Seminário
Unidade 4: Dia 4, Abraão 2; Gênesis 12


Unidade 4: Dia 4

Abraão 2; Gênesis 12

Introdução

Abraão recebeu o mandamento do Senhor de sair de seu país e ele obedeceu. Ele tomou sua família e foi conduzido pelo Senhor à terra de Canaã. Eles pararam em Harã por um tempo, onde o Senhor apareceu a Abraão e lhe explicou o convênio abraâmico. Abraão então viajou por Canaã até o Egito.

Abraão 2:1–11

O Senhor começa a explicar o convênio que Ele vai fazer com Abraão

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Quem é você? (Lembre-se de que existem várias maneiras de descrever-se.)

    2. Qual das descrições que você escreveu é mais importante para você?

Imagem
Élder David A. Bednar

Ao ler a seguinte declaração feita pelo Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, pense sobre como preencheria os espaços abaixo: “Vocês talvez gostem de música, de atletismo ou de mecânica e algum dia talvez trabalhem num ofício, numa profissão ou nas artes em geral. Por mais importantes que essas atividades e ocupações sejam, elas não definem quem somos. Primeiro e acima de tudo, somos seres espirituais. Somos filhos [e filhas] de e a semente de ” (“Tornar-se um Missionário”, A Liahona, novembro de 2005, p. 44).

Você deve lembrar-se de seu estudo de Moisés 1, no qual aprendeu que todos somos filhos e filhas de Deus. Além disso, todos os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são a semente de Abraão. O termo “semente de Abraão” refere-se à posteridade ou aos descendentes de Abraão. Escreva Deus e Abraão nos espaços da citação, nessa ordem.

De todas as maneiras que o Élder Bednar poderia ter-lhe descrito, por que você acha que ele o identificou como a “semente de Abraão”? Ao estudar Abraão 2, pense no que isso significa e por que é importante saber que você é a semente de Abraão.

Em Abraão 2:1–5, lemos que Abraão se casou com Sarai e que depois o Senhor conduziu a eles e aos membros da família estendida de Abraão, inclusive seu sobrinho Ló, de Ur até a terra de Canaã. Os viajantes pararam por um tempo em uma terra chamada Harã. Use o Guia para Estudo das Escrituras, Mapas e Índice de Nomes de Lugares, “O Mundo do Velho Testamento”, para localizar Ur, Harã e a terra de Canaã.

Imagem
mapa do Oriente Médio

Leia Abraão 2:6 e identifique o que aconteceu a Abraão em Harã.

Você pode marcar no versículo 6 as respostas para as seguintes perguntas:

  • O que o Senhor queria que Abraão fosse?

  • O que o Senhor prometeu dar a Abraão e sua semente justa?

  • O que os filhos precisavam fazer a fim de receber a terra?

As promessas do Senhor registradas no versículo 6 são parte do que é conhecido como o convênio abraâmico. O convênio abraâmico refere-se a todos os convênios e a todas as promessas que Deus ofereceu a Abraão e sua semente.

  1. No alto de uma página do seu diário de estudo das escrituras, escreva o título Responsabilidades e Bênçãos do Convênio Abraâmico. Depois liste as seguintes responsabilidades e bênçãos encontradas em Abraão 2:6: Ser um ministro de Jesus Cristo. Dar ouvidos a voz do Senhor. Receber a terra por possessão eterna.

    A frase “possessão eterna” significa que a promessa da terra se estende até a eternidade. A Terra vai futuramente tornar-se parte do Reino Celestial, que os obedientes vão herdar (ver D&C 88:17–20). Escreva Reino Celestial na sua lista, ao lado da frase “Receber a terra por possessão eterna”.

    Será pedido que você volte a esta designação e faça acréscimos a sua lista nas lições futuras. Os itens que você escreveu na lista hoje vão ajudá-lo especialmente quando estudar Gênesis 17.

Leia Abraão 2:7 e identifique as evidências de que o Senhor pode e vai cumprir Suas promessas a Abraão e à semente de Abraão. Você pode marcar o que encontrar.

Estude Abraão 2:8–11 e identifique outras responsabilidades e bênçãos que o Senhor prometeu a Abraão e a sua posteridade. Acrescente o que encontrar a sua lista “Responsabilidades e Bênçãos do Convênio Abraâmico”, em seu diário de estudo das escrituras.

Quais das bênçãos prometidas a Abraão e sua semente você gostaria de receber? Por quê?

De acordo com o versículo 10, quem são aqueles chamados segundo o nome de Abraão? Aqueles que recebem o evangelho de Jesus Cristo são chamados segundo o nome de Abraão.

Examine a lista que fez abaixo de “Responsabilidades e Bênçãos do Convênio Abraâmico” em seu diário de estudo das escrituras. Usando o que escreveu, complete o seguinte princípio resumindo nossas responsabilidades como a semente de Abraão: Como a semente de Abraão, temos a responsabilidade de .

A fim de ajudá-lo a entender o significado das suas responsabilidades como a semente de Abraão, imagine que as pessoas em seu país tenham sido expostas a uma doença fatal e que todos vão morrer em breve se não receberem um remédio específico. Somente sua família tem o remédio necessário, e você tem o suficiente para curar todos que estão doentes. O que você gostaria que sua família fizesse com o remédio?

O que você poderia dizer a um familiar que se sentisse muito ocupado ou nervoso para ajudar a distribuir o remédio?

Como a nossa necessidade de ajudar outras pessoas nessa situação pode ser comparada a nossa responsabilidade como a semente de Abraão?

A seguinte declaração do Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, ajuda-nos a entender melhor quem somos e a responsabilidade que temos:

Imagem
Élder David A. Bednar

“De fato, uma grande responsabilidade repousa sobre a semente de Abraão nestes últimos dias. (…)

Estamos aqui na Terra nesta época para magnificar o sacerdócio e para pregar o evangelho. É isso o que somos, e é por isso que estamos aqui” (“Tornar-se um Missionário”, p. 44).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Além de servir como missionários de tempo integral, de que outras maneiras podemos abençoar as famílias da Terra?

    2. O que podemos fazer para abençoar nossa família e a família de nossos amigos e vizinhos?

As bênçãos de salvação e vida eterna identificadas em Abraão 2:11 são as maiores promessas que o Senhor fez a Abraão e sua semente.

  1. Pondere e depois responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Como você se sente por ser contado entre a semente de Abraão?

Imagem
mapa do Oriente Médio

Abraão 2:12–21

Abraão viaja pela terra prometida de Canaã

Leia Abraão 2:12–13 e identifique as conclusões que Abraão tirou da experiência que teve com o Senhor. Você pode marcar o que encontrar.

Observe, no versículo 12, que Abraão disse que havia “[procurado o Senhor] fervorosamente”. Fazer algo fervorosamente significa fazê-lo com um desejo sincero e profundo.

Pelo que você aprendeu sobre Abraão nas últimas duas lições, como ele buscou ao Senhor fervorosamente?

O que podemos aprender com o fato de Abraão buscar ao Senhor fervorosamente (ver Abraão 2:12)?

O vídeo de Mensagem Mórmon para os JovensO Dia de Sua Missão” pode ajudá-lo a sentir a verdade e a importância de identificar a si mesmo como a semente de Abraão e a cumprir seu dever de compartilhar o evangelho. Enquanto assiste, observe como Sid Going decidiu definir quem ele era e quais eram suas responsabilidades.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva alguns exemplos de como pode buscar ao Senhor fervorosamente. Pense em estabelecer uma meta para buscar ao Senhor mais fervorosamente no dia a dia.

Em Abraão 2:14–21, lemos que Abraão viajou com sua família do sul de Harã até a terra de Canaã. Na terra de Canaã, Abraão ofereceu sacrifícios, e o Senhor declarou que essa terra deveria ser a terra prometida no convênio abraâmico. Por causa da fome na terra, Abraão decidiu viajar para o Egito.

Abraão 2:22–25; Gênesis 12:14–20

O Senhor alerta Abraão sobre os egípcios

Abraão 2:22–25 nos mostra que, antes de Abraão entrar no Egito, o Senhor o alertou de que os egípcios veriam que Sarai, a esposa dele, era muito bonita e matariam Abraão para poder ficar com ela. Por isso, o Senhor instruiu Sarai a dizer que era irmã de Abraão a fim de salvar a vida de Abraão e proteger a si mesma. Tanto Sarai quanto Abraão agiram com fé, acreditando que Deus os livraria.

Em Gênesis 12:14–20, lemos que, depois que eles chegaram ao Egito, Sarai foi levada à casa do Faraó e Abraão ganhou muitas riquezas. O Senhor feriu o Faraó e sua casa até que o Faraó soube que Sarai era mulher de Abraão. O Faraó então devolveu Sarai a Abraão e os mandou embora, mas permitiu que ficassem com as riquezas.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Abraão 2 e Gênesis 12 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: