Ensinamentos dos Presidentes
A Missão do Profeta Joseph Smith


Capítulo 2

A Missão do Profeta Joseph Smith

Os alicerces de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias repousam firmemente sobre as revelações dadas por Deus por meio do Profeta Joseph Smith.

Da Vida de Heber J. Grant

Otestemunho de Heber J. Grant do Profeta Joseph Smith começou ainda em sua tenra infância, quando a mãe e sua amiga Eliza R. Snow lhe falavam de suas experiências pessoais com o Profeta. O testemunho dele sobre o Profeta também foi influenciado pelo testemunho dos Presidentes Brigham Young, John Taylor, Wilford Woodruff, Lorenzo Snow e Joseph F. Smith — homens que haviam tido contato pessoal com Joseph Smith. O Presidente Grant afirmou: “Pelo testemunho de minha mãe e centenas de outras pessoas que conheceram o Profeta Joseph, assim como por meio das revelações do Espírito de Deus para mim, sei que Joseph Smith foi um Profeta de Deus”.1

Ao longo de seu ministério como Apóstolo e Presidente da Igreja, Heber J. Grant amava testificar do Profeta Joseph Smith e da Restauração do evangelho. Ele declarou: “Nenhum homem tem mais alegria verdadeira ao testificar de seu conhecimento de que Deus vive, de que Jesus é o Cristo e de que Joseph Smith é um Profeta de Deus do que eu. Regozijo-me nisso”.2

Enquanto o Élder Grant estava servindo no Quórum dos Doze Apóstolos, seu testemunho do Profeta Joseph Smith contribuiu para a conversão de seu meio-irmão Fred, “que antes estava negligente, indiferente e distante, sem demonstrar nenhum interesse pelo evangelho de Jesus Cristo”.3 Certo dia, o Élder Grant estava no Tabernáculo de Salt Lake, preparando-se para fazer um discurso quando viu Fred entrar no prédio. Ele relatou: “Quando (…) vi o Fred pela primeira vez no Tabernáculo e percebi que ele estava buscando a Deus para receber luz e conhecimento sobre a divindade desta obra, abaixei a cabeça e orei para que, caso eu fosse convidado a discursar, o Senhor me inspirasse pela revelação de Seu Espírito para que eu falasse de modo a levar meu irmão a reconhecer que eu falara além de minha capacidade natural, que eu fora inspirado pelo Senhor. Percebi que se Fred reconhecesse esse fato, eu poderia indicar-lhe que Deus lhe dera um testemunho da divindade desta obra.”

Quando chegou sua hora de discursar, o Élder Grant foi até o púlpito e abriu um livro que o guiaria no discurso que ele preparara. Então, disse à congregação: “Não sei dizer o motivo, mas nunca antes em toda a minha vida desejei tanto a inspiração do Senhor quanto hoje”. Ele “invocou a fé e as orações” dos presentes e continuou o discurso fazendo sua própria súplica silenciosa por inspiração. Depois de falar durante 30 minutos, voltou para seu assento. Posteriormente, disse:

“Quando me sentei depois do discurso, lembro-me de que meu livro ainda estava aberto no púlpito. O Presidente George Q. Cannon [Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência] estava sentado logo atrás de mim (…) e ouvi-o dizer para si mesmo: ‘Obrigado, Senhor, pelo poder desse testemunho!’ Quando ouvi isso, lembrei que eu esquecera o sermão que eu inicialmente planejara proferir, e lágrimas jorraram de meus olhos como um temporal. Repousei os cotovelos nos joelhos e cobri o rosto com as mãos para que as pessoas não vissem que eu estava chorando como criança. Ao ouvir as palavras de George Q. Cannon, eu soube que Deus ouvira minha oração e respondera a ela. Eu sabia que o coração de meu irmão fora tocado.

Eu dediquei meus trinta minutos quase que inteiramente a um testemunho de meu conhecimento de que Deus vive, de que Jesus é o Cristo e das obras maravilhosas e excepcionais do Profeta Joseph Smith, testificando de meu conhecimento de que Joseph Smith era de fato um profeta do Deus vivo e verdadeiro.

Na manhã seguinte, meu irmão foi até meu escritório e disse: ‘Heber, estive numa reunião ontem e ouvi sua pregação’.

Eu disse: ‘Então foi a primeira vez que ouviu seu irmão pregar, não é?’

‘Ah, não’, respondeu ele, ‘já o ouvi muitas vezes. Em geral, chego atrasado e sento-me no mezanino do Tabernáculo. E quase sempre saio antes do fim da reunião. Mas você nunca discursou como ontem. Você falou além de sua capacidade natural. Você foi inspirado pelo Senhor.’ Eis as mesmíssimas palavras que eu usara no dia anterior ao orar ao Senhor!

Perguntei-lhe: ‘Você ainda está orando para receber um testemunho do evangelho?’

Ele respondeu: ‘Estou, e já estou quase perdendo o juízo’.

Indaguei: ‘Sobre o que preguei ontem?’

Ele respondeu: ‘Você sabe sobre o que pregou’.

Retruquei: ‘Queria que você dissesse’.

‘Você pregou sobre a missão divina do Profeta Joseph Smith.’

Respondi: ‘E como você mesmo disse, fui inspirado além de minha capacidade natural; você nunca me ouviu falar como ontem em nenhuma outra ocasião. O que está esperando, que o Senhor lhe acerte com um porrete até deixá-lo desacordado? Que maior testemunho você quer do evangelho de Jesus Cristo do que ouvir um homem falar além de sua capacidade natural e sob a inspiração de Deus ao testificar da missão divina do Profeta Joseph Smith?’

No domingo seguinte ele procurou-me para ser batizado.”4

Ensinamentos de Heber J. Grant

Deus restaurou a plenitude do evangelho por intermédio do Profeta Joseph Smith.

A mensagem de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para o mundo é que Deus vive, Jesus Cristo é Seu Filho e Eles apareceram ao menino Joseph Smith e prometeram-lhe que ele seria um instrumento nas mãos do Senhor para restaurar o verdadeiro evangelho no mundo.5

Depois da crucificação de Jesus e da morte dos apóstolos que Ele escolhera, que deram a vida como mártires nas mãos daqueles que se opunham às verdades ensinadas por Cristo, parecia que a missão e o ministério Dele tinham sido um fracasso. Mas com o passar do tempo, e à medida que as doutrinas do cristianismo passaram a ser melhor compreendidas, homens inteligentes voltaram-se para Ele como fonte de luz e força, preservando assim a fé em Sua missão e ministério, o que levou o cristianismo a ser a influência dominante na civilização e no desenvolvimento do mundo.

Com o passar do tempo, ocorreram dissensões na Igreja primitiva. As leis que governavam a Igreja estabelecida pelo Redentor foram transgredidas, as ordenanças foram modificadas e o convênio eterno foi quebrado. [Ver Isaías 24:5.] Os homens começaram a ensinar como doutrina seus próprios mandamentos [ver Mateus 15:9]; foi estabelecida uma forma de adoração chamada cristianismo, mas sem o poder de Deus que caracterizava a Igreja primitiva. Trevas espirituais cobriram a Terra e uma escuridão profunda obscureceu a mente das pessoas. [Ver Isaías 60:2.]

Então veio outro período crucial na história do mundo. Chegou o tempo, preordenado pelo Senhor e predito por Seus profetas, quando outra dispensação se iniciaria, quando o evangelho do reino seria restaurado e pregado em todo o mundo, como testemunho para todas as pessoas antes do final dos tempos.

Mais uma vez, os céus rejubilaram-se, mais uma vez, seres celestiais comunicaram a vontade do Pai a Seus filhos que estão na Terra, e os homens regozijaram-se com o início da dispensação da plenitude dos tempos.

Joseph Smith foi o agente por meio do qual o Senhor decidiu iniciar a grandiosa obra dos últimos dias. A ele o Pai e o Filho apareceram em visão celestial, a ele foram conferidas as chaves do sacerdócio eterno, com a autoridade para transmiti-las a outros homens e a promessa de que o sacerdócio nunca mais seria retirado da Terra, até que se cumprissem os desígnios do Pai.6

Em muitos lugares, conheci pessoas que estudaram nossa fé. Alguns deles dizem: “Eu poderia aceitar tudo o que vocês ensinam se não fosse por esse homem chamado Joseph Smith. Que bom seria se vocês os desconsiderassem!”

Jamais veremos o dia em que isso acontecerá. Seria como querer esquecer Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo. Ou Joseph Smith de fato viu a Deus e de fato conversou com Ele, e o próprio Deus de fato apresentou Jesus Cristo ao menino Joseph Smith, e Jesus Cristo de fato disse a Joseph Smith que ele seria o instrumento nas mãos de Deus para que se estabelecesse mais uma vez na Terra o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo — ou o mormonismo, por assim dizer, é um mito. E o mormonismo não é um mito! É o poder de Deus para a salvação. É a Igreja de Jesus Cristo, estabelecida sob Sua direção, e nem toda a descrença do mundo pode mudar os fatos fundamentais ligados à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Todo santo dos últimos dias crê que Deus apareceu ao menino Joseph Smith, e todo santo dos últimos dias crê que o próprio Deus apresentou Jesus Cristo ao menino Joseph Smith como: “Meu Filho Amado. Ouve-O!” [Joseph Smith — História 1:17]7

Toda a base de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está firmemente alicerçada sobre a inspiração do Deus vivo por meio de Joseph Smith, o Profeta.8

A Primeira Visão de Joseph Smith marcou o início de uma “obra maravilhosa e um assombro”.

A coisa mais gloriosa que já aconteceu na história deste mundo desde que o próprio Salvador viveu na Terra é o fato de o próprio Deus ter julgado conveniente visitar a Terra com Seu amado Unigênito, nosso Redentor e Salvador, e aparecer ao menino Joseph.9

A glória do Senhor cobriu Joseph Smith, e o próprio Deus, na glória e majestade de Sua pessoa, acompanhado de Seu Unigênito, Jeová, revelou-Se em visão, e com Sua própria voz designou Joseph Smith para ser o instrumento por meio do qual seria iniciada a mais grandiosa dispensação do evangelho.

Imagem
Joseph Smith's first vision

“Com a visita do Pai e do Filho ao Profeta Joseph Smith no começo da primavera de 1820, teve início a mais grandiosa dispensação de todos os tempos.”

Não houve nada de ostentativo, espetacular ou apoteótico; foi uma ocasião simples, solene, sumamente gloriosa e indescritivelmente impressionante.

A voz do Senhor, que estivera em silêncio por séculos, foi ouvida novamente. Mais uma vez, aquela mensagem divina, repetida tantas vezes, foi proferida: “Este é Meu Filho Amado. OuveO!” A personalidade do Pai e de Seu Filho Unigênito foi revelada novamente para que a humanidade Os conhecesse como Eles são.10

Esse acontecimento marca o início de uma “obra maravilhosa e um assombro”, que o profeta Isaías predissera, [ver Isaías 29:13–14], Daniel confirmara [ver Daniel 2:29–44] e também João, o Revelador, prenunciara [ver Apocalipse 14:6–7]. A visita pessoal do Pai e do Filho, escolhendo Joseph para ser o líder da dispensação da plenitude dos tempos, marcou o início desta obra e foi complementada pela visita de anjos e outros mensageiros santos que conferiram a Joseph os poderes do sacerdócio, a autoridade para agir em nome de Deus — para introduzir o evangelho de Jesus Cristo pela autoridade divina à humanidade, e sob direção divina organizar e estabelecer a verdadeira Igreja de Cristo nos últimos dias.11

Com humildade e com plena consciência da responsabilidade em jogo, presto testemunho às pessoas do mundo de que, com a visita do Pai e do Filho ao Profeta Joseph Smith no começo da primavera de 1820, teve início a mais grandiosa dispensação de todos os tempos, uma dispensação de luz que emana da presença de Deus e ilumina a mente dos homens, aumentando a inteligência e o conhecimento, que constituem a glória de Deus.12

As chaves do sacerdócio foram restauradas por meio do Profeta Joseph Smith.

“Cremos que um homem deve ser chamado por Deus, por profecia e pela imposição de mãos, por quem possua autoridade, para pregar o Evangelho e administrar suas ordenanças.” [Regras de Fé 1:5]

E nós anunciamos a todo o mundo (…) que temos essa autoridade. Anunciamos que o mesmo homem que batizou o Salvador do mundo, conhecido como João Batista, veio a esta Terra, impôs as mãos sobre a cabeça de Joseph Smith e Oliver Cowdery e deu-lhes o Sacerdócio Aarônico, ou Sacerdócio Menor, que detém a autoridade de batizar. Depois de conceder-lhes essa ordenação, ele instruiu-os a batizarem um ao outro e prometeu-lhes que Pedro, Tiago e João, os apóstolos do Senhor Jesus Cristo, que ficaram à frente da Igreja depois da crucificação, iriam visitá-los posteriormente e conferir-lhes o apostolado, o Sacerdócio de Melquisedeque, ou Sacerdócio Maior.

Anunciamos a todo o mundo que eles realmente vieram e que recebemos essa autoridade. Nem toda a descrença do mundo poderá alterar a realidade dessas duas visitas — dessas duas ordenações. Se essas coisas forem uma realidade, a incredulidade das pessoas não poderá modificá-las. E anunciamos que essas coisas são de fato reais.13

Os frutos da Restauração testificam da missão de Joseph Smith.

As maiores evidências da divindade da primeira visão, bem como das visitas de anjos e outros mensageiros a Joseph o Profeta após a primeira visão são os resultados práticos das mensagens concedidas e da autoridade que foi conferida. O evangelho em sua pureza foi restaurado à Terra. O maravilhoso registro do antigo povo deste continente, o Livro de Mórmon, foi trazido à luz de seu esconderijo no Monte Cumora, contendo a plenitude do evangelho conforme ensinado pelo Senhor e Salvador, Jesus Cristo, neste continente, a América. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi organizada em 6 de abril de 1830, na cidade de Fayette, Condado de Sêneca, Nova York, e tem prosperado (…) a despeito da perseguição e dos obstáculos que sempre tem encontrado.14

Quando paramos para pensar na obra realizada pelo Profeta Joseph, às vezes me pergunto como é que existem homens inteligentes que examinam a vida dele, tomam conhecimento de sua prisão, das perseguições que sofreu, das torturas que padeceu com pena e piche, da sentença de morte que recebeu, lêem as coisas maravilhosas que temos em Doutrina e Convênios e ainda assim não reconhecem a inspiração do Senhor nas realizações do Profeta.

Não consigo entender como qualquer homem inteligente pode achar que alguém, sem a ajuda do Senhor, poderia ter produzido o Livro de Mórmon, que está a nosso alcance há mais de cem anos e tem resistido às críticas durante todo esse tempo, apesar das zombarias feitas por algumas pessoas por um motivo ou outro. Hoje, esse livro, que foi traduzido por Joseph Smith como instrumento do Senhor, destaca-se de modo extraordinário. Ele é em nossos dias o maior missionário que temos para a proclamação deste evangelho; não há nada que se compare a ele.15

Esta Igreja é (…) uma obra maravilhosa e um assombro. Não há nada igual a ela no mundo, porque Jesus Cristo, o Filho de Deus, a estabeleceu e Ele é o cabeça dela; porque Jesus Cristo Se manifestou ao Profeta e Oliver Cowdery e a outros; e porque Deus, em resposta a uma oração, deu às pessoas de todo o mundo onde o evangelho já chegou um conhecimento e um testemunho individuais da divindade da obra na qual estamos envolvidos.16

O monte da casa do Senhor foi estabelecido no cume das montanhas, e pessoas de todas as nações acorreram para lá. [Ver Isaías 2:2.] Por meio das bênçãos do Senhor sobre seu trabalho, o deserto foi subjugado e floresceu como a rosa. Lugares solitários se alegraram por causa disso. [Ver Isaías 35:1.] Foram fundadas cidades, fontes de água brotaram dando vida a terrenos sedentos. Música e vozes de crianças se ouvem nas ruas onde a desolação e o silêncio haviam reinado durante séculos.

Foram erigidos templos nos quais vem sendo realizada a obra de redenção por multidões incontáveis de vivos e mortos. (…)

Analisando a organização da Igreja, que ocorreu nas circunstâncias mais humildes e, para o mundo, obscuras, e acompanhando sua história em meio a perseguições, pobreza e infortúnio, será que se pode negar que foi realizada uma obra maravilhosa e um assombro, que as promessas do Senhor se cumpriram e que Ele manifestou Seu poder de realizar aquilo a que Se propôs?

Que glória e honra sejam dados a Deus nosso Pai por meio de Jesus Cristo, Seu Filho, para sempre, pois Ele é o autor de tudo.17 Este evangelho de Jesus Cristo que eu e vocês abraçamos é de fato o plano de vida e salvação que foi revelado novamente à Terra. É o mesmo evangelho que foi proclamado por nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo. (…)

Eu sei que Deus vive. Sei que Jesus é o Cristo. Sei que Joseph Smith foi um profeta de Deus. Eu estendi a mão. Colhi os frutos do evangelho. Eu os comi, e eles são doces, sim, acima de tudo o que é doce. Sei que Deus escolheu Seu profeta Joseph Smith e lhe deu instruções e autoridade para estabelecer esta obra, e que o poder e a influência de Joseph Smith hoje se fazem sentir conforme o anjo [Morôni] prometeu. Seu nome é conhecido por bem ou por mal em todo o mundo [ver Joseph Smith — História 1:33], mas por mal somente por aqueles que o difamam. Aqueles que o conhecem e conhecem seus ensinamentos sabem que sua vida foi pura e que seus ensinamentos eram de fato a lei de Deus. (…)

Volto a dizer: este é o mesmo evangelho que foi proclamado por nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo, pelo qual Ele deu Sua vida em testemunho e pelo qual deram a vida nosso próprio Profeta e nosso Patriarca [Joseph e Hyrum Smith] como testemunhas da divindade da obra na qual estamos envolvidos. O que as pessoas comumente chamam de “mormonismo” é de fato o evangelho do Senhor Jesus Cristo. Deus deu-me um testemunho dessas coisas.18

Sugestões para Estudo e Discussão

  • Por que um testemunho do Profeta Joseph Smith é parte essencial de um testemunho do evangelho?

  • Como podemos alcançar um testemunho pessoal da divindade da missão de Joseph Smith? O que fortaleceu seu testemunho do Profeta Joseph Smith?

  • Que diferença faz em nossa vida diária o fato de termos um testemunho do Profeta Joseph Smith?

  • Quais são algumas verdades que você aprendeu sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo ao ponderar o relato da Primeira Visão? (Ver Joseph Smith — História 1:11–20.) Qual é o proveito de sabermos que o “próprio Deus [julgou] conveniente visitar a Terra com Seu amado Unigênito”?

  • De que forma os últimos dias são “uma dispensação de luz”? Que evidências de luz você vê no mundo hoje em dia?

  • Por que o sacerdócio precisou ser restaurado? Que bênçãos podemos desfrutar hoje por causa da restauração do sacerdócio?

  • De que forma a mensagem da restauração oferece esperança a nós que vivemos num mundo conturbado?

Notas

  1. Gospel Standards, comp. G. Homer Durham (1941), p. 20.

  2. “God’s Power Manifested”, Deseret News, 24 de agosto de 1935, seção de notícias da Igreja, p. 8.

  3. Gospel Standards, p. 366.

  4. Gospel Standards, 368–370; alterações na disposição dos parágrafos.

  5. Gospel Standards, p. 146.

  6. James R. Clark, comp., Messages of the First Presidency of The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, 6 vols. (1965–1975), 5:246–247.

  7. Gospel Standards, p. 3.

  8. Gospel Standards, p. 83.

  9. Gospel Standards, p. 16.

  10. Mensagem da Primeira Presidência, Conference Report, abril de 1930, p. 8; lida pelo Presidente Heber J. Grant.

  11. Gospel Standards, p. 16.

  12. Mensagem da Primeira Presidência, Conference Report, abril de 1930, p. 4; lida pelo Presidente Heber J. Grant.

  13. Gospel Standards, p. 8.

  14. Gospel Standards, pp. 17–18.

  15. Gospel Standards, p. 15.

  16. Conference Report, outubro de 1924, p. 7.

  17. Mensagem da Primeira Presidência, Conference Report, abril de 1930, pp. 11–12; lida pelo Presidente Heber J. Grant.

  18. Conference Report, abril de 1943, pp. 7–8.