Seminário
Unidade 3: Dia 4, Moisés 7


Unidade 3: Dia 4

Moisés 7

Introdução

O Profeta Enoque lidera o povo de Deus e estabelece a cidade de Sião sob os princípios da retidão. Enoque foi abençoado com uma visão da história da Terra, dos seus dias até o Milênio. Ele aprendeu, de maneira profunda, sobre o amor do Pai Celestial por Seus filhos. Ele também anteviu a primeira e a Segunda Vinda do Salvador, a Restauração do evangelho, a coligação de Israel e o retorno da cidade de Sião à Terra.

Moisés 7:1–21

Enoque edifica a cidade de Sião sob os princípios da retidão

Imagem
tigela com água e pimenta

Se possível, coloque uma tigela cheia de água a sua frente. A tigela representa o mundo no qual vivemos. Em seguida, polvilhe pimenta preta sobre a água. A pimenta representa as influências iníquas do mundo. (Caso não disponha dos materiais necessários, apenas imagine-os.)

Assim como nós, o Profeta Enoque viveu em um mundo cheio de iniquidades. Em Moisés 7:1–12, Enoque pregou o evangelho e testificou que havia falado com o Senhor face a face. O Senhor mostrou a Enoque uma visão dos grupos de pessoas a quem ele foi chamado a pregar. O Senhor ordenou a Enoque que chamasse essas pessoas ao arrependimento e os batizasse para que eles se tornassem o povo de Deus.

Acrescente uma ou duas gotas de sabonete líquido no centro da tigela de água. Observe que a pimenta se move para as bordas da tigela.

Leia Moisés 7:13–17 e identifique as maneiras pelas quais a fé de Enoque e seu povo era semelhante ao sabão que você acrescentou à água. Você pode marcar o que encontrar.

Você notou que, por causa da fé que Enoque possuía, os inimigos do povo de Deus fugiram e foram para longe? O Senhor então veio e habitou com Seu povo.

Leia Moisés 7:18, uma passagem de domínio das escrituras, e procure o nome que o Senhor deu a seu povo e por que Ele o nomeou assim. (Você pode marcar essa passagem de modo distinto para conseguir localizá-la no futuro.)

A frase “não havia pobres entre eles” significa que o povo se preocupava uns com os outros tanto temporal quanto espiritualmente.

Usando Moisés 7:18 como guia, complete o seguinte princípio: O povo do Senhor será chamado Sião quando eles , , e .

  1. Responda em seu diário de estudo das escrituras a duas ou mais das perguntas a seguir:

    1. O que você acha que significa ser uno de coração e vontade? Em que ocasião você se sentiu uno de coração e vontade com outros membros da Igreja?

    2. Em seu ponto de vista, como um viver em retidão ajuda os membros da Igreja a sentir-se unidos?

    3. Quando você se preocupou com outro membro da Igreja? Que efeito isso teve sobre você?

    4. Como os membros da Igreja se preocuparam com você? Que sentimentos você tem por eles?

  2. Em seu diário de estudo das escrituras, trace uma meta para aplicar em sua vida o princípio que você identificou em Moisés 7:18.

Imagem
Enoque

Em Moisés 7:19–21, aprendemos que Enoque edificou uma cidade chamada Sião. Enoque teve uma visão na qual a cidade seria levada ao céu devido à retidão do povo. Isso significa que Enoque e seu povo foram transladados — o corpo deles foi transformado para que não sofressem dor ou a morte até a época da ressurreição.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Moisés 7:18

  1. Leia Moisés 7:18 novamente. Tente memorizar esse versículo e em seguida recite-o para um familiar ou amigo. Escreva algumas frases em seu diário de estudo das escrituras sobre o que você pode fazer para ser mais unido com sua família e com a ala ou o ramo.

Moisés 7:22–40

Enoque vê que Satanás ri e Deus chora por causa dos iníquos

Pense numa ocasião de sua vida em que se sentiu sozinho ou que sentiu que ninguém se importava com você. Enquanto continua a estudar Moisés 7, procure um princípio que pode ajudá-lo quando tiver esses sentimentos.

Leia Moisés 7:23–26 e identifique o que Enoque viu em visão. Você pode marcar o que Enoque aprendeu sobre Satanás.

Leia Moisés 7:27–28 e identifique o que Enoque viu que aconteceria depois que a cidade de Sião fosse transladada.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. O que Deus fez quando Ele viu a iniquidade do povo que permaneceu na Terra?

    2. O que isso nos ensina a respeito da natureza de Deus?

Leia Moisés 7:29–31 e identifique como Enoque reagiu quando viu o Senhor chorar. Você pode marcar a pergunta que Enoque fez ao Senhor.

Para ilustrar o que Enoque disse sobre as criações do Senhor no versículo 30, faça pontos por toda uma folha de papel. Imagine que esses pontos representem alguns dos muitos mundos que Deus criou. Coloque a ponta de uma caneta ou um lápis em um dos pontos. Isso pode representar a Terra e os que vivem nela.

O que Enoque disse sobre o Senhor no versículo 30? Nas escrituras, a palavra seio é usada com frequência para referir-se ao peito de uma pessoa, onde as emoções profundas são sentidas. A frase “teu seio está ali” no versículo 30 indica o amor de Deus por Seus filhos. Uma verdade que aprendemos em Moisés 7:29–31 é que Deus criou mundos incontáveis, e ainda assim chora por Seus filhos e Se preocupa com cada um de nós.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Em que ocasião você teve uma experiência que o ajudou a saber que Deus está ciente de você e Se importa com você?

Leia Moisés 7:32–40 e identifique o motivo pelo qual nosso Pai Celestial sente tristeza.

Com base no que aprendeu nos versículos 32–40, complete a verdade a seguir: O Pai Celestial sente tristeza quando .

Pondere sobre como esse conhecimento pode influenciá-lo a viver retamente.

Moisés 7:41–69

O Senhor consola Enoque ensinando-lhe a respeito do Plano de Salvação

Você já se sentiu cansado de estar cercado por influências más e tentações?

Leia Moisés 7:41–44 e identifique como Enoque se sentiu quando aprendeu sobre a iniquidade dos filhos de Deus. Você pode marcar a reação de Enoque no versículo 41. Você também pode marcar o que o Senhor disse a Enoque no versículo 44.

Leia Moisés 7:45–47 e identifique o que o Senhor mostrou a Enoque para consolá-lo. A seu ver, por que a alma de Enoque regozijou-se quando teve a visão do Salvador?

Imagem
O Nascimento de Jesus Cristo

Em Moisés 7:48–53, aprendemos que Enoque chorou de novo quando ouviu o lamento da Terra por causa da iniquidade do povo. Enoque orou e pediu a Deus que tivesse misericórdia de Noé e seus descendentes. O Senhor prometeu a Enoque que Ele não mais enviaria um Dilúvio sobre a Terra. O Senhor também prometeu que Ele “visitaria os filhos de Noé”, que quer dizer que Ele os convidaria a aceitar o evangelho. O Senhor também ensinou a Enoque que aqueles que edificam a vida sobre o Salvador nunca cairão.

Leia Moisés 7:54 e identifique a pergunta de Enoque sobre a época em que Jesus Cristo viveria.

A frase “descansará a Terra” no versículo 54 refere-se à esperança de que, quando Cristo nascesse, a iniquidade seria retirada da Terra e os justos habitariam em paz e segurança.

Em Moisés 7:55–59, aprendemos que Enoque viu que o Salvador seria crucificado. Ele chorou e perguntou outra vez quando a Terra descansaria. Depois de ver Jesus Cristo ascender ao céu, ele perguntou se o Senhor retornaria à Terra.

Leia Moisés 7:60–61 e identifique a resposta que o Senhor deu a Enoque. Observe o que o Senhor disse a respeito de como o mundo estaria antes da Segunda Vinda de Jesus Cristo.

O Senhor prometeu que Ele preservaria Seu povo nos últimos dias. A palavra preservar indica que o Senhor salvará Seu povo — aqueles que seguem a Jesus Cristo e guardam os mandamentos — tanto física quanto espiritualmente da iniquidade do mundo. Leia Moisés 7:62 e identifique duas maneiras pelas quais o Senhor preservará Seu povo.

Como isso é semelhante ao que o Senhor fez por Seu povo nos dias de Enoque (ver Moisés 7:13–17)?

É importante saber que, embora a cidade de Sião vá ser construída nos últimos dias, nem todos precisam estar na cidade para ser preservados. Sião também será criada nas estacas da Igreja em todo o mundo.

Imagem
Presidente Ezra Taft Benson

Depois de citar Moisés 7:62, o Presidente Ezra Taft Benson explicou: “O Senhor prometeu, portanto, que enviaria justiça dos céus e que a verdade brotaria da Terra. Vimos o maravilhoso cumprimento dessa profecia em nossa geração. O Livro de Mórmon brotou da terra, cheio de verdade, servindo como a verdadeira ‘pedra angular de nossa religião’ (ver Introdução do Livro de Mórmon). Deus também enviou justiça do céu. O próprio Pai apareceu com Seu Filho ao Profeta Joseph Smith. O anjo Morôni, João Batista, Pedro, Tiago e muitos outros anjos foram enviados pelos céus para restaurar os poderes necessários ao reino. Posteriormente, o Profeta Joseph Smith recebeu revelação após revelação dos céus durante os primeiros anos fundamentais do crescimento da Igreja. Essas revelações foram preservadas para nós em Doutrina e Convênios” (“A Dádiva da Revelação Moderna”, A Liahona, janeiro de 1987, p. 79).

Isso nos ajuda a entender que a frase “justiça enviarei dos céus” (Moisés 7:62) refere-se a coisas como a aparição de Deus e Seu Filho, Jesus Cristo, a aparição de anjos, revelações e a concessão das chaves e do poder do sacerdócio. A frase “verdade farei brotar da terra” (Moisés 7:62) refere-se a coisas como o Livro de Mórmon e outros textos sagrados (como o livro de Abraão) e outros documentos sagrados que surgiriam nos últimos dias como parte da restauração de todas as coisas. De acordo com Moisés 7:62, Deus vai usar o Livro de Mórmon para reunir os eleitos nos últimos dias. Reflita sobre como tem sido abençoado pelo Livro de Mórmon e como você faz parte da coligação que está havendo no mundo.

Imagem
anjo mostrando as placas a Joseph e às testemunhas

Em Moisés 7:63–66, aprendemos que, quando o Salvador voltar, Enoque e sua cidade vão retornar à Terra e encontrar-se com a cidade de Sião ou a Nova Jerusalém, que será edificada nos últimos dias. Quando o Salvador retornar, toda a iniquidade será tirada da Terra e a Terra descansará.

Leia Moisés 7:67–69 e marque o efeito que a visão do Senhor teve sobre Enoque e o que aconteceu com a cidade de Sião.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Moisés 7 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: