Seminário
Unidade 2: Dia 4, Moisés 4 (Gênesis 3)


Unidade 2: Dia 4

Moisés 4 (Gênesis 3)

Introdução

Moisés 4 contém a explicação do Senhor sobre como Satanás se tornou o diabo. O Senhor também descreveu a Queda de Adão e Eva e as consequências dela. Moisés 4 é a Tradução de Joseph Smith de Gênesis 3. (Embora nem todo o capítulo de Gênesis 3 seja abordado especificamente nesta lição, você deve lê-lo como parte de seu estudo diário das escrituras.)

Moisés 4:1–4

O Senhor revela como Satanás se tornou o diabo

Por que uma pessoa levaria um casaco mesmo se o tempo não estivesse frio ou chuvoso?

Levar um casaco é uma solução para uma situação possível de tempo frio ou chuvoso.

Pense sobre um momento em que se sentiu grato por ter uma solução preparada de antemão para uma situação que você poderia enfrentar (por exemplo, ter alimento armazenado em uma emergência ou uma fonte alternativa de luz em caso de falta de energia).

  1. Escreva os seguintes títulos na parte superior de uma página de seu diário de estudo das escrituras: Situações que enfrentamos e Soluções preparadas de antemão

    Deixe bastante espaço para listar vários itens abaixo dos títulos durante a lição. Ao estudar Moisés 4, você vai aprender sobre algumas situações difíceis que vai enfrentar na vida, mas vai aprender também sobre a solução que o Pai Celestial preparou de antemão para ajudá-lo a superar essas situações.

Em nossa vida pré-mortal, antes de nascermos na Terra, aprendemos sobre o plano do Pai Celestial e que um Salvador seria necessário para cumprir o plano. Lúcifer, um dos filhos espirituais do Pai Celestial, rebelou-se contra o plano do Pai Celestial e ficou conhecido como Satanás ou o diabo.

Leia Moisés 4:1 e identifique o que Satanás exigia do Pai Celestial.

Observe como Satanás usa repetidamente as palavras eu e me no versículo 1. Você pode marcar essas palavras.

O que podemos aprender a respeito de Satanás por meio do uso das palavras eu e me no versículo 1? O que Satanás exigiu do Pai Celestial depois de declarar que ele redimiria toda a humanidade?

Imagem
Cristo no Getsêmani

Leia Moisés 4:2 e identifique o que Jesus Cristo disse ao Pai Celestial.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Quais são algumas diferenças entre a declaração de Jesus Cristo no versículo 2 e a declaração de Satanás no versículo 1?

    2. De acordo com o versículo 2, o que o Pai Celestial disse sobre Jesus Cristo?

    3. Escreva Jesus Cristo foi escolhido desde o princípio (na existência pré-mortal) para… abaixo do título “Soluções preparadas de antemão”. Enquanto continua a estudar Moisés 4, pense sobre como você poderia completar essa declaração.

Leia Moisés 4:3–4 e identifique o que esses versículos nos ensinam sobre Satanás.

No versículo 3, você pode marcar duas coisas que Satanás fez que fizeram com que ele fosse expulso do céu.

  1. Abaixo do título “Situações que enfrentamos”, em seu diário de estudo das escrituras, escreva e complete a seguinte frase, usando o que você aprendeu com o versículo 4: Satanás procura nos enganar e nos cegar para que ele possa…

Moisés 4:5–12

Adão e Eva comem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal

Em Moisés 4:5–6, lemos sobre a sutileza e astúcia que Satanás usou quando “procurou destruir o mundo” (Moisés 4:6) ao tentar Adão e Eva no Jardim do Éden. Algumas vezes nos referimos, simbolicamente, a Satanás como uma serpente (ver, por exemplo, 2 Néfi 2:18).

Leia Moisés 3:16–17 e identifique as alternativas dadas a Adão e Eva no Jardim do Éden.

Adão e Eva poderiam escolher permanecer no Jardim do Éden para sempre ao comerem do fruto de qualquer uma das árvores do jardim, exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Se escolhessem comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, eles não poderiam mais ficar na presença do Senhor no Jardim do Éden e morreriam.

Leia Moisés 4:7–11 e identifique como Satanás tentou persuadir Eva a comer do fruto proibido.

Antes de explicar a Adão e Eva as alternativas que lemos em Moisés 3:16–17, o Senhor lhes deu um importante mandamento. Leia Moisés 2:28 para ajudá-lo a lembrar qual era.

Enquanto lê a seguinte declaração do Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, identifique qual escolha Adão e Eva precisavam fazer a fim de obedecer ao mandamento do Senhor de terem filhos. Marque o que encontrar.

Imagem
Élder Dallin H. Oaks

“Esse mandamento (‘frutificai e multiplicai-vos’) foi o primeiro e o mais importante. Era essencial que os filhos espirituais de Deus nascessem na mortalidade e tivessem uma oportunidade de progredir rumo à vida eterna. (…)

Quando Adão e Eva receberam o primeiro mandamento, encontravam-se em um estado transitório, não mais no mundo espiritual, porém com um corpo físico ainda não sujeito à morte e incapaz de procriar. Eles não podiam cumprir o primeiro mandamento do Pai sem transporem antes a barreira entre a vida paradisíaca do Jardim do Éden e as terríveis tribulações e maravilhosas oportunidades da vida mortal” (“O Grande Plano de Felicidade”, A Liahona, janeiro de 1994, p. 78).

Leia Moisés 4:12 e identifique o que Adão e Eva escolheram fazer.

Moisés 4:13–32

Adão e Eva descobrem as consequências da Queda

Imagem
Adão e Eva

Referimo-nos à consequência da escolha de Adão e Eva de partilhar do fruto proibido como Queda.

Leia Moisés 4:13–14, 22–25 e identifique as consequências da Queda de Adão e Eva. Você pode marcar em suas escrituras as consequências que identificar.

Uma doutrina que aprendemos com a frase “pois certamente morrerás” no versículo 25 é que, por causa da Queda, toda a humanidade vai passar pela morte física. (Escreva essa doutrina abaixo do título “Situações que enfrentamos”, em seu diário de estudo das escrituras.)

  1. Por ser o nosso corpo mortal — ou sujeito à morte física —, passamos por outras consequências da Queda, tais como imperfeições físicas e dor, antes de morrer. Acrescente imperfeições físicas e dor à lista, abaixo de “Situações que enfrentamos”, em seu diário de estudo das escrituras. Por experiência própria, quais são algumas outras consequências da Queda a que estamos sujeitos por termos um corpo mortal? (Acrescente algumas das respostas à lista.)

No Jardim do Éden, havia outra árvore importante, chamada árvore da vida. Leia Moisés 4:28 e identifique o que o Senhor disse que aconteceria se Adão e Eva comessem do fruto da árvore da vida depois de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

O Profeta Alma, no Livro de Mórmon, ensinou: “Se Adão houvesse estendido imediatamente a mão e comido da árvore da vida, teria vivido eternamente, (…) não tendo tempo para o arrependimento; (…) e estaria frustrado o grande plano de salvação” (Alma 42:5). Adão e Eva não teriam passado por um estado de provação na mortalidade, no qual poderiam aprender a escolher entre o bem e o mal, exercer fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo, e arrepender-se de seus pecados (ver Alma 12:21–27; 42:2–6).

Leia Moisés 4:29–31 e identifique o que o Senhor fez para impedir que Adão e Eva comessem do fruto da árvore da vida. [Enquanto lê, pode ser útil saber que a palavra querubins se refere a “figuras que representam seres celestiais, cuja forma exata se desconhece” (Guia para Estudo das Escrituras, “Querubins”; scriptures.lds.org).]

Quando Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden, eles não estavam mais na presença de Deus (ver Moisés 5:4). A condição de estarem afastados da presença de Deus é chamada de morte espiritual. Escreva Devido à Queda, toda a humanidade vai passar pela morte espiritual abaixo do título “Situações que enfrentamos”, em seu diário de estudo das escrituras.

Imagem
Élder Earl C. Tingey

O Élder Earl C. Tingey, dos setenta, disse: “Atualmente, estamos todos no estado da morte espiritual. Estamos afastados da presença de Deus. Ele mora no céu; nós moramos na Terra. Gostaríamos de voltar a Ele” (“O Grande Plano de Felicidade”, A Liahona, maio de 2006, p. 72).

  1. Escreva em seu diário de estudo das escrituras uma ou duas maneiras pelas quais você já vivenciou as consequências da Queda. Você pode escrever sobre a morte de um ente querido, uma doença ou como é estar separado do Pai Celestial.

Qual foi a solução que o Pai Celestial preparou de antemão para nos ajudar a vencer a morte física e espiritual e as outras situações que você identificou? Considerando o que você sabe sobre a missão de Jesus Cristo, complete a frase do início da lição em seu diário de estudo das escrituras (Jesus Cristo foi escolhido desde o princípio (na existência pré-mortal) para…).

Na próxima lição, você vai aprender mais sobre o plano de redenção estabelecido pelo Pai Celestial e preparado por meio de Seu Filho, Jesus Cristo.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Moisés 4 (e também Gênesis 3) e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: