jovens adultos fizeram exatamente isso, e como buscar conhecimento e educação superior os levou a um poder maior.

Cheios de luz

Imagem
dois rapazes com roupas batismais e uma mulher usando uma máscara

Dwight (ao centro) com sua mãe e seu amigo Jeff no dia de seu batismo.

Fotografia cedida por Dwight G.

Cresci aprendendo valores cristãos. Eu sabia que tinha sido criado por Deus e que Ele me protegeria se guardasse Seus mandamentos. Mas acabei me afastando das coisas nas quais acreditava e fiquei com muitas dúvidas. Em 2020, meu amigo Jeff, que é membro da Igreja, explicou-me sobre a BYU–Pathway Worldwide, como esse programa pode ajudar os alunos a aprender inglês e obter o bacharelado on-line.

Eu queria saber mais!

Em meu país, a maioria dos jovens não tem condições de ir para o exterior para obter uma educação melhor. A BYU–Pathway era a solução que eu não sabia que precisava. Meu medo do futuro foi substituído por uma nova esperança que cresceu dentro de mim, e eu soube que Deus não me abandonara.

Aprendi muitos hábitos e muitas habilidades valiosas nas aulas, como administrar minhas finanças, melhorar meu inglês e ser um funcionário proativo. Rapidamente descobri que a BYU–Pathway não é apenas uma jornada educacional, mas espiritual também. Nas aulas, aprendi sobre Néfi e os profetas modernos e soube que seus ensinamentos eram verdadeiros. E percebi que, se quisesse entender melhor o que estava estudando, eu precisava aprender mais sobre a Igreja.

Falei sobre meus sentimentos com Jeff e ele imediatamente entrou em contato com os missionários de tempo integral. Cada dia de estudo que tive com os missionários me encheu com uma luz que iluminou minha visão do mundo. Eu era como um filho perdido que finalmente estava voltando para casa. Descobri que sou um filho de Deus, que tenho um propósito e que há outro livro (o Livro de Mórmon) escrito por povos antigos que registraram os milagres que o Pai Celestial e Jesus Cristo fizeram entre eles.

Por fim, fui batizado e confirmado membro da Igreja de Jesus Cristo. E minha fé em Jesus Cristo alcançou um nível que nunca pensei ser possível.

Dwight G., Maritime, Togo

Voltar ao maravilhoso caminho do Senhor

Imagem
moça segurando um certificado

Fotografia cedida por Stefanie D.

Sempre fui membro ativo da Igreja, mas depois do divórcio, perdi o foco do plano de salvação do Pai Celestial e minha fé. Conheci uma pessoa e fomos morar juntos. Minha vida inteira mudou. Senti que estava totalmente no escuro e parei de frequentar a Igreja porque sentia que não fazia parte do grupo.

Mas continuei frequentando o instituto. E durante esse período, uma missionária de serviço que conheci no instituto me convidou para participar da BYU–Pathway. Eu estava hesitante, mas ela prometeu que isso mudaria minha vida. Então, decidi experimentar por um semestre. No entanto, logo tive meu primeiro filho e não estava conseguindo conciliar ser uma mãe de primeira viagem e os estudos, então desisti.

Mais tarde, lembrei-me de como me senti bem naquele semestre. Eu me sentia muito próxima ao Pai Celestial e queria esse sentimento de volta. Então, um ano depois, retomei meus estudos na BYU–Pathway, e recebi muitas bênçãos em minha vida em seguida.

Comecei um lindo processo de arrependimento, casei-me com o homem com quem morava e até recebi minha recomendação para o templo. Mais tarde, fui chamada para ser presidente da Sociedade de Socorro. Agora estou servindo como professora do instituto e adoro isso! Meu marido também está aprendendo mais sobre o evangelho de Jesus Cristo.

Seremos capazes de levar todo o conhecimento que adquirirmos para a próxima vida (ver Doutrina e Convênios 130:18–19). A BYU–Pathway não é apenas um programa educacional — ela me trouxe de volta ao maravilhoso caminho do Senhor.

Stefanie D., Wanica, Suriname

Das trevas para a luz

Imagem
jovem casal sentado no gramado de um jardim

Fotografia cedida por Dane W.

No Ensino Médio, tive muitos problemas com ansiedade e depressão, por isso acabei desistindo dos estudos. Por cerca de cinco anos, fiquei distante da Igreja e da família. Nessa época, também comecei a usar drogas e álcool para lidar com o sentimento de solidão.

Foi uma época bem sombria.

Em certo momento, minha mãe ficou sabendo a respeito da BYU–Pathway Worldwide e começou a me incentivar a participar. Eu sempre quis estudar e me formar, mas minhas experiências anteriores com a escola tinham acabado com minha confiança.

A princípio, recusei a oferta de minha mãe, mas naquela semana, procurei saber sobre a BYU–Pathway on-line. Parecia ser uma boa opção para mim. Apesar de minhas dúvidas, decidi ir em frente. Ao mesmo tempo, comecei a trabalhar para alinhar minha vida com o evangelho novamente.

Quando comecei a assistir às aulas, senti-me estranho e deslocado. Eu não era ativo na Igreja há anos, mas as pessoas nas aulas vinham de diferentes situações e origens na vida e me mostraram que eu não precisava ser perfeito para estar lá.

Logo, comecei a sentir mais o Espírito e era como se tudo estivesse indo na direção certa. Antes, eu sentia que estava fracassando em tudo na vida. Mas, pela primeira vez em muito tempo, senti como se estivesse progredindo, tanto acadêmica quanto espiritualmente.

Sentir o Espírito por meio de meus estudos me ajudou a ficar novamente em sintonia com meu testemunho e isso trouxe clareza à minha mente. Por saber que o Pai Celestial e Jesus Cristo estavam comigo, senti confiança para fazer coisas que antes achava que eu não era capaz de fazer, quando estava cercado de trevas. Depois de tudo o que passei, nunca tinha sentido que estudar estava ao meu alcance — a BYU–Pathway mudou isso para mim e me ajudou a ter fé em mim mesmo e em Jesus Cristo novamente.

Dane W., Utah, EUA

O presidente Russell M. Nelson aconselhou:

“Busquem seus estudos como uma prioridade da mais alta ordem. Adquiram toda a instrução que puderem. Para nós, santos dos últimos dias, a instrução é uma responsabilidade religiosa. (…)

Sua inteligência pessoal — sua identidade pessoal — é eterna e divina (ver Doutrina e Convênios 93:29).”1

Além da BYU–Pathway Worldwide, há muitas oportunidades de estudo no Sistema Educacional da Igreja ou em sua área local. Independentemente do caminho educacional que escolher, buscar oportunidades de fortalecer sua mente e fé vai abençoar você e sua família, não apenas nesta vida, mas nas eternidades!

Nota

  1. Russell M. Nelson, “Education: A Religious Responsibility”, devocional da Universidade Brigham Young–Idaho, 26 de janeiro de 2010, byui.edu/devotionals.