Doutrina e Convênios 2021
14 a 20 de junho. Doutrina e Convênios 64–66: “O Senhor requer o coração e uma mente solícita”


“14 a 20 de junho. Doutrina e Convênios 64–66: ‘O Senhor requer o coração e uma mente solícita’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Doutrina e Convênios, 2021

“14 a 20 de junho. Doutrina e Convênios 64–66”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2021

Imagem
um campo ao amanhecer

Condado de Daviess, Missouri

14 a 20 de junho.

Doutrina e Convênios 64–66

“O Senhor requer o coração e uma mente solícita”

Ao se preparar para ensinar, pense em como poderia adaptar sua abordagem para suprir as necessidades das crianças. Lembre-se de que pode usar qualquer das atividades deste esboço para crianças mais novas ou mais velhas.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Dê a cada criança a chance de segurar uma gravura do Salvador e compartilhar algo que estão aprendendo sobre Ele e Seu evangelho.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Doutrina e Convênios 64:9–10

Jesus Cristo me pede que eu perdoe os outros.

Que lições ou atividades com uso de objetos você consegue imaginar que poderiam ajudar as crianças a entender o que significa perdoar? Ao falar sobre o perdão, lembre às crianças que perdoar não significa permitir que outras pessoas nos machuquem ou nos maltratem.

Atividades sugeridas

  • Leia a frase “digo-vos que vos deveis perdoar uns aos outros” (Doutrina e Convênios 64:9) e pergunte às crianças o que significa perdoar alguém. Para ajudá-las a entender, compartilhe alguns exemplos simples. Ajude-as a dramatizar esses exemplos para praticar o perdão.

  • Leia Doutrina e Convênios 64:10 lentamente para as crianças e peça-lhes que cumprimentem outra criança, apertando as mãos, quando ouvirem uma palavra relacionada a “perdoar”. Preste testemunho da paz e felicidade que nos advêm quando perdoamos os outros.

  • Cante um hino sobre perdão, como “Faze-me, ó Pai, perdoar” (Músicas para Crianças, p. 52). O que esse hino nos ensina sobre perdoar as pessoas?

Doutrina e Convênios 64:34

Posso obedecer a Jesus com a mente e o coração.

O Senhor ensinou aos santos que, para edificar Sião, eles precisavam oferecer a Ele o coração e uma mente solícita. Pense em como você vai ajudar as crianças a começar a pensar no que isso significa para elas.

Atividades sugeridas

  • Leia para as crianças este trecho de Doutrina e Convênios 64:34: “Eis que o Senhor requer o coração e uma mente solícita”. Repita essa frase algumas vezes, apontando para o coração e para a cabeça ao ler essas palavras, e convide as crianças a fazerem o mesmo. Como podemos oferecer o coração e a mente ao Salvador? (Pode ser útil explicar que nosso coração se refere a nossos sentimentos e amor, e a mente se refere a nossos pensamentos.)

  • Cante um hino sobre amar e seguir o Salvador, como “O amor do Salvador” (Músicas para Crianças, pp. 42–43; principalmente a terceira estrofe). Como demonstramos ao Salvador que O amamos? Diga o que sente por Jesus Cristo.

Doutrina e Convênios 66

O Senhor sabe quem eu sou e me ama.

William E. McLellin tinha cinco perguntas específicas para o Senhor. Joseph Smith recebeu respostas para elas numa revelação mesmo sem saber quais eram as perguntas de William. Essa experiência pode ajudá-lo a ensinar às crianças que Deus está ciente delas e pode responder às perguntas delas.

Atividades sugeridas

  • Conte como o Senhor respondeu às perguntas de William E. McLellin por meio de uma revelação dada ao profeta Joseph Smith (ver Doutrina e Convênios 66, cabeçalho da seção). Testifique-lhes que o Pai Celestial nos conhece e quer nos ajudar. Peça a algumas crianças que contem como sabem que o Pai Celestial as ama.

  • Leia para as crianças Doutrina e Convênios 66:4. Conte às crianças uma ocasião em que o Senhor mostrou a você o que Ele queria que você fizesse. Leia o versículo novamente, dessa vez inserindo o nome de uma das crianças. Repita o exercício com cada uma das crianças.

    Imagem
    Jesus e as crianças

    Jesus Cristo ama cada um de nós.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Doutrina e Convênios 64:7–10

O Pai Celestial quer que eu perdoe a todos.

Como mostram esses versículos, até os discípulos de Jesus Cristo às vezes tinham dificuldade de perdoar uns aos outros. Pense em como você ajudará as crianças a entender o mandamento dado pelo Senhor de “perdoar a todos”. (Esclareça que perdoar não significa permitir que as pessoas nos machuquem. Elas sempre devem contar a um adulto de confiança se alguém as ferir.)

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que imaginem que lhes foi pedido que ensinassem um irmão menor a perdoar as pessoas. Como elas fariam isso? Convide-as a ler Doutrina e Convênios 64:7–10 em duplas e a procurar frases que usariam ao ensinar. Elas também podem praticar, ensinando umas às outras.

  • Cantem juntos “Faze-me, ó Pai, perdoar” (Músicas para Crianças, p. 52). Como o Pai Celestial nos ajuda a perdoar aos outros?

  • Pense em uma analogia que poderia ajudar as crianças a entender como somos afligidos quando não perdoamos (versículo 8). Por exemplo: mostre às crianças um saco de terra ou lama. Peça-lhes que imaginem que alguém jogou lama nelas. De que modo o fato de deixar de perdoar se assemelha à lama e a estar sempre a carregando conosco? Por que seria melhor jogar fora a lama? Ajude as crianças a pensar em outras analogias que ensinem o motivo pelo qual é importante perdoar.

Doutrina e Convênios 64:33–34

O Senhor requer o “coração e uma mente solícita”.

Edificar Sião, ou seja, ajudar a Igreja a crescer, é uma “grande obra”. Para realizá-la, o Senhor exige que Lhe ofertemos nosso coração e uma mente solícita. Aqueles que vivem em Sião são “unos de coração e vontade” (Moisés 7:18).

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças algumas coisas que são formadas de muitas partes pequenas, como um quebra-cabeça ou tapete. Ajude-as a pensar em outros exemplos. Peça às crianças que leiam Doutrina e Convênios 64:33. O que Deus quer que façamos para ajudá-Lo a realizar Sua “grande obra”? Quais são as “pequenas coisas” que podemos fazer que vão ajudar a realizar essa obra?

  • Peça às crianças que realizem uma ação que exija dois objetos, mas dê a elas apenas um deles (por exemplo: escrever no quadro sem giz ou cortar uma folha de papel sem tesoura). Peça às crianças que leiam Doutrina e Convênios 64:34 para identificarem duas coisas que o Senhor pede de nós. Por que precisamos ofertar tanto o coração quanto a mente ao Senhor? Como vamos fazer isso?

Doutrina e Convênios 65

Posso ajudar a preparar o mundo para receber Jesus Cristo.

A missão da Igreja — o reino de Deus na Terra — é preparar o mundo para a volta do Salvador. As crianças que você está ensinando são uma parte importante dessa missão. O que você pode fazer para ajudá-las a participar?

Atividades sugeridas

  • Com a classe ou em duplas, leiam Doutrina e Convênios 65 e contem quantas vezes aparece o verbo “preparar”. Para o que o Senhor quer que nos preparemos? O que podemos fazer para preparar a nós mesmos e à Terra?

  • Mostre uma gravura da Segunda Vinda do Salvador (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 66) e peça às crianças que descrevam o que estão vendo ou o que sabem sobre esse acontecimento. Dê às crianças palavras e frases-chave para encontrarem em Doutrina e Convênios 65 (como “chegar aos confins da Terra” e “obras maravilhosas”). O que essas palavras e frases nos ensinam sobre a Segunda Vinda e sobre nosso papel na preparação para esse acontecimento?

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Ajude as crianças a encontrar um versículo em Doutrina e Convênios 64–66 do qual elas gostem e que gostariam de compartilhar com um familiar ou amigo.

Aperfeiçoar o ensino

Aprender a reconhecer a revelação. Ao orar e ponderar sobre as escrituras neste esboço, você descobrirá que ideias e impressões podem vir a qualquer hora e em qualquer lugar — “quando for para o trabalho, ao realizar as tarefas domésticas ou interagir com familiares e amigos” (Ensinar à Maneira do Salvador, p. 12).