Velho Testamento 2022
27 de junho a 3 de julho. 1 Reis 17–19: “Se o Senhor é Deus, segui-O”


“27 de junho a 3 de julho. 1 Reis 17–19: ‘Se o Senhor é Deus, segui-O’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Velho Testamento 2022

“27 de junho a 3 de julho. 1 Reis 17–19”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2022

Imagem
Elias em pé ao lado do altar em chamas

Elijah Contends against the Priests of Baal [Elias Contende com os Sacerdotes de Baal], de Jerry Harston

27 de junho a 3 de julho

1 Reis 17–19

“Se o Senhor é Deus, segui-O”

A maioria das crianças adora histórias. Ajude as crianças a identificar verdades nas histórias encontradas em 1 Reis 17–19 que fortalecerão a fé delas em Jesus Cristo.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Mostre as gravuras no esboço da semana do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar. Peça às crianças que contem o que sabem sobre as histórias descritas nas gravuras. O que aprendemos com essas histórias?

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

1 Reis 17

O Senhor abençoa aqueles que têm fé.

1 Reis 17 registra uma série de exemplos de grande fé. Por ter grande fé, Elias foi alimentado por corvos durante um período de fome, uma viúva e seu filho tiveram sua comida multiplicada, e Elias ressuscitou o filho da viúva quando o menino morreu.

Atividades sugeridas

  • Mostre gravuras ou objetos relacionados às histórias de 1 Reis 17, como pássaros, pão ou um menino. Conte essas histórias para as crianças (“O profeta Elias”, em Histórias do Velho Testamento pode ajudar) e peça a elas que encontrem a gravura ou o objeto relacionado a cada história. Destaque o fato de que Elias e a viúva tiveram fé em Jesus Cristo e receberam grandes bênçãos.

  • Ajude as crianças a pensar em maneiras pelas quais podem mostrar que têm fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo, o que significa que acreditam e confiam Neles. Cantem uma música sobre fé, como “Eu sei que Deus vive” (Músicas para Crianças, p. 8).

1 Reis 18:17–39

Posso escolher seguir Jesus Cristo.

Elias exortou o povo de Israel a tomar a decisão de seguir Jesus Cristo. Ajude as crianças a verem que podem fazer essa mesma escolha.

Atividades sugeridas

  • Explique às crianças que as pessoas na época de Elias não tinham certeza se queriam seguir o Senhor. Conte a história de quando Elias lhes pediu que escolhessem seguir o Senhor, encontrada em 1 Reis 18:17–39 (ver também “Elias e os sacerdotes de Baal”, em Histórias do Velho Testamento). Diga às crianças por que você decidiu seguir Jesus Cristo e pergunte a elas por que decidiram segui-Lo.

  • Leia para as crianças o que Elias disse ao povo: “Se o Senhor é Deus, segui-o” (1 Reis 18:21). O que significa seguir Jesus Cristo? Ajude as crianças a pensar em coisas específicas que farão para seguir Jesus Cristo e peça a elas que façam desenhos de si mesmas fazendo essas coisas.

    Imagem
    menino

    Podemos escolher seguir Jesus Cristo.

1 Reis 19:9–12

O Espírito Santo fala a mim com uma voz mansa e delicada.

Com alguma orientação, as crianças pequenas podem reconhecer a influência do Espírito Santo na vida delas. Reflita sobre como você pode ajudá-las.

Atividades sugeridas

  • Resuma para as crianças a história encontrada em 1 Reis 19:9–12 e leia os versículos 11 e 12. Peça-lhes que representem o vento forte, o terremoto e o fogo. Em seguida, peça-lhes que se sentem bem quietas enquanto você lê o final do versículo 12 em voz baixa: “e depois do fogo, uma voz mansa e delicada”. Peça às crianças que tentem falar com uma voz mansa e delicada. Conte-lhes sobre ocasiões em que você recebeu uma inspiração do Espírito Santo.

  • Ajude as crianças a reconhecerem ocasiões em que possam ter sentido a influência do Espírito Santo. Por exemplo, toque ou cante uma música reverente sobre Jesus e pergunte como elas se sentem quando pensam Nele. Pergunte-lhes como se sentem durante outras atividades reverentes, como orar com a família ou tomar o sacramento. Explique-lhes que esses sentimentos vêm do Espírito Santo. Conte às crianças como o poder do Espírito Santo abençoa sua vida.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

1 Reis 17:8–16

Quando o Senhor me pede para sacrificar, posso obedecer com fé.

A viúva de Sarepta confiou no Senhor e em Seu profeta embora tenha sido pedido a ela que fizesse um grande sacrifício. Essa história pode ajudar as crianças quando o Senhor lhes pedir que façam sacrifícios.

Atividades sugeridas

  • Leia 1 Reis 17:8–16 para as crianças. Peça a elas que encenem a história enquanto você a lê pela segunda vez. Faça uma pausa em vários pontos e pergunte a elas como se sentiriam se fossem Elias ou a viúva. Peça-lhes que compartilhem o que aprenderam com essa história.

  • Peça a uma criança que faça um desenho no quadro do que o Senhor pediu à viúva que desse a Elias (ver 1 Reis 17:12–13). Peça que outra criança desenhe o que a viúva recebeu em troca (ver 1 Reis 17:15–16). Quais são algumas coisas que o Senhor nos pede que sacrifiquemos? Peça às crianças que compartilhem como foram abençoadas por fazer sacrifícios.

1 Reis 18:17–39

Posso escolher seguir Jesus Cristo.

Os israelitas estavam indecisos quanto a seguir o Senhor. Pondere como você pode inspirar as crianças a serem comprometidas com o discipulado delas.

Atividades sugeridas

  • Peça a cada criança que leia vários versículos de 1 Reis 18:17–39 e faça um desenho do que seus versículos descrevem. Ajude as crianças a entender os versículos se necessário. Deixe-as usar os desenhos para contar a história. O que essa história nos ensina sobre o Senhor?

  • Peça às crianças que falem sobre ocasiões em que tiveram que decidir entre duas coisas diferentes. O que as ajudou a decidir? Ajude-as a pensar em situações em que talvez precisem decidir se querem ou não seguir Jesus Cristo. Que verdades da história registrada em 1 Reis 18:17–39 podem ajudá-las a decidir?

1 Reis 19:9–12

O Espírito Santo fala a mim com uma voz mansa e delicada.

O mundo está cheio de ruídos e distrações que tornam difícil ouvir a voz mansa e delicada do Espírito. Como você ajudará as crianças a ouvi-la?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que ouçam com atenção enquanto você lê 1 Reis 19:11–12 para elas em voz baixa. Peça-lhes que examinem 1 Reis 19 para encontrar os versículos que você leu e descobrir o que Elias estava fazendo. Fale sobre o que eles tiveram que fazer para ouvir o que você estava dizendo e as ajude a comparar isso com o que temos que fazer para ouvir a “voz mansa e delicada” do Espírito. Deixe que as crianças se revezem na leitura em voz baixa de outros versículos de 1 Reis 19, enquanto as outras crianças encontram esses versículos nas escrituras.

  • Compartilhe com as crianças algumas escrituras adicionais que descrevam como o Espírito Se comunica conosco (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Inspiração, inspirar”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org). Peça às crianças que falem sobre ocasiões em que sentiram o Espírito Santo guiá-las ou testificar para elas. O que elas estavam fazendo? O que pode nos impedir de reconhecer o Espírito? Leiam Morôni 4:3 juntos e incentive as crianças a escolherem o que farão para que possam “ter sempre consigo o seu Espírito”.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça que as crianças pensem em algo que gostariam de fazer em virtude do que aprenderam na classe. Por exemplo, elas podem definir uma meta espiritual, intelectual, física ou social para se tornarem mais semelhantes a Jesus Cristo.

Aperfeiçoar o ensino

Ajude as crianças a reconhecer o Espírito. “Uma das coisas mais importantes que você pode fazer como professor é ajudar seus alunos a reconhecer a influência do Espírito Santo. Ajude [as crianças] a associar seus sentimentos espirituais com a influência do Espírito Santo” (Ensinar à Maneira do Salvador, p. 11).